O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Kalinowski, Gislaine Marli da Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15025
Resumo: A proposta desta dissertação é investigar as concepções de universidade que possuem cinco docentes, que atuam com disciplinas pedagógicas em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, em um campus de uma universidade federal em que são as únicas professoras oriundas da área de Humanas. Lecionam, sobretudo, mas não exclusivamente para quatro licenciaturas. Durante a primeira década do presente século, a Educação Superior no Brasil obteve um expressivo avanço quantitativo. No segmento público, o aumento da oferta de vagas se deu principalmente através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que entre outras ações promoveu um processo de interiorização das universidades. Foi no contexto do REUNI que se ampliou significativamente o campus em que as informantes trabalham. Também é a partir da ampliação do acesso à Educação Superior que se abre a necessidade de discussão sobre o significado que tem a universidade. Dentre todas as instituições de Educação Superior, é ela que tem o modelo mais complexo, que agrega necessariamente ensino, pesquisa e extensão, constituindo o tripé universitário. Para que se possa melhor compreender essa instituição para além das definições e normas do Ministério da Educação, dos edifícios em que elas funcionam ou da forma como se organizam administrativamente, ouvi essas cinco docentes. O objetivo é analisar as concepções de universidade que possuem essas professoras. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizo como baliza metodológica as indicações da Entrevista Compreensiva, que embora dê indicações tanto para a entrevista como para a análise, é flexível e ajustável a diferentes referenciais teóricos. As análises indicam que mesmo as informantes formando um grupo bastante coeso, as concepções de universidade aparecem com formulações distintas. Ainda que as cinco docentes atribuam ao ensino uma maior importância, fica evidente o papel exercido pela pesquisa em suas falas. As relações entre as informantes e o restante da comunidade acadêmica, vão atuar no sentido de atribuir à pesquisa um papel de primazia, ainda que as informantes desloquem para o ensino o eixo principal. Aparece de forma destacada a defesa da universidade enquanto espaço para o cultivo do pensamento crítico e plural
id UFF-2_2e23ce8c262661b87d3e9384c426ed78
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15025
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.Educação superiorUniversidadeProfessores universitáriosEnsino superiorUniversidadeProfessor universitárioHigher educationUniversityLecturersA proposta desta dissertação é investigar as concepções de universidade que possuem cinco docentes, que atuam com disciplinas pedagógicas em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, em um campus de uma universidade federal em que são as únicas professoras oriundas da área de Humanas. Lecionam, sobretudo, mas não exclusivamente para quatro licenciaturas. Durante a primeira década do presente século, a Educação Superior no Brasil obteve um expressivo avanço quantitativo. No segmento público, o aumento da oferta de vagas se deu principalmente através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que entre outras ações promoveu um processo de interiorização das universidades. Foi no contexto do REUNI que se ampliou significativamente o campus em que as informantes trabalham. Também é a partir da ampliação do acesso à Educação Superior que se abre a necessidade de discussão sobre o significado que tem a universidade. Dentre todas as instituições de Educação Superior, é ela que tem o modelo mais complexo, que agrega necessariamente ensino, pesquisa e extensão, constituindo o tripé universitário. Para que se possa melhor compreender essa instituição para além das definições e normas do Ministério da Educação, dos edifícios em que elas funcionam ou da forma como se organizam administrativamente, ouvi essas cinco docentes. O objetivo é analisar as concepções de universidade que possuem essas professoras. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizo como baliza metodológica as indicações da Entrevista Compreensiva, que embora dê indicações tanto para a entrevista como para a análise, é flexível e ajustável a diferentes referenciais teóricos. As análises indicam que mesmo as informantes formando um grupo bastante coeso, as concepções de universidade aparecem com formulações distintas. Ainda que as cinco docentes atribuam ao ensino uma maior importância, fica evidente o papel exercido pela pesquisa em suas falas. As relações entre as informantes e o restante da comunidade acadêmica, vão atuar no sentido de atribuir à pesquisa um papel de primazia, ainda que as informantes desloquem para o ensino o eixo principal. Aparece de forma destacada a defesa da universidade enquanto espaço para o cultivo do pensamento crítico e pluralCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this dissertation is to investigate the conceptions of university that have five lecturers who work with pedagogical disciplines in undergraduate courses in Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry, in a campus of a federal university where they are the only lecturers from the area of Humanities. During the first decade of this century, Higher Education in Brazil achieved a significant quantitative advance. In the public segment, the increase in the number of vacancies was mainly due to the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -Reuni (Program for Support of Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities - Reuni, free translation), which, among other actions, promoted a process of expansion of universities to the countriside. It is within the context of the Reuni that the campus where the informants work is significantly expanded. It is also within the expansion of access to Higher Education that the need for discussion about the meaning of the University is open. Among all institutions of higher education, it has the most complex model, which necessarily adds teaching, research and extension, constituting the university tripod. In order to better understand this institution beyond the definitions and norms of the Ministry of Education, the buildings in which they operate or the way they are organized administratively, I have heard these five lectures. Within the perspective of qualitative research, I use as a methodological beacon the Interview Comprehensive indications, which although it gives indications both for the interview and for the analysis, is flexible and adjustable to different theoretical references. The analysis indicates that even though a very cohesive group is formed he conceptions of university appear with different formulations. Although the five lecturers attribute to teaching a greater importance, the role of research in their lines becomes evident. The relations between the informants and the rest of the academic community act in the sense of giving research a primacy role, even though informants move the teaching to the main axis. The activism for the university as a fertile space of critical and plural thought appears prominently114 f.Valentim, Igor Vinicius LimaPaula, Maria de Fátima Costa deScofano, Reuber GerbassiTorres, Simone EvangelistaKalinowski, Gislaine Marli da Rosa2020-09-29T18:55:58Z2020-09-29T18:55:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa. O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.2019. 114 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15025http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T20:39:32Zoai:app.uff.br:1/15025Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-16T20:39:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
title O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
spellingShingle O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
Kalinowski, Gislaine Marli da Rosa
Educação superior
Universidade
Professores universitários
Ensino superior
Universidade
Professor universitário
Higher education
University
Lecturers
title_short O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
title_full O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
title_fullStr O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
title_full_unstemmed O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
title_sort O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.
author Kalinowski, Gislaine Marli da Rosa
author_facet Kalinowski, Gislaine Marli da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Igor Vinicius Lima
Paula, Maria de Fátima Costa de
Scofano, Reuber Gerbassi
Torres, Simone Evangelista
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalinowski, Gislaine Marli da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Universidade
Professores universitários
Ensino superior
Universidade
Professor universitário
Higher education
University
Lecturers
topic Educação superior
Universidade
Professores universitários
Ensino superior
Universidade
Professor universitário
Higher education
University
Lecturers
description A proposta desta dissertação é investigar as concepções de universidade que possuem cinco docentes, que atuam com disciplinas pedagógicas em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, em um campus de uma universidade federal em que são as únicas professoras oriundas da área de Humanas. Lecionam, sobretudo, mas não exclusivamente para quatro licenciaturas. Durante a primeira década do presente século, a Educação Superior no Brasil obteve um expressivo avanço quantitativo. No segmento público, o aumento da oferta de vagas se deu principalmente através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que entre outras ações promoveu um processo de interiorização das universidades. Foi no contexto do REUNI que se ampliou significativamente o campus em que as informantes trabalham. Também é a partir da ampliação do acesso à Educação Superior que se abre a necessidade de discussão sobre o significado que tem a universidade. Dentre todas as instituições de Educação Superior, é ela que tem o modelo mais complexo, que agrega necessariamente ensino, pesquisa e extensão, constituindo o tripé universitário. Para que se possa melhor compreender essa instituição para além das definições e normas do Ministério da Educação, dos edifícios em que elas funcionam ou da forma como se organizam administrativamente, ouvi essas cinco docentes. O objetivo é analisar as concepções de universidade que possuem essas professoras. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizo como baliza metodológica as indicações da Entrevista Compreensiva, que embora dê indicações tanto para a entrevista como para a análise, é flexível e ajustável a diferentes referenciais teóricos. As análises indicam que mesmo as informantes formando um grupo bastante coeso, as concepções de universidade aparecem com formulações distintas. Ainda que as cinco docentes atribuam ao ensino uma maior importância, fica evidente o papel exercido pela pesquisa em suas falas. As relações entre as informantes e o restante da comunidade acadêmica, vão atuar no sentido de atribuir à pesquisa um papel de primazia, ainda que as informantes desloquem para o ensino o eixo principal. Aparece de forma destacada a defesa da universidade enquanto espaço para o cultivo do pensamento crítico e plural
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-29T18:55:58Z
2020-09-29T18:55:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa. O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.2019. 114 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15025
identifier_str_mv KALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa. O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.2019. 114 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038118304481280