Caminhos de construção de sentidos sobre o que é ser professor de ensino médio de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gumarães, Heriédna Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15713
Resumo: Este estudo propõe uma imersão nos caminhos de construção de sentidos sobre o que é ser professor de Ensino Médio de Física e tem a narrativa da história de vida e formação da autora como o ponto inicial para os cruzamentos e imbricamentos entre os caminhos que compõem o texto. Sequencio a narrativa com elementos políticos, econômicos, sociais e históricos que perpassam a formação de professores de física e com o croqui do estudo. Os focos norteadores para a construção e escolha dos caminhos são: discutir sobre a formação de professores de Física do Ensino Médio realizada no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF-UFF) com ênfase na produção de sentidos sobre a concepção de docência; e os reflexos da produção de sentidos sobre a docência na formação inicial dos licenciandos e na sua prática docente futura. Os sujeitos deste estudo têm experiências de formação que se cruzam no contexto institucional do IF-UFF, sendo três professores formadores - que atualmente têm como foco de suas ações docentes e de pesquisa o curso de licenciatura em Física -, e dois licenciandos em fim de curso. O diálogo com os sujeitos foi delineado pela realização de entrevistas narrativas como propõem Martin Bauer e Sandra Jovchelovitch. A organização e leitura das narrativas foram norteadas pelos conceitos de origem (Ursprung), adensando o elo entre o narrador e a sua matéria-prima (a sua experiência de formação), e pelas mônadas, pequenas histórias construídas pela autora que contêm situações emblemáticas interligando aspectos do micro e do macro, trazendo uma possibilidade de cruzar histórias singulares e coletivas, e são ambos propostos por Walter Benjamin. As lentes utilizadas para a leitura dos sentidos sobre a docência em física emergidos das mônadas englobam as contribuições das abordagens (auto)biográficas, devido sua especificidade teórico-epistemológica no contexto da formação de professores; a teoria sócio-interacionista de Vigotski, considerando a centralidade do contexto social, institucional nos processos de significação e produção de sentidos, e a escuta das narrativas de experiências proposta em Walter Benjamin como possibilidade de enxergar a densidade do passado no presente. Somados estes elementos, a autora percebe a construção de sentido sobre a docência em física, independentemente do nível educacional, básico ou superior, como uma ação desinteressante e desprestigiada socialmente. Em relação ao processo de formação dos licenciandos em física há a construção de um sentido de ineficiência; na percepção dos licenciandos o processo é ineficiente porque não fornece ferramentas para encarar os desafios do exercício docente e é um processo de formação desconexo da realidade escolar. O Estudo também ratifica elementos derivados da hierarquia teoria/prática muito presente nos contextos institucionais de formação de professores de Física
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Os focos norteadores para a construção e escolha dos caminhos são: discutir sobre a formação de professores de Física do Ensino Médio realizada no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF-UFF) com ênfase na produção de sentidos sobre a concepção de docência; e os reflexos da produção de sentidos sobre a docência na formação inicial dos licenciandos e na sua prática docente futura. Os sujeitos deste estudo têm experiências de formação que se cruzam no contexto institucional do IF-UFF, sendo três professores formadores - que atualmente têm como foco de suas ações docentes e de pesquisa o curso de licenciatura em Física -, e dois licenciandos em fim de curso. O diálogo com os sujeitos foi delineado pela realização de entrevistas narrativas como propõem Martin Bauer e Sandra Jovchelovitch. A organização e leitura das narrativas foram norteadas pelos conceitos de origem (Ursprung), adensando o elo entre o narrador e a sua matéria-prima (a sua experiência de formação), e pelas mônadas, pequenas histórias construídas pela autora que contêm situações emblemáticas interligando aspectos do micro e do macro, trazendo uma possibilidade de cruzar histórias singulares e coletivas, e são ambos propostos por Walter Benjamin. As lentes utilizadas para a leitura dos sentidos sobre a docência em física emergidos das mônadas englobam as contribuições das abordagens (auto)biográficas, devido sua especificidade teórico-epistemológica no contexto da formação de professores; a teoria sócio-interacionista de Vigotski, considerando a centralidade do contexto social, institucional nos processos de significação e produção de sentidos, e a escuta das narrativas de experiências proposta em Walter Benjamin como possibilidade de enxergar a densidade do passado no presente. Somados estes elementos, a autora percebe a construção de sentido sobre a docência em física, independentemente do nível educacional, básico ou superior, como uma ação desinteressante e desprestigiada socialmente. Em relação ao processo de formação dos licenciandos em física há a construção de um sentido de ineficiência; na percepção dos licenciandos o processo é ineficiente porque não fornece ferramentas para encarar os desafios do exercício docente e é um processo de formação desconexo da realidade escolar. O Estudo também ratifica elementos derivados da hierarquia teoria/prática muito presente nos contextos institucionais de formação de professores de FísicaThis study proposes an immersion in the ways of meaning constructing about what it is to be a high school teacher of Physics and has the narrative of the life history and formation of the author as the starting point for the intersections and interlinkages between the paths that compose the text. In the sequence, the narrative with political, economic, social and historical elements that run through the formation of teachers of physics and with the sketch of the study. The focus for the construction and choice are: to discuss the training of teachers of physics of high school held at the Physics Institute of the Fluminense Federal University (IF-UFF), with emphasis on the production of meanings about the conception of teaching; and the reflexes of the production of meanings about the teaching in the initial formation of the graduates and in their future teaching practice. The subjects of this study have training experiences that intersect in the institutional context of the IF-UFF, with three teacher - who currently focus on their teaching and research activities the undergraduate degree in Physics - and two graduates in final course. The dialogue with the subjects was delineated by the realization of narrative interviews as proposed by Martin Bauer and Sandra Jovchelovitch. The organization and reading of the narratives were guided by the concepts of origin (Ursprung), adding the link between the narrator and his raw material (his experience of formation), and by the monads, small stories constructed by the author that contain emblematic situations interconnecting aspects of micro and macro, bringing a possibility of crossing singular and collective histories, and are both proposed by Walter Benjamin. The lenses used for the reading of the senses about teaching in physics emerge from the monads encompass the contributions of (auto)biographical approaches, due to their theoretical and epistemological specificity in the context of teacher training; the social interactionist theory of Vigotski, considering the centrality of the social, institutional context in the processes of meaning and production of meanings, and listening of the narratives experiences proposed in Walter Benjamin as an opportunity to see the density of the past in the present. In addition to these elements, the author perceives the construction of meaning about teaching in physics, regardless of educational level, basic or superior, as an action uninteresting and socially discredited. In relation to the process of formation of the graduates in physics there is the construction of a sense of inefficiency; in their perception, the process is inefficient because it doesn’t provide tools to face the challenges of the teaching exercise and it is a process of disjointed formation of the school reality. The Study also ratifies elements derived from the theory/practice hierarchy very present in the institutional contexts of teacher training in Physics120 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraHenrique, Eda Maria de OliveiraFontoura, Helena do AmaralOstetto, Luciana EsmeraldaPierro, Gianine Maria de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0041496560292967http://lattes.cnpq.br/1978216840303181http://lattes.cnpq.br/1978216840303181http://lattes.cnpq.br/4270456085309197http://lattes.cnpq.br/7470127128501920http://lattes.cnpq.br/0864180204564536Gumarães, Heriédna Cardoso2020-10-30T23:04:39Z2020-10-30T23:04:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Heriédna Cardoso. Caminhos de construção de sentidos sobre o que é ser professor de ensino médio de física. 2018.120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15713openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T21:31:28Zoai:app.uff.br:1/15713Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-16T21:31:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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