O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sá, Alena Salgado de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2883
Resumo: A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo
id UFF-2_34c0475d4ed7f2ecec6dc78fd49381da
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2883
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e NewsweekCarta do leitorOrientação argumentativaRecategorizaçãoSubjetividadeAnálise do discursoCorrespondênciaLeitorSubjetividade na literaturaA pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivoThis research, in line with the sociointeractive perspective of reference, focuses on writer´s subjective argumentative orientation in letters to the editor correlated to the processes of (re)categorizing written by Brazilian and American readers published in the weekly information magazines Veja and Newsweek. In the discursive community of such readers, the genre letter to the editor establishes a discursive space where readers can share their viewpoints and opinions regarding national and international themes that are depicted in the cover stories. Based on the premise that, in the letters to the editor, the target reader is twofold: an institutionalized reader (the publisher of the magazine) and a generic reader (everyone that reads the magazine), the point of view reflected on the argumentative orientation of the letters reflects both the editorialist´s line of the magazine and the subjectivity of the writer. Thus, this study aims to examine the role the dialogism, subjectivity and the strategies of (re)categorizing play in terms of the argumentative intentions of the writer in the letters to the editor by comparing/contrasting the similarities and differences between the letters to the editor in Portuguese taken from Veja newsmagazine and their counterparts in English taken from Newsweek newsmagazineJúdice, Norimar Pasini MesquitaSá, Alena Salgado de2017-02-08T15:59:12Z2017-02-08T15:59:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2883CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T19:40:09Zoai:app.uff.br:1/2883Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T19:40:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
spellingShingle O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
Sá, Alena Salgado de
Carta do leitor
Orientação argumentativa
Recategorização
Subjetividade
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
title_short O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_full O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_fullStr O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_full_unstemmed O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_sort O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek
author Sá, Alena Salgado de
author_facet Sá, Alena Salgado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júdice, Norimar Pasini Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Alena Salgado de
dc.subject.por.fl_str_mv Carta do leitor
Orientação argumentativa
Recategorização
Subjetividade
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
topic Carta do leitor
Orientação argumentativa
Recategorização
Subjetividade
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
description A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-02-08T15:59:12Z
2017-02-08T15:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2883
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038098017681408