A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Coimbra, William da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7230
Resumo: Em relação ao preparo dos profissionais comenta-se a falta de compatibilidade entre o que se ensina no processo de formação e as reais necessidades da população. Tal premissa tem sido alvo de estudos e mobilização dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de apoiar as instituições de ensino superior na superação de contradições e, dessa forma, ajudá-las a preparar profissionais com perfis compatíveis ao compromisso social proposto por cada profissão. Assim, na preceptoria em campo clínico de enfermagem, na atenção básica, observou-se assintonia dos acadêmicos de enfermagem na realização da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes grávidas. Para mudar tal situação, objetivou-se; identificar no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), campus São Gonçalo, como ocorre o preparo do acadêmico para efetivação das consultas de enfermagem no pré-natal junto as adolescentes; descrever como os discentes vivenciam tal instrumentalização, durante a formação profissional acadêmica; discutir as demandas dessa população e possibilidades de ações de enfermagem no atendimento adequado a essa clientela nas consultas de enfermagem do pré-natal e, intervir no processo de formação colaborando com material didático pedagógico que instrumentalize os acadêmicos de enfermagem, capacitando-os para as consultas de enfermagem às adolescentes grávidas na rede básica de saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e transversal cuja coleta de dados contemplou o estado da arte sobre a temática; revelou-se a necessidade de intervenção na formação sobre essa atividade, da atenção básica; entrevistou-se (n=57) discentes, do 7º e 8º períodos nos meses de julho à novembro/2016, pois estavam em fase de estágio supervisionado, momento no qual demonstram a aplicação de conhecimentos adquiridos, excetuando-se os que já eram agentes comunitários e técnicos de enfermagem por entender-se já terem vivenciado cuidados a essa clientela. O método empregado foi Pesquisa-Ação com estabelecimento de três categorias de análise de conteúdo de Bardin: concepção sobre adolescência; consulta de enfermagem e formação. Pelas subcategorias construíram-se as unidades de referência de significação temática que confirmaram a necessidade na elaboração do Caderno Institucional para instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem acerca da consulta de pré-natal para adolescentes – UNIVERSO (SG), para facilitar aquisição de competências, habilidades e atitudes alterando a formação profissional oferecida na instituição e promovendo qualidade na atenção à saúde das adolescentes. O uso do material foi considerado excelente em alguns aspectos, mas há de se realizar alinhamento da teoria ofertada pelas disciplinas e as vivências oportunizadas no estágio clínico. Conclui-se que, a pesquisa-ação mudou a atitude dos discentes do estudo na realização de consultas de enfermagem de pré-natal às adolescentes
id UFF-2_3c7d2f8511309bde9aae6d324e53c9c0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7230
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescenteAdolescentesAssistência pré-natalEnfermagemDesenvolvimento de pessoalEnfermagemCuidado pré-natalAdolescenteAdolescentsPrenatal consultationNursingPersonal developmentEm relação ao preparo dos profissionais comenta-se a falta de compatibilidade entre o que se ensina no processo de formação e as reais necessidades da população. Tal premissa tem sido alvo de estudos e mobilização dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de apoiar as instituições de ensino superior na superação de contradições e, dessa forma, ajudá-las a preparar profissionais com perfis compatíveis ao compromisso social proposto por cada profissão. Assim, na preceptoria em campo clínico de enfermagem, na atenção básica, observou-se assintonia dos acadêmicos de enfermagem na realização da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes grávidas. Para mudar tal situação, objetivou-se; identificar no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), campus São Gonçalo, como ocorre o preparo do acadêmico para efetivação das consultas de enfermagem no pré-natal junto as adolescentes; descrever como os discentes vivenciam tal instrumentalização, durante a formação profissional acadêmica; discutir as demandas dessa população e possibilidades de ações de enfermagem no atendimento adequado a essa clientela nas consultas de enfermagem do pré-natal e, intervir no processo de formação colaborando com material didático pedagógico que instrumentalize os acadêmicos de enfermagem, capacitando-os para as consultas de enfermagem às adolescentes grávidas na rede básica de saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e transversal cuja coleta de dados contemplou o estado da arte sobre a temática; revelou-se a necessidade de intervenção na formação sobre essa atividade, da atenção básica; entrevistou-se (n=57) discentes, do 7º e 8º períodos nos meses de julho à novembro/2016, pois estavam em fase de estágio supervisionado, momento no qual demonstram a aplicação de conhecimentos adquiridos, excetuando-se os que já eram agentes comunitários e técnicos de enfermagem por entender-se já terem vivenciado cuidados a essa clientela. O método empregado foi Pesquisa-Ação com estabelecimento de três categorias de análise de conteúdo de Bardin: concepção sobre adolescência; consulta de enfermagem e formação. Pelas subcategorias construíram-se as unidades de referência de significação temática que confirmaram a necessidade na elaboração do Caderno Institucional para instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem acerca da consulta de pré-natal para adolescentes – UNIVERSO (SG), para facilitar aquisição de competências, habilidades e atitudes alterando a formação profissional oferecida na instituição e promovendo qualidade na atenção à saúde das adolescentes. O uso do material foi considerado excelente em alguns aspectos, mas há de se realizar alinhamento da teoria ofertada pelas disciplinas e as vivências oportunizadas no estágio clínico. Conclui-se que, a pesquisa-ação mudou a atitude dos discentes do estudo na realização de consultas de enfermagem de pré-natal às adolescentesIn terms of technical qualification education there is an inconsistency between teaching practice and real needs for population. This premise is subject of some studies from Ministry of Education and Health in order to support high education institutions in overcoming contradictions and to help them preparing professionals with compatible profiles to social engagement proposed by each career. Like this, during the student supervision in the practice of nursing, in the Primary Healthcare, it was observed that there is not interaction between nursing students and pregnant adolescents during prenatal consultations. To change that situation, preparation of an education project was aimed to get a technical-scientific development seeking at instrumentalization the nursing student to appropriate interaction on this population. It was necessary: to identify in Nursing Graduation Course from the University Salgado de Oliveira (UNIVERSE) in São Gonçalo, as the preparation to execution of queries in prenatal nursing occurs along the teenagers; to describe how students experience the instrumentalization during academic vocational training; to discuss the needs of this population and nursing actions in appropriate meeting to this clientele during the consultations of prenatal and nursing and to intermediate the process of collaborating with educational material to instrumentalize the nursing student and empowering them to nursing consultations to pregnant adolescents in services in primary healthcare. This is a qualitative, exploratory, descriptive and transversal research whose data collection contemplated the state of the art on the thematic; it proved the need for intervention in training on this activity, in Primary Health. It was interviewed (n = 57) students, in the 7th and 8th periods, they were in supervised internship, in that moment they should demonstrate the application of knowledge gained, except for those who were technicians and community health agent by means that they have already experienced the care on this population. Method applied was action-research with establishment of three categories of analysis from Bardin content: design on adolescence; the nursing consultation and teaching. It was built by subcategories, the thematic meaning reference units which confirmed the need to develop didactic material to facilitate skills, abilities and attitudes and then changing the professional training that was offered at the institution and promoting quality in the health care of adolescents. This material was excellent in some aspects but it is necessary the alignment theory offered by the subjects and the experiences in clinical stage. It was concluded that action research has changed the attitude of the students in nursing prenatal consultations of adolescentsFerreira, Helen CamposFilhote, Maria Izabel de FreitasChrizostimo, Miriam MarinhoSpezani, René dos SantosTeixeira, Aldira Samantha GarridoCoimbra, William da Silva2018-08-27T19:01:42Z2018-08-27T19:01:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOIMBRA, William da Silva. A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7230openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T18:01:23Zoai:app.uff.br:1/7230Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T18:01:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
title A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
spellingShingle A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
Coimbra, William da Silva
Adolescentes
Assistência pré-natal
Enfermagem
Desenvolvimento de pessoal
Enfermagem
Cuidado pré-natal
Adolescente
Adolescents
Prenatal consultation
Nursing
Personal development
title_short A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
title_full A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
title_fullStr A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
title_full_unstemmed A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
title_sort A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente
author Coimbra, William da Silva
author_facet Coimbra, William da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Helen Campos
Filhote, Maria Izabel de Freitas
Chrizostimo, Miriam Marinho
Spezani, René dos Santos
Teixeira, Aldira Samantha Garrido
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, William da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Assistência pré-natal
Enfermagem
Desenvolvimento de pessoal
Enfermagem
Cuidado pré-natal
Adolescente
Adolescents
Prenatal consultation
Nursing
Personal development
topic Adolescentes
Assistência pré-natal
Enfermagem
Desenvolvimento de pessoal
Enfermagem
Cuidado pré-natal
Adolescente
Adolescents
Prenatal consultation
Nursing
Personal development
description Em relação ao preparo dos profissionais comenta-se a falta de compatibilidade entre o que se ensina no processo de formação e as reais necessidades da população. Tal premissa tem sido alvo de estudos e mobilização dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de apoiar as instituições de ensino superior na superação de contradições e, dessa forma, ajudá-las a preparar profissionais com perfis compatíveis ao compromisso social proposto por cada profissão. Assim, na preceptoria em campo clínico de enfermagem, na atenção básica, observou-se assintonia dos acadêmicos de enfermagem na realização da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes grávidas. Para mudar tal situação, objetivou-se; identificar no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), campus São Gonçalo, como ocorre o preparo do acadêmico para efetivação das consultas de enfermagem no pré-natal junto as adolescentes; descrever como os discentes vivenciam tal instrumentalização, durante a formação profissional acadêmica; discutir as demandas dessa população e possibilidades de ações de enfermagem no atendimento adequado a essa clientela nas consultas de enfermagem do pré-natal e, intervir no processo de formação colaborando com material didático pedagógico que instrumentalize os acadêmicos de enfermagem, capacitando-os para as consultas de enfermagem às adolescentes grávidas na rede básica de saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e transversal cuja coleta de dados contemplou o estado da arte sobre a temática; revelou-se a necessidade de intervenção na formação sobre essa atividade, da atenção básica; entrevistou-se (n=57) discentes, do 7º e 8º períodos nos meses de julho à novembro/2016, pois estavam em fase de estágio supervisionado, momento no qual demonstram a aplicação de conhecimentos adquiridos, excetuando-se os que já eram agentes comunitários e técnicos de enfermagem por entender-se já terem vivenciado cuidados a essa clientela. O método empregado foi Pesquisa-Ação com estabelecimento de três categorias de análise de conteúdo de Bardin: concepção sobre adolescência; consulta de enfermagem e formação. Pelas subcategorias construíram-se as unidades de referência de significação temática que confirmaram a necessidade na elaboração do Caderno Institucional para instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem acerca da consulta de pré-natal para adolescentes – UNIVERSO (SG), para facilitar aquisição de competências, habilidades e atitudes alterando a formação profissional oferecida na instituição e promovendo qualidade na atenção à saúde das adolescentes. O uso do material foi considerado excelente em alguns aspectos, mas há de se realizar alinhamento da teoria ofertada pelas disciplinas e as vivências oportunizadas no estágio clínico. Conclui-se que, a pesquisa-ação mudou a atitude dos discentes do estudo na realização de consultas de enfermagem de pré-natal às adolescentes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-27T19:01:42Z
2018-08-27T19:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COIMBRA, William da Silva. A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7230
identifier_str_mv COIMBRA, William da Silva. A pesquisa-ação na instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem na consulta de pré-natal a adolescente. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038192301441024