Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22474
Resumo: Este estudo está situado no corpo de pesquisas qualitativas sobre a implementação das ações afirmativas como política social em educação nas instituições de ensino superior públicas do Brasil. O principal objetivo desta tese é pesquisar e analisar as interações de caráter conflitivo relacionadas aos estudantes negros oriundos das ações afirmativas, na modalidade das cotas, mediante o acompanhamento dos trabalhos da Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia e dos relatos e vivências dos militantes dos coletivos de estudantes negros e anti-racistas, visando buscar seus fatores constitutivos e impactos na comunidade universitária da Universidade Federal Fluminense. As análises foram sistematizadas considerando: 1) conflitos envolvendo estudantes negros na comunidade discente, 2) conflitos entre estudantes negros e docentes e 3) conflitos entre estudantes negros e administração universitária. As análises, baseadas na literatura teórica sobre conflito e racismo, têm como fonte de pesquisa: teses, dissertações, livros e artigos, e também materiais originários da mídia em geral: jornais, revistas, páginas eletrônicas e redes sociais. Entre os principais resultados do estudo, destacamos a constatação do perfil racial dos conflitos, em especial, aqueles relacionados às questões sobre a diversidade da comunidade, às opções epistemológicas dos cursos e à atuação institucional no tocante ao racismo; e seus impactos: na gestão da instituição, na conscientização e mobilização política, na integração entre estudantes e na abordagem dos conteúdos em sala de aula na UFF
id UFF-2_3e656954eb1eed99c29fb56797ac6823
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22474
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativasConflitoAção afirmativaUniversidadeEducaçãoProgramas de ação afirmativaPolítica socialEnsino superiorEnsino públicoUniversidade Federal FluminenseConflictAffirmative actionUniversityEducationEste estudo está situado no corpo de pesquisas qualitativas sobre a implementação das ações afirmativas como política social em educação nas instituições de ensino superior públicas do Brasil. O principal objetivo desta tese é pesquisar e analisar as interações de caráter conflitivo relacionadas aos estudantes negros oriundos das ações afirmativas, na modalidade das cotas, mediante o acompanhamento dos trabalhos da Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia e dos relatos e vivências dos militantes dos coletivos de estudantes negros e anti-racistas, visando buscar seus fatores constitutivos e impactos na comunidade universitária da Universidade Federal Fluminense. As análises foram sistematizadas considerando: 1) conflitos envolvendo estudantes negros na comunidade discente, 2) conflitos entre estudantes negros e docentes e 3) conflitos entre estudantes negros e administração universitária. As análises, baseadas na literatura teórica sobre conflito e racismo, têm como fonte de pesquisa: teses, dissertações, livros e artigos, e também materiais originários da mídia em geral: jornais, revistas, páginas eletrônicas e redes sociais. Entre os principais resultados do estudo, destacamos a constatação do perfil racial dos conflitos, em especial, aqueles relacionados às questões sobre a diversidade da comunidade, às opções epistemológicas dos cursos e à atuação institucional no tocante ao racismo; e seus impactos: na gestão da instituição, na conscientização e mobilização política, na integração entre estudantes e na abordagem dos conteúdos em sala de aula na UFFThis study is located in the body of qualitative research on the implementation of affirmative actions as a social policy in education in public higher education institutions in Brazil. The main objective of this thesis is to research and analyze the conflicting interactions related to black students from affirmative actions, in the form of quotas, by monitoring the work of the Self-Declaration of Color / Ethnicity Commission and the reports and experiences of militants of groups of black and anti-racist students, seeking to find their constitutive factors and impacts on the university community of Universidade Federal Fluminense. The analyzes were systematized considering: 1) conflicts involving black students in the student community, 2) conflicts between black students and teachers and 3) conflicts between black students and university administration. The analyzes, based on the theoretical literature on conflict and racism, have as their source of research: theses, dissertations, books and articles, as well as materials originating from the media in general: newspapers, magazines, websites and social networks. Among the main results of the study, we highlight the observation of the racial profile of the conflicts, especially those related to questions about the diversity of the community, to the epistemological options of the courses and to the institutional performance regarding racism; and its impacts: in the management of the institution, in the awareness and political mobilization, in the integration between students and in the approach of the contents in the classroom at UFF252 f.Brandão, André Augusto P.Peres, SidneyMolina, HelderHeringer, RosanaTavares, JúlioSantos, Marcelo Barbosa2021-07-05T18:47:15Z2021-07-05T18:47:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Marcelo Barbosa. Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas. 2020. 252 f. Tese ( Doutorado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22474http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-15T18:27:23Zoai:app.uff.br:1/22474Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-15T18:27:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
title Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
spellingShingle Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
Santos, Marcelo Barbosa
Conflito
Ação afirmativa
Universidade
Educação
Programas de ação afirmativa
Política social
Ensino superior
Ensino público
Universidade Federal Fluminense
Conflict
Affirmative action
University
Education
title_short Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
title_full Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
title_fullStr Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
title_full_unstemmed Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
title_sort Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas
author Santos, Marcelo Barbosa
author_facet Santos, Marcelo Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, André Augusto P.
Peres, Sidney
Molina, Helder
Heringer, Rosana
Tavares, Júlio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Ação afirmativa
Universidade
Educação
Programas de ação afirmativa
Política social
Ensino superior
Ensino público
Universidade Federal Fluminense
Conflict
Affirmative action
University
Education
topic Conflito
Ação afirmativa
Universidade
Educação
Programas de ação afirmativa
Política social
Ensino superior
Ensino público
Universidade Federal Fluminense
Conflict
Affirmative action
University
Education
description Este estudo está situado no corpo de pesquisas qualitativas sobre a implementação das ações afirmativas como política social em educação nas instituições de ensino superior públicas do Brasil. O principal objetivo desta tese é pesquisar e analisar as interações de caráter conflitivo relacionadas aos estudantes negros oriundos das ações afirmativas, na modalidade das cotas, mediante o acompanhamento dos trabalhos da Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia e dos relatos e vivências dos militantes dos coletivos de estudantes negros e anti-racistas, visando buscar seus fatores constitutivos e impactos na comunidade universitária da Universidade Federal Fluminense. As análises foram sistematizadas considerando: 1) conflitos envolvendo estudantes negros na comunidade discente, 2) conflitos entre estudantes negros e docentes e 3) conflitos entre estudantes negros e administração universitária. As análises, baseadas na literatura teórica sobre conflito e racismo, têm como fonte de pesquisa: teses, dissertações, livros e artigos, e também materiais originários da mídia em geral: jornais, revistas, páginas eletrônicas e redes sociais. Entre os principais resultados do estudo, destacamos a constatação do perfil racial dos conflitos, em especial, aqueles relacionados às questões sobre a diversidade da comunidade, às opções epistemológicas dos cursos e à atuação institucional no tocante ao racismo; e seus impactos: na gestão da instituição, na conscientização e mobilização política, na integração entre estudantes e na abordagem dos conteúdos em sala de aula na UFF
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-07-05T18:47:15Z
2021-07-05T18:47:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marcelo Barbosa. Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas. 2020. 252 f. Tese ( Doutorado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22474
identifier_str_mv SANTOS, Marcelo Barbosa. Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas. 2020. 252 f. Tese ( Doutorado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038169069191168