As progressões como conteúdo escolar no colégio Pedro II: programas de ensino e livros didáticos (1850-1931)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Neves, Thais Duarte
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15346
Resumo: A partir das primeiras atividades de ensino no Brasil, a Matemática possuía certa posição de destaque juntamente com o ensino da língua materna e da leitura. Seu papel na escolarização da população desde o século XIX vem sofrendo debates, tanto no que se refere à escolha de conteúdos a serem ensinados quanto à metodologia de ensino adotada. Percebeu-se que assuntos integrantes dos programas de ensino por muito tempo tiveram expressivas mudanças de enfoque ou de ênfase em relação aos demais tópicos da Matemática, conforme ocorrido com as Progressões Aritméticas e Geométricas. Ao tomar livros didáticos de Matemática atuais, as Progressões são conteúdos a serem ensinados na primeira ou segunda série do Ensino Médio, apresentadas logo após o ensino das funções logarítmicas. Entretanto, ao olhar para livros didáticos do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré- requisito para o conteúdo de logaritmos. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma as Progressões Aritméticas e Geométricas se configuraram dentro das propostas para o ensino de Matemática como um conteúdo escolar na escola secundária no século XIX e início do século XX a fim de identificar as mudanças e permanências em sua abordagem, suas relações com o ensino dos logaritmos e suas aplicações. Serão considerados como objetos de investigação livros didáticos utilizados no Brasil e, particularmente, aqueles adotados no Colégio Pedro II, instituição criada em 1837 como padrão para o ensino secundário no período do Império e de grande expressão também durante a primeira metade do século XX. O recorte temporal de seleção dos livros e programas de ensino do Colégio Pedro II inicia-se em 1850, ano do primeiro programa de ensino do Colégio, e se estende até 1931, último ano em que o programa de ensino indica livro a ser adotado
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Ao tomar livros didáticos de Matemática atuais, as Progressões são conteúdos a serem ensinados na primeira ou segunda série do Ensino Médio, apresentadas logo após o ensino das funções logarítmicas. Entretanto, ao olhar para livros didáticos do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré- requisito para o conteúdo de logaritmos. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma as Progressões Aritméticas e Geométricas se configuraram dentro das propostas para o ensino de Matemática como um conteúdo escolar na escola secundária no século XIX e início do século XX a fim de identificar as mudanças e permanências em sua abordagem, suas relações com o ensino dos logaritmos e suas aplicações. Serão considerados como objetos de investigação livros didáticos utilizados no Brasil e, particularmente, aqueles adotados no Colégio Pedro II, instituição criada em 1837 como padrão para o ensino secundário no período do Império e de grande expressão também durante a primeira metade do século XX. O recorte temporal de seleção dos livros e programas de ensino do Colégio Pedro II inicia-se em 1850, ano do primeiro programa de ensino do Colégio, e se estende até 1931, último ano em que o programa de ensino indica livro a ser adotadoFrom the first teaching activities in Brazil, Mathematics had a certain prominent position along with the teaching of mother tongue and reading. Its role in the education of the population since the nineteenth century has been debated, both in terms of the choice of contents to be taught and the teaching methodology adopted. It was noticed that subjects that were part of the educational programs for a long time had significant changes of focus or emphasis in relation to the other topics of Mathematics, as happened with the Arithmetic and Geometric Progressions. When taking current textbooks of Mathematics, Progressions are contents to be taught in the first or second year of High School, presented soon after teaching the logarithmic functions. However, when looking at didactic books of the nineteenth and first decades of the twentieth century, it can be seen that the Progressions had a purpose as a differentiated school content, serving as a prerequisite for the content of logarithms. This work aims to investigate how the Arithmetic and Geometric Progressions were configured within the proposals for the teaching of Mathematics as a school content in secondary school in the nineteenth and early twentieth century in order to identify the changes and permanencies in its approach, its relation with the teaching of logarithms and their applications. Textbooks used in Brazil will be considered as research objects, particularly those adopted at the Colégio Pedro II, an institution created in 1837 as a standard for secondary education in the Empire period and of great expression also during the first half of the twentieth century. The temporal cut begins in 1850, the year of the first teaching program of the Colégio Pedro II, and extends until 1931, the last year in which the teaching program indicates a book to be adopted218 f.Soares, Flávia dos SantosDassie, Bruno AlvesOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa deNeves, Thais Duarte2020-10-20T17:35:05Z2020-10-20T17:35:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Thais Duarte. As progressões como conteúdo escolar no Colégio Pedro II: programas de ensino e livros didáticos (1850-1931). 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15346http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T23:56:17Zoai:app.uff.br:1/15346Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T23:56:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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