Trajetórias acadêmicas de docentes negras da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Gyme Gessyka Pereira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26170
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as trajetórias acadêmicas das docentes negras que atuam nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). De modo objetivo esta- beleci uma busca pela compreensão das formas de atuação dos marcadores sociais, gênero, ra- ça e classe, norteada pelo arcabouço teórico da interseccionalidade. Ao considerar que as cate- gorias gênero, raça e classe atuam entrecruzadas e em intensidades distintas, sendo a classe deslocada da posição protagonista de análise, a raça, que concentra o fenótipo, antecede a classe. Buscou-se também, investigar a atuação destas categorias nas trajetórias acadêmicas das docentes negras e quais as vicissitudes enfrentadas para assumir como legítimo os âmbitos acadêmico e intelectual. Novamente ressalto, sobre a categoria classe, faz-se necessário evitar estabelecer o olhar hierarquizante que centraliza a classe e secundariza as demais categorias, que ficam asfixiadas pela classe social. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a quali- tativa e a quantitativa. No acesso ao banco de dados referente ao quadro docente, disponibili- zado pela UFF, as categorias gênero e raça informadas em cada curso, viabilizaram a análise quantitativa. No que se refere a metodologia qualitativa, a análise das trajetórias acadêmicas das docentes negras foi viabilizada pela utilização de um questionário, a partir deste, foi pos- sível coletar dados da trajetória acadêmica e realizar um confronto com o currículo lattes de cada professora. A partir da metodologia qualitativa foi possível acessar nuances das trajetó- rias das docentes negras, o que inclui os desafios e as conquistas. Neste estudo, apesar de apontar os avanços obtidos pelas professoras negras em uma instituição federal de ensino su- perior, também revelam-se as múltiplas manifestações em que o racismo, o sexismo e a discri- minação racial operam de modo entrecruzado nas trajetórias acadêmicas, tanto na instância institucional, quanto nas relações interpessoais. Os achados desta pesquisa demandam a aten- ção para a transformação, que é da ordem do dia, da estrutura social que ainda conserva a he- rança colonial. Entretanto, a presença de docentes negras na academia, marcada pela branqui- tude, realinha os padrões caucasianos intelectuais. Docentes negras no ensino superior refor- çam a transgressão e a insurgência, já que, ocupar a universidade lecionando e produzindo co- nhecimento é uma tarefa individual e coletiva sob a égide da educação antirracista.
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Buscou-se também, investigar a atuação destas categorias nas trajetórias acadêmicas das docentes negras e quais as vicissitudes enfrentadas para assumir como legítimo os âmbitos acadêmico e intelectual. Novamente ressalto, sobre a categoria classe, faz-se necessário evitar estabelecer o olhar hierarquizante que centraliza a classe e secundariza as demais categorias, que ficam asfixiadas pela classe social. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a quali- tativa e a quantitativa. No acesso ao banco de dados referente ao quadro docente, disponibili- zado pela UFF, as categorias gênero e raça informadas em cada curso, viabilizaram a análise quantitativa. No que se refere a metodologia qualitativa, a análise das trajetórias acadêmicas das docentes negras foi viabilizada pela utilização de um questionário, a partir deste, foi pos- sível coletar dados da trajetória acadêmica e realizar um confronto com o currículo lattes de cada professora. A partir da metodologia qualitativa foi possível acessar nuances das trajetó- rias das docentes negras, o que inclui os desafios e as conquistas. Neste estudo, apesar de apontar os avanços obtidos pelas professoras negras em uma instituição federal de ensino su- perior, também revelam-se as múltiplas manifestações em que o racismo, o sexismo e a discri- minação racial operam de modo entrecruzado nas trajetórias acadêmicas, tanto na instância institucional, quanto nas relações interpessoais. Os achados desta pesquisa demandam a aten- ção para a transformação, que é da ordem do dia, da estrutura social que ainda conserva a he- rança colonial. Entretanto, a presença de docentes negras na academia, marcada pela branqui- tude, realinha os padrões caucasianos intelectuais. Docentes negras no ensino superior refor- çam a transgressão e a insurgência, já que, ocupar a universidade lecionando e produzindo co- nhecimento é uma tarefa individual e coletiva sob a égide da educação antirracista.The objective of this research was to analyze the academic trajectories of black professors who work in undergraduate courses at the Universidade Federal Fluminense (UFF). In an ob- jective way, I established a search for understanding the ways in which social markers, gen- der, race and class work, guided by the theoretical framework of intersectionality. When con- sidering that the categories gender, race and class act intertwined and in different intensities, with class displaced from the protagonist position of analysis, race, which concentrates the phenotype, precedes class. It was also sought to investigate the role of these categories in the academic trajectories of black teachers and what are the vicissitudes faced to assume the aca- demic and intellectual spheres as legitimate. Once again, I emphasize on the category class, it is necessary to avoid establishing the hierarchical look that centralizes the class and sec- ondaryizes the other categories, which are suffocated by the social class. The research methodologies used were qualitative and quantitative. When accessing the database related to the teaching staff, made available by UFF, the gender and race categories informed in each course enabled the quantitative analysis. Regarding the qualitative methodology, the analysis of the academic trajectories of black teachers was made possible by the use of a questionnaire, from which it was possible to collect data on the academic trajectory and to carry out a com- parison with the Lattes curriculum of each teacher. From the qualitative methodology, it was possible to access nuances of the trajectories of black teachers, which includes the challenges and achievements. In this study, despite pointing out the advances made by black teachers in a federal institution of higher education, the multiple manifestations in which racism, sexism and racial discrimination operate in an intertwined way in academic trajectories, both in the institutional instance and in the , as well as in interpersonal relationships. The findings of this research demand attention to the transformation, which is the order of the day, of the social structure that still preserves the colonial heritage. However, the presence of black professors in the academy marked by whiteness realigns Caucasian intellectual standards. Black profes- sors in higher education reinforce transgression and insurgency, since occupying the univer- sity teaching and producing knowledge is an individual and collective task under the aegis of anti-racist education.127 p.Oliveira, Iolanda deSchueler, AlessandraResende, Maria AliceOliveira, Regina MarquesMoreira, Fernando de SáJesus, Marcelo Siqueira deSantos, Gyme Gessyka Pereira dos2022-08-29T12:43:35Z2022-08-29T12:43:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Gyme Gessyka Pereira dos. Trajetórias acadêmicas de docentes negras da Universidade Federal Fluminense. 2022. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26170CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-29T12:43:39Zoai:app.uff.br:1/26170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-29T12:43:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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