Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Mattos, Mayara de Araújo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31697
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conduzir uma investigação em torno do conceito de “sucesso”, na forma em que ele é percebido, conceptualizado e articulado nos discursos. Para tanto, são observados os preceitos da Linguística Cognitiva e, mais detidamente, da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). Esta pesquisa está alicerçada também nas noções de Modelo Cognitivo Idealizado (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); esquema imagético (LAKOFF, 1987); metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2013; 2016); e nos estudos sobre metáfora, cultura e ideologia (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS- BLACK, 2004; GOATLY, 2007). Como metodologia de pesquisa, emprega-se a triangulação de dados (DENZIN, 2009), a partir de três corpora distintos, a fim de verificar se o objeto de análise possui o mesmo sentido em circunstâncias diferentes. Os corpora selecionados são: memes sobre o sucesso, blogs sobre o sucesso segundo preceitos da religião cristã e blogs sobre o sucesso no empreendedorismo. A partir da análise dos corpora, investigam-se as possíveis conceptualizações sobre o SUCESSO, partindo da hipótese de que a linguagem metafórica presente nos discursos analisados pode relevar a maneira como o SUCESSO é conceptualizado em nossa sociedade. Os resultados da análise indicam que as metáforas conceptuais recrutadas para conceptualizar o sucesso são SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, SUCESSO É DESTINO DE VIAGEM, SUCESSO É TOPO DE ESCADA, SUCESSO É PARA CIMA, SUCESSO É FRUTO DE COLHEITA, SUCESSO É SER AGENTE, ALCANÇAR SUCESSO É VITÓRIA NA GUERRA, SUCESSO É OBJETO/BEM, SUCESSO É BEM VALIOSO e ALCANÇAR SUCESSO É ATINGIR ALVO. Os resultados indicam, ainda, que algumas metáforas, como SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, implicam uma sutil tomada de posição ideológica, ao denotar a ideia de que o alcance do sucesso depende exclusivamente das ações daquele que busca ser bem-sucedido. Por fim, entende-se que as metáforas identificadas estariam na base do MCI de SUCESSO, sendo dominantes na maneira de se pensar, falar e até mesmo agir a respeito do sucesso em nossa sociedade.
id UFF-2_4dd2cbf236053f8dbeef9db470526071
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31697
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucessoModelo Cognitivo IdealizadoMetáfora ConceptualSucessoMetáforaLinguísticaSucessoIdealized Cognitive ModelConceptual MetaphorSuccessA presente pesquisa tem como objetivo conduzir uma investigação em torno do conceito de “sucesso”, na forma em que ele é percebido, conceptualizado e articulado nos discursos. Para tanto, são observados os preceitos da Linguística Cognitiva e, mais detidamente, da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). Esta pesquisa está alicerçada também nas noções de Modelo Cognitivo Idealizado (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); esquema imagético (LAKOFF, 1987); metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2013; 2016); e nos estudos sobre metáfora, cultura e ideologia (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS- BLACK, 2004; GOATLY, 2007). Como metodologia de pesquisa, emprega-se a triangulação de dados (DENZIN, 2009), a partir de três corpora distintos, a fim de verificar se o objeto de análise possui o mesmo sentido em circunstâncias diferentes. Os corpora selecionados são: memes sobre o sucesso, blogs sobre o sucesso segundo preceitos da religião cristã e blogs sobre o sucesso no empreendedorismo. A partir da análise dos corpora, investigam-se as possíveis conceptualizações sobre o SUCESSO, partindo da hipótese de que a linguagem metafórica presente nos discursos analisados pode relevar a maneira como o SUCESSO é conceptualizado em nossa sociedade. Os resultados da análise indicam que as metáforas conceptuais recrutadas para conceptualizar o sucesso são SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, SUCESSO É DESTINO DE VIAGEM, SUCESSO É TOPO DE ESCADA, SUCESSO É PARA CIMA, SUCESSO É FRUTO DE COLHEITA, SUCESSO É SER AGENTE, ALCANÇAR SUCESSO É VITÓRIA NA GUERRA, SUCESSO É OBJETO/BEM, SUCESSO É BEM VALIOSO e ALCANÇAR SUCESSO É ATINGIR ALVO. Os resultados indicam, ainda, que algumas metáforas, como SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, implicam uma sutil tomada de posição ideológica, ao denotar a ideia de que o alcance do sucesso depende exclusivamente das ações daquele que busca ser bem-sucedido. Por fim, entende-se que as metáforas identificadas estariam na base do MCI de SUCESSO, sendo dominantes na maneira de se pensar, falar e até mesmo agir a respeito do sucesso em nossa sociedade.The present research aims to conduct an investigation around the concept of “sucess”, in the way it is perceived, conceptualized and articulated in the speeches. To do so, the precepts of Cognitive Linguistics are observed and, more specifically, the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF; JOHNSON, 1980). This research is also grounded on the notions of Idealized Cognitive Model (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); image schema (LAKOFF, 1987); situated metaphor and metaphorical niche (VEREZA, 2013; 2016); and on studies on metaphor, culture, and ideology (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS-BLACK, 2004; GOATLY, 2007). As a research methodology, we use data triangulation (DENZIN, 2009), based on three different corpora, in order to verify whether the object of analysis has the same meaning in different circumstances. The selected corpora are: memes about success, blogs about success according to Christian religion precepts, and blogs about success in entrepreneurship. From the analysis of the corpora, we investigate the possible conceptualizations about SUCCESS, starting from the hypothesis that the metaphorical language present in the analyzed discourses can reveal the way in which SUCCESS is conceptualized in our society. The results of the analysis indicate that the conceptual metaphors recruited to conceptualize success are: SUCCESS IS PRODUCT OF RECIPE/FORMULA/SECRET, SUCCESS IS DESTINATION OF TRAVEL, SUCCESS IS TOP OF LADDER, SUCCESS IS UP, SUCCESS IS FRUIT OF HARVEST, SUCCESS IS BEING AGENTIAL, ACHIEVING SUCCESS IS WAR VICTORY, SUCCESS IS OBJECT/GOOD, SUCCESS IS VALUABLE OBJECT, and ACHIEVING SUCCESS IS MEETING THE TARGET. The results also indicate that some metaphors, such as SUCCESS IS THE PRODUCT OF RECIPE/FORMULA/SECRET, imply a subtle ideological stance, by denoting the idea that achieving success depends exclusively on the actions of the one who seeks to be successful. Finally, it is understood that the metaphors identified would be at the base of the SUCCESS ICM, being dominant in the way of thinking, speaking and even acting about success in our society.228 p.Vereza, Solange CoelhoBernardo, Sandra PereiraHubert, Dalby DienstbachAlmeida, Maria Jussara Abraçado deGurgel, Diogo de FrançaMattos, Mayara de Araújo2023-12-27T18:08:43Z2023-12-27T18:08:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMATTOS, Mayara de Araújo. Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso. 2023. 228 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31697CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-27T18:09:56Zoai:app.uff.br:1/31697Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-27T18:09:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
title Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
spellingShingle Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
Mattos, Mayara de Araújo
Modelo Cognitivo Idealizado
Metáfora Conceptual
Sucesso
Metáfora
Linguística
Sucesso
Idealized Cognitive Model
Conceptual Metaphor
Success
title_short Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
title_full Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
title_fullStr Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
title_full_unstemmed Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
title_sort Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso
author Mattos, Mayara de Araújo
author_facet Mattos, Mayara de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vereza, Solange Coelho
Bernardo, Sandra Pereira
Hubert, Dalby Dienstbach
Almeida, Maria Jussara Abraçado de
Gurgel, Diogo de França
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Mayara de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo Cognitivo Idealizado
Metáfora Conceptual
Sucesso
Metáfora
Linguística
Sucesso
Idealized Cognitive Model
Conceptual Metaphor
Success
topic Modelo Cognitivo Idealizado
Metáfora Conceptual
Sucesso
Metáfora
Linguística
Sucesso
Idealized Cognitive Model
Conceptual Metaphor
Success
description A presente pesquisa tem como objetivo conduzir uma investigação em torno do conceito de “sucesso”, na forma em que ele é percebido, conceptualizado e articulado nos discursos. Para tanto, são observados os preceitos da Linguística Cognitiva e, mais detidamente, da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). Esta pesquisa está alicerçada também nas noções de Modelo Cognitivo Idealizado (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); esquema imagético (LAKOFF, 1987); metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2013; 2016); e nos estudos sobre metáfora, cultura e ideologia (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS- BLACK, 2004; GOATLY, 2007). Como metodologia de pesquisa, emprega-se a triangulação de dados (DENZIN, 2009), a partir de três corpora distintos, a fim de verificar se o objeto de análise possui o mesmo sentido em circunstâncias diferentes. Os corpora selecionados são: memes sobre o sucesso, blogs sobre o sucesso segundo preceitos da religião cristã e blogs sobre o sucesso no empreendedorismo. A partir da análise dos corpora, investigam-se as possíveis conceptualizações sobre o SUCESSO, partindo da hipótese de que a linguagem metafórica presente nos discursos analisados pode relevar a maneira como o SUCESSO é conceptualizado em nossa sociedade. Os resultados da análise indicam que as metáforas conceptuais recrutadas para conceptualizar o sucesso são SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, SUCESSO É DESTINO DE VIAGEM, SUCESSO É TOPO DE ESCADA, SUCESSO É PARA CIMA, SUCESSO É FRUTO DE COLHEITA, SUCESSO É SER AGENTE, ALCANÇAR SUCESSO É VITÓRIA NA GUERRA, SUCESSO É OBJETO/BEM, SUCESSO É BEM VALIOSO e ALCANÇAR SUCESSO É ATINGIR ALVO. Os resultados indicam, ainda, que algumas metáforas, como SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, implicam uma sutil tomada de posição ideológica, ao denotar a ideia de que o alcance do sucesso depende exclusivamente das ações daquele que busca ser bem-sucedido. Por fim, entende-se que as metáforas identificadas estariam na base do MCI de SUCESSO, sendo dominantes na maneira de se pensar, falar e até mesmo agir a respeito do sucesso em nossa sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T18:08:43Z
2023-12-27T18:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Mayara de Araújo. Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso. 2023. 228 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31697
identifier_str_mv MATTOS, Mayara de Araújo. Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso. 2023. 228 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038202424393728