O imaginário sociodiscursivo da juvenilização da cultura na instância midiática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Ximenes, André Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13283
Resumo: Este trabalho tem o propósito de delimitar o imaginário sociodiscursivo da juvenilização da cultura na instância midiática, mais especificamente, no universo discursivo da produção e do consumo, com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso postulada por Patrick Charaudeau, a partir dos saberes de crença que o constituem. Além disso, verifica que o emprego desse imaginário, nos gêneros notícia é um recurso voltado para a estratégia de captação do leitor, a partir do mito da eterna juventude, do ideal de rejuvenescimento e da centralidade do jovem como modelo social. Observase, nos corpora analisados, que a presença do imaginário em tela está atrelada a um objetivo publicitário oculto por uma máscara informativa, o que corresponde à formação do intergênero notícia publicitária. A partir da intergenericidade proposta, nota-se que a representação do jovem como símbolo de potência e plenitude corresponde a um apelo à estética juvenilizada para a divulgação de produtos e marcas, o que revela uma segunda estratégia discursiva, a de persuasão/sedução do consumidor em potencial para a compra, de modo que o fazer saber encobre o fazer fazer. Conclui-se, de acordo com a variabilidade de traços semânticos componentes desse imaginário, que ele não corresponde a uma categoria social fixada por idade; a ideia de juventude é cooptada como fetiche publicitário e oferecida como produto mercadológico.
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