Niterói de bicicleta: uma análise sobre a política de mobilidade urbana por bicicleta em Niterói-RJ e o papel do movimento cicloativista na cidade de Niterói

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Botelho, Wallace Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30160
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise sobre a política de mobilidade por bicicleta no município de Niterói-RJ a partir da criação do programa Niterói de Bicicleta, órgão responsável pela realização do planejamento de toda a infraestrutura cicloviária da cidade e por ações de estímulo e de conscientização sobre o uso seguro desse modal. Com base nas discussões que apontam para a promoção do uso da bicicleta como uma importante estratégia na busca por uma mobilidade urbana sustentável, capaz de promover melhorias nos aspectos sociais, econômicos e ambientais de contextos urbanos atuais, Niterói vem implementando, desde o início dessa última década, intervenções no espaço urbano e políticas de mobilidade que parecem caminhar nessa mesma direção através da criação de espaços voltados para ciclistas. No entanto, abordagens que tenham como premissa o enfoque sociológico e político no estudo dos fenômenos ligados aos deslocamentos da população afirmam que falar em mobilidade significa ir além das melhorias nos meios de transporte ou no trânsito. Essas abordagens sinalizam para a necessidade de questionar o ordenamento dos lugares e territórios, a distribuição de bens e serviços, as relações de apropriação e uso do espaço, e as formas de acessar e viver no espaço urbano. No meio dessa discussão, teorias demostram que a atuação do poder público por meio de programas de incentivo, implantação de infraestrutura e a inclusão da bicicleta nas requalificações viárias tem grande potencial de aumentar a sua adoção como meio de transporte. Entretanto, muitos são os entraves que surgem na fase de implantação das ações e estratégias propostas nos planos de mobilidade, configurando-se como barreiras à sua efetivação. Deste modo, o desenvolvimento desta pesquisa contou com uma análise da distribuição espacial da malha cicloviária em Niterói e das formas de atuação dos movimentos cicloativistas junto ao poder público no que se refere às deliberações a respeito das políticas de mobilidade na cidade, além de uma identificação das principais barreiras e dificuldades encontradas pelo programa Niterói de Bicicleta na implementação das políticas em prol da mobilidade cicloviária. Os resultados das análises demostraram que há uma distribuição extremamente desigual da malha cicloviária entre as regiões da cidade, que os movimentos cicloativistas atuam de formas diversas e fogem à visão tradicional de que cabe ao ativismo social apenas o papel reivindicatório e a abordagem inflamada, e, por fim, que as barreiras identificadas apontaram para a necessidade do enfrentamento das pressões exercidas pelo mercado imobiliário, pelos interesses econômicos, pelos movimentos pró automóvel e pelas diferentes visões internas acerca da mobilidade, bem como requer mudanças e o apoio da população.
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Com base nas discussões que apontam para a promoção do uso da bicicleta como uma importante estratégia na busca por uma mobilidade urbana sustentável, capaz de promover melhorias nos aspectos sociais, econômicos e ambientais de contextos urbanos atuais, Niterói vem implementando, desde o início dessa última década, intervenções no espaço urbano e políticas de mobilidade que parecem caminhar nessa mesma direção através da criação de espaços voltados para ciclistas. No entanto, abordagens que tenham como premissa o enfoque sociológico e político no estudo dos fenômenos ligados aos deslocamentos da população afirmam que falar em mobilidade significa ir além das melhorias nos meios de transporte ou no trânsito. Essas abordagens sinalizam para a necessidade de questionar o ordenamento dos lugares e territórios, a distribuição de bens e serviços, as relações de apropriação e uso do espaço, e as formas de acessar e viver no espaço urbano. No meio dessa discussão, teorias demostram que a atuação do poder público por meio de programas de incentivo, implantação de infraestrutura e a inclusão da bicicleta nas requalificações viárias tem grande potencial de aumentar a sua adoção como meio de transporte. Entretanto, muitos são os entraves que surgem na fase de implantação das ações e estratégias propostas nos planos de mobilidade, configurando-se como barreiras à sua efetivação. Deste modo, o desenvolvimento desta pesquisa contou com uma análise da distribuição espacial da malha cicloviária em Niterói e das formas de atuação dos movimentos cicloativistas junto ao poder público no que se refere às deliberações a respeito das políticas de mobilidade na cidade, além de uma identificação das principais barreiras e dificuldades encontradas pelo programa Niterói de Bicicleta na implementação das políticas em prol da mobilidade cicloviária. Os resultados das análises demostraram que há uma distribuição extremamente desigual da malha cicloviária entre as regiões da cidade, que os movimentos cicloativistas atuam de formas diversas e fogem à visão tradicional de que cabe ao ativismo social apenas o papel reivindicatório e a abordagem inflamada, e, por fim, que as barreiras identificadas apontaram para a necessidade do enfrentamento das pressões exercidas pelo mercado imobiliário, pelos interesses econômicos, pelos movimentos pró automóvel e pelas diferentes visões internas acerca da mobilidade, bem como requer mudanças e o apoio da população.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main objective of this research is to analyze the cycling mobility policy by bicycle in the city of Niterói, state of Rio de Janeiro, since the creation of the Niterói de Bicicleta program, the agency responsible for carrying out the planning of the entire cycling infrastructure of the city and for actions of encourage and awareness about the safe use of this modal. Based on discussions that point to the promotion of bicycle use as an important strategy in the guest for sustainable urban mobility, capable of promoting improvements in the social, economic and environmental aspects of current urban contexts, Niterói has been implementing, since the beginning of the latter, decade, interventions in urban space and mobility policies that seem to walk in the same direction through the creation of spaces aimed at cyclists. However, approaches that are premised on the sociological and political focus in the study of phenomena linked to population commuting claim that talking about mobility means going beyond improvements in means of transport or traffic. These approaches point to the need to question the ordering of places and territories, the distribution of goods and services, the relations of appropriation and use of space, and the ways of accessing and living in urban space. In the midst of this discussion, some theories show that the action of the public power through incentive programs, infrastructure implementation and the inclusion of the bicycle in road requalifications has great potential to increase its adoption as a means of transport. However, there are many obstacles that arise in the implementation phase of the actions and strategies proposed in the mobility plans, configuring themselves as barriers to their effectiveness. In this way, the development of this research included an analysis of the spatial distribution of the net cycling network in Niterói and the ways in which cycle-activist movements act with the public power with regard to the deliberations about mobility policies in the city, in addition to an identification of the main barriers and difficulties encountered by the Niterói bicycle program in the implementation of policies in favor of cycling mobility. The results of the analyzes showed that there is an extremely unequal distribution of the cycling network among the regions of the city, that the cycle-activist movements act in diverse ways and go beyond the traditional view that social activism is only responsible for the claiming role and the inflamed approach, and, finally, that the barriers identified pointed to the need to face the pressures exerted by the real estate market, by economic interests, by the pro-automotive movements and by the different internal visions about mobility, as well as requiring changes and the support of the population.168 p.Carriello, Felixhttp://lattes.cnpq.br/7332458533535646Araujo, Eloisa Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3744654154816154Izaga, Fabiana Generosohttp://lattes.cnpq.br/7659965430942292http://lattes.cnpq.br/5200395471029197Botelho, Wallace Silva2023-08-31T19:28:11Z2023-08-31T19:28:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, Wallace Silva. Niterói de bicicleta: uma análise sobre a política de mobilidade urbana por bicicleta em Niterói-RJ e o papel do movimento cicloativista na cidade. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30160CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T19:28:14Zoai:app.uff.br:1/30160Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-31T19:28:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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