Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
TIC
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764
Resumo: O presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe
id UFF-2_54c72a33e43593d7531bbbd6446fdbce
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11764
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJAEnsino de FísicaÓpticaTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino de FísicaTICSequência didáticaPhysics educationOpticsInformation and communication technologiesO presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESIn this work we present the elaboration, application and analysis of two didactic sequences for teaching of optics in the Young and Adult teaching modality. The first sequence is about the refraction of light and the second about the formation of images by lenses. Exploring the blended presential teaching character, with activities in the Moodle platform, the sequences develop the use of information and communication technologies (ICT’s) through the use of PHET simulation and observations and responses to the simulations in an electronic form so that the students can perform in both in the school and in the home environment. We observed a great involvement of the students and an excellent.116f.Huguenin, José Augusto OliveiraCarvalho, Carlos Vitor de AlencarZarro, Carlos Augusto DominguesSilva, Ladário dahttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/2158983308518609http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/3743563498830737Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho2019-10-22T21:19:46Z2019-10-22T21:19:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:17:36Zoai:app.uff.br:1/11764Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T14:17:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
title Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
spellingShingle Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho
Ensino de Física
Óptica
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino de Física
TIC
Sequência didática
Physics education
Optics
Information and communication technologies
title_short Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
title_full Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
title_fullStr Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
title_full_unstemmed Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
title_sort Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
author Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho
author_facet Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Carvalho, Carlos Vitor de Alencar
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Silva, Ladário da
http://lattes.cnpq.br/5806476476274947
http://lattes.cnpq.br/2158983308518609
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/3743563498830737
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Óptica
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino de Física
TIC
Sequência didática
Physics education
Optics
Information and communication technologies
topic Ensino de Física
Óptica
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino de Física
TIC
Sequência didática
Physics education
Optics
Information and communication technologies
description O presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-22T21:19:46Z
2019-10-22T21:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038164175486976