Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Evangelista, Ana Maria da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói, RJ
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15972
Resumo: Este estudo tem como ideia nuclear compreender o sentido dado pelos trabalhadores e pelas camadas populares à política estatuída pelo governo Vargas, em 1940, traduzida como Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). Essa autarquia era um órgão do Ministério do Trabalho e Previdência Social e fruto das realizações do trabalhismo construído no primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A proposta do SAPS consistia em fornecer alimentação de qualidade e baixo preço para a classe trabalhadora e lhe proporcionar acesso a bens e atividades culturais. Para tanto, foram criados os Restaurantes Populares e, aglutinadas a eles, as Bibliotecas e as Discotecas Populares. No intuito de combater a fome e a carência nutricional, o SAPS assumiu a tarefa de educador alimentar, criando os primeiros cursos de Nutrição no Brasil. Além de nutricionistas, tais cursos formavam Visitadoras de Alimentação. Dessa forma, pode-se inferir que a instituição tinha múltiplas funções e que se tornou um espaço do trabalhador e das famílias com parcos recursos. Esses serviços foram extintos, em 1967, pela ditadura militar. Esta pesquisa tem como fulcro compreender como a classe trabalhadora se apropriou dessa política pública e o que representou sua extinção. A fundamentação teórica se baseou nos pressupostos da História Social da Cultura, da História Oral e dos estudos acerca de processos rememorativos
id UFF-2_594cb3cb358e61f0124961cdc2666477
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15972
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)AlimentaçãoCulturaTrabalhadoresPolíticas PúblicasPrevidência socialServiço de alimentaçãoCulturaRepública, 1937-1945Trabalhador -- aspecto socialFoodCultureWorkersPublic policyEste estudo tem como ideia nuclear compreender o sentido dado pelos trabalhadores e pelas camadas populares à política estatuída pelo governo Vargas, em 1940, traduzida como Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). Essa autarquia era um órgão do Ministério do Trabalho e Previdência Social e fruto das realizações do trabalhismo construído no primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A proposta do SAPS consistia em fornecer alimentação de qualidade e baixo preço para a classe trabalhadora e lhe proporcionar acesso a bens e atividades culturais. Para tanto, foram criados os Restaurantes Populares e, aglutinadas a eles, as Bibliotecas e as Discotecas Populares. No intuito de combater a fome e a carência nutricional, o SAPS assumiu a tarefa de educador alimentar, criando os primeiros cursos de Nutrição no Brasil. Além de nutricionistas, tais cursos formavam Visitadoras de Alimentação. Dessa forma, pode-se inferir que a instituição tinha múltiplas funções e que se tornou um espaço do trabalhador e das famílias com parcos recursos. Esses serviços foram extintos, em 1967, pela ditadura militar. Esta pesquisa tem como fulcro compreender como a classe trabalhadora se apropriou dessa política pública e o que representou sua extinção. A fundamentação teórica se baseou nos pressupostos da História Social da Cultura, da História Oral e dos estudos acerca de processos rememorativos262f.Niterói, RJFerreira, Jorge LuizMaia, Andréa Casa NovaBomeny, Helena Maria BousquetCarloni, Karla GuilhermeDelgado, Lucilia de Almeida NevesEvangelista, Ana Maria da Costa2020-11-16T17:38:51Z2020-11-16T17:38:51Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15972Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-20T17:30:15Zoai:app.uff.br:1/15972Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-20T17:30:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
title Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
spellingShingle Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
Evangelista, Ana Maria da Costa
Alimentação
Cultura
Trabalhadores
Políticas Públicas
Previdência social
Serviço de alimentação
Cultura
República, 1937-1945
Trabalhador -- aspecto social
Food
Culture
Workers
Public policy
title_short Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
title_full Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
title_fullStr Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
title_full_unstemmed Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
title_sort Arroz e feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967)
author Evangelista, Ana Maria da Costa
author_facet Evangelista, Ana Maria da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jorge Luiz
Maia, Andréa Casa Nova
Bomeny, Helena Maria Bousquet
Carloni, Karla Guilherme
Delgado, Lucilia de Almeida Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Ana Maria da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Cultura
Trabalhadores
Políticas Públicas
Previdência social
Serviço de alimentação
Cultura
República, 1937-1945
Trabalhador -- aspecto social
Food
Culture
Workers
Public policy
topic Alimentação
Cultura
Trabalhadores
Políticas Públicas
Previdência social
Serviço de alimentação
Cultura
República, 1937-1945
Trabalhador -- aspecto social
Food
Culture
Workers
Public policy
description Este estudo tem como ideia nuclear compreender o sentido dado pelos trabalhadores e pelas camadas populares à política estatuída pelo governo Vargas, em 1940, traduzida como Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). Essa autarquia era um órgão do Ministério do Trabalho e Previdência Social e fruto das realizações do trabalhismo construído no primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A proposta do SAPS consistia em fornecer alimentação de qualidade e baixo preço para a classe trabalhadora e lhe proporcionar acesso a bens e atividades culturais. Para tanto, foram criados os Restaurantes Populares e, aglutinadas a eles, as Bibliotecas e as Discotecas Populares. No intuito de combater a fome e a carência nutricional, o SAPS assumiu a tarefa de educador alimentar, criando os primeiros cursos de Nutrição no Brasil. Além de nutricionistas, tais cursos formavam Visitadoras de Alimentação. Dessa forma, pode-se inferir que a instituição tinha múltiplas funções e que se tornou um espaço do trabalhador e das famílias com parcos recursos. Esses serviços foram extintos, em 1967, pela ditadura militar. Esta pesquisa tem como fulcro compreender como a classe trabalhadora se apropriou dessa política pública e o que representou sua extinção. A fundamentação teórica se baseou nos pressupostos da História Social da Cultura, da História Oral e dos estudos acerca de processos rememorativos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-11-16T17:38:51Z
2020-11-16T17:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15972
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15972
identifier_str_mv Aluno de Doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038142197334016