Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santini, Rosa Maria Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704
Resumo: Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial
id UFF-2_5d4e11c6c352146e23529f0b4810561d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23250
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamentalConcrete and manipulable periodic table in a didactic sequence for the 5th year of elementary educationTabela periódicaElementos químicosSequência didáticaTabela periódica (Química)Ensino de químicaEnsino fundamentalPeriodic tableChemical elementsFollowing teachingEssa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicialHis dissertation deals with the possibility of offering students at the elementary school level contact with the Periodic Table of Chemical Elements, with the objective of fostering curiosity, for the development of the scientific and critical spirit, contributing to the formation of human beings conscious and able to interact in actions that affect planet Earth, “our common home” (Francisco, 2015). And, to the teachers, a small contribution with a didactic sequence ready to be used in the classroom. When handling the Periodic Table, which was designed with the purpose of being the object of interaction between students, teachers, there will be an opportunity to create different pedagogical moments, depending on the provoking situation of each opportunity, the sequence presented here is just an alternative. Knowing and maintaining contact with the symbols contained in the Periodic Table is an opportunity to develop the awareness that we are in contact with the constituent material of the entire Universe. The validity of the ideas of Jean Piaget and Antoni Zabala allows the placement of this epistemological and pedagogical proposal, which possibly, we hope, will open new paths for the development of this idea that we consider only initial100 f.Ribeiro, Mauro CelsoSoares, Ana Maria DantasFerreira, Elivelton Alveshttp://lattes.cnpq.br/8036131381361815http://lattes.cnpq.br/7467941125542368http://lattes.cnpq.br/3776117532043539http://lattes.cnpq.br/9791486511562981Santini, Rosa Maria Castro2021-09-17T13:39:53Z2021-09-17T13:39:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-31T11:59:13Zoai:app.uff.br:1/23250Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-31T11:59:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
Concrete and manipulable periodic table in a didactic sequence for the 5th year of elementary education
title Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
Santini, Rosa Maria Castro
Tabela periódica
Elementos químicos
Sequência didática
Tabela periódica (Química)
Ensino de química
Ensino fundamental
Periodic table
Chemical elements
Following teaching
title_short Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
title_full Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
title_sort Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
author Santini, Rosa Maria Castro
author_facet Santini, Rosa Maria Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Mauro Celso
Soares, Ana Maria Dantas
Ferreira, Elivelton Alves
http://lattes.cnpq.br/8036131381361815
http://lattes.cnpq.br/7467941125542368
http://lattes.cnpq.br/3776117532043539
http://lattes.cnpq.br/9791486511562981
dc.contributor.author.fl_str_mv Santini, Rosa Maria Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela periódica
Elementos químicos
Sequência didática
Tabela periódica (Química)
Ensino de química
Ensino fundamental
Periodic table
Chemical elements
Following teaching
topic Tabela periódica
Elementos químicos
Sequência didática
Tabela periódica (Química)
Ensino de química
Ensino fundamental
Periodic table
Chemical elements
Following teaching
description Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T13:39:53Z
2021-09-17T13:39:53Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704
identifier_str_mv SANTINI, Rosa Maria Castro. Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23250
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038116330012672