A taxonomia de orientação acadêmica: uma proposta metodológica para a prevenção do plágio na elaboração dos trabalhos de final de curso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ribeiro, Raphael de Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27632
Resumo: A presente pesquisa é definida como um Estudo de Caso de natureza participativa e interventiva denominada Pesquisa-ação. Esta se desenvolveu no âmbito do Mestrando Acadêmico em Ensino no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, da Universidade Federal Fluminense – Campus Santo Antônio de Pádua. O objetivo principal é o de evocar a urgência de uma postura pedagógica voltada para a construção de sólidos valores morais e éticos que vise uma política institucional que motivem os únicos atores “crucificados por plagiarem” (os acadêmicos) a construírem rotas de aprendizagens que os levem ao processo de construção autoral, promovendo uma discussão sobre o atual cenário acadêmico, ressaltando que o plágio é um problema que deve ser entendido com seriedade do início ao fim, seja na graduação ou pós-graduação, ou em quaisquer Instituições de Ensino Superior. O lócus investigativo eleito foi o Polo CEDERJ/UAB Natividade, no qual 11 licenciandos em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no âmbito da Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e do Consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) participaram da pesquisa, mediante o processo de intervenção durante as orientações presenciais. A pesquisa-ação foi consolidada mediante quatro etapas, sendo estas: o diagnóstico metodológico de situação primária do orientando; o diagnóstico-avaliativo primário; a ação Interventiva-participativa e o diagnóstico-avaliativo secundário. Utilizou-se o Diário de Bordo como aparato metodológico para aferir os avanços das ações interventivas durante cada etapa da Taxonomia usada no processo de elaboração dos Trabalhos de Finais de Curso de cada discente. Utilizando a narrativa contida nos relatos primários e secundários, utilizou-se a Semântica de Frames para obter o diagnóstico para as ações de intervenção e avaliação com o objetivo de construir em conjunto com o acadêmico uma pesquisa que visasse a prevenção do plágio, a autonomia do acadêmico para construir seu Estudo e por fim, fazer com que este tenha domínio do conteúdo de sua Pesquisa de Final de Curso, no que tange às normas acadêmicas de cada Instituição de Ensino Superior ao redigir sua pesquisa e capacidade de defender com propriedade sua pesquisa, para obter a conclusão de sua graduação.
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O objetivo principal é o de evocar a urgência de uma postura pedagógica voltada para a construção de sólidos valores morais e éticos que vise uma política institucional que motivem os únicos atores “crucificados por plagiarem” (os acadêmicos) a construírem rotas de aprendizagens que os levem ao processo de construção autoral, promovendo uma discussão sobre o atual cenário acadêmico, ressaltando que o plágio é um problema que deve ser entendido com seriedade do início ao fim, seja na graduação ou pós-graduação, ou em quaisquer Instituições de Ensino Superior. O lócus investigativo eleito foi o Polo CEDERJ/UAB Natividade, no qual 11 licenciandos em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no âmbito da Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e do Consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) participaram da pesquisa, mediante o processo de intervenção durante as orientações presenciais. A pesquisa-ação foi consolidada mediante quatro etapas, sendo estas: o diagnóstico metodológico de situação primária do orientando; o diagnóstico-avaliativo primário; a ação Interventiva-participativa e o diagnóstico-avaliativo secundário. Utilizou-se o Diário de Bordo como aparato metodológico para aferir os avanços das ações interventivas durante cada etapa da Taxonomia usada no processo de elaboração dos Trabalhos de Finais de Curso de cada discente. Utilizando a narrativa contida nos relatos primários e secundários, utilizou-se a Semântica de Frames para obter o diagnóstico para as ações de intervenção e avaliação com o objetivo de construir em conjunto com o acadêmico uma pesquisa que visasse a prevenção do plágio, a autonomia do acadêmico para construir seu Estudo e por fim, fazer com que este tenha domínio do conteúdo de sua Pesquisa de Final de Curso, no que tange às normas acadêmicas de cada Instituição de Ensino Superior ao redigir sua pesquisa e capacidade de defender com propriedade sua pesquisa, para obter a conclusão de sua graduação.This research is defined as a case study of a participatory and interventional nature called Action Research. This was developed within the scope of the Academic Master's Student in Teaching at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, from Universidade Federal Fluminense - Campus Santo Antônio de Pádua. The main objective is to evoke the urgency of a pedagogical posture aimed at building solid moral and ethical values aimed at an institutional policy that motivates the only actors “crucified for plagiarizing” (academics) to build learning routes that lead plagiarism is a problem that must be taken seriously from start to finish, whether in undergraduate or graduate in any Higher Education Institutions. The investigative locus chosen was the CEDERJ / UAB Natividade Pole, in which 11 graduates in Geography from the State University of Rio de Janeiro (UERJ) and in Pedagogy from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), within the scope of the CECIERJ Foundation (Science and Higher Education Distance Center of the State of Rio de Janeiro) and the Consortium CEDERJ (Distance Education Center of the State of Rio de Janeiro) participated in the research, through the intervention process during face-to-face guidance. The action research was consolidated through four stages, which are: the methodological diagnosis of the student's primary situation; the primary diagnostic-evaluative; Interventional participative action and secondary diagnostic-evaluative. The Logbook was used as a methodological apparatus to measure the progress of interventional actions during each stage of Taxonomy used in the process of preparing the Final Work of each student. Using the narrative contained in the primary and secondary reports, it was used the Frammes Semantics to obtain the diagnosis for the intervention and evaluation actions with the objective to build together with the academic a research aiming at the prevention of plagiarism, the autonomy of the academic to build his Study and, finally, make him master the content of his End of Course Research, regarding the academic standards of each Higher Education Institution when writing its research and the ability to properly defend its research, to obtain the conclusion graduation.67 f.Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Neves, Karina Hernandeshttp://lattes.cnpq.br/0222289977977588http://lattes.cnpq.br/5080176734500435Ribeiro, Raphael de Andrade2023-01-19T17:44:08Z2023-01-19T17:44:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Raphael de Andrade. A taxonomia de orientação acadêmica: uma proposta metodológica para a prevenção do plágio na elaboração dos trabalhos de final de curso. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27632CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T17:44:11Zoai:app.uff.br:1/27632Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T17:44:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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