Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Volta Redonda
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645 |
Resumo: | As empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios. |
id |
UFF-2_7b73a2d47117ada2264f2f3c3b0cb909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14645 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisãoSeleção de Mercados InternacionaisAHPTOPSISMCDMComércio exteriorComércio exteriorInternational Market SelectionInternational tradeAs empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios.Companies are constantly looking for new opportunities and innovations in their operations. The internationalization has hence been a way of expanding their businesses. However, this process requires several assessments and studies, since the decision to enter a new market involves risks. In order to support the initial screening phase of market selection, this work proposes a systematic decision-making strategy to select the countries with the greatest internationalization potential, through a hybrid approach of the multicriteria decision methods AHP and TOPSIS. A literature review on topics related to International Market Selection (IMS) was carried out and it was applied the proposed decision model in a company in the automotive segment, through the coordination of a case study with executives and specialists from different areas of the organization. The proposed ranking shows greater potential of the United States of America, United Arab Emirates, and Uruguay for vehicles exportation. The overall results, which were validated by the company’s participants, support the application of the proposed systematic strategy so managers of different organizations can define the target markets in order to dedicate their efforts and investments for new businesses.136fVolta RedondaRangel, Luis Alberto DucanChristo, Eliane da SilvaHernandez, Cecilia ToledoRocha, Henrique Martinshttp://lattes.cnpq.br/1696358008027603http://lattes.cnpq.br/9098047398813476http://lattes.cnpq.br/0831388652787701http://lattes.cnpq.br/7307702766087200http://lattes.cnpq.br/0532941206355027Dourado, Igor Lima2020-08-17T17:54:58Z2020-08-17T17:54:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14645Aluno de MestradoTécnico AdministrativoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T21:45:17Zoai:app.uff.br:1/14645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T21:45:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
title |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
spellingShingle |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão Dourado, Igor Lima Seleção de Mercados Internacionais AHP TOPSIS MCDM Comércio exterior Comércio exterior International Market Selection International trade |
title_short |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
title_full |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
title_fullStr |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
title_full_unstemmed |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
title_sort |
Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão |
author |
Dourado, Igor Lima |
author_facet |
Dourado, Igor Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rangel, Luis Alberto Ducan Christo, Eliane da Silva Hernandez, Cecilia Toledo Rocha, Henrique Martins http://lattes.cnpq.br/1696358008027603 http://lattes.cnpq.br/9098047398813476 http://lattes.cnpq.br/0831388652787701 http://lattes.cnpq.br/7307702766087200 http://lattes.cnpq.br/0532941206355027 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Igor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Seleção de Mercados Internacionais AHP TOPSIS MCDM Comércio exterior Comércio exterior International Market Selection International trade |
topic |
Seleção de Mercados Internacionais AHP TOPSIS MCDM Comércio exterior Comércio exterior International Market Selection International trade |
description |
As empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-08-17T17:54:58Z 2020-08-17T17:54:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645 Aluno de Mestrado Técnico Administrativo |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado Técnico Administrativo |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Volta Redonda |
publisher.none.fl_str_mv |
Volta Redonda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038129228546048 |