Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dourado, Igor Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Volta Redonda
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
AHP
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645
Resumo: As empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios.
id UFF-2_7b73a2d47117ada2264f2f3c3b0cb909
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14645
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisãoSeleção de Mercados InternacionaisAHPTOPSISMCDMComércio exteriorComércio exteriorInternational Market SelectionInternational tradeAs empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios.Companies are constantly looking for new opportunities and innovations in their operations. The internationalization has hence been a way of expanding their businesses. However, this process requires several assessments and studies, since the decision to enter a new market involves risks. In order to support the initial screening phase of market selection, this work proposes a systematic decision-making strategy to select the countries with the greatest internationalization potential, through a hybrid approach of the multicriteria decision methods AHP and TOPSIS. A literature review on topics related to International Market Selection (IMS) was carried out and it was applied the proposed decision model in a company in the automotive segment, through the coordination of a case study with executives and specialists from different areas of the organization. The proposed ranking shows greater potential of the United States of America, United Arab Emirates, and Uruguay for vehicles exportation. The overall results, which were validated by the company’s participants, support the application of the proposed systematic strategy so managers of different organizations can define the target markets in order to dedicate their efforts and investments for new businesses.136fVolta RedondaRangel, Luis Alberto DucanChristo, Eliane da SilvaHernandez, Cecilia ToledoRocha, Henrique Martinshttp://lattes.cnpq.br/1696358008027603http://lattes.cnpq.br/9098047398813476http://lattes.cnpq.br/0831388652787701http://lattes.cnpq.br/7307702766087200http://lattes.cnpq.br/0532941206355027Dourado, Igor Lima2020-08-17T17:54:58Z2020-08-17T17:54:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14645Aluno de MestradoTécnico AdministrativoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T21:45:17Zoai:app.uff.br:1/14645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T21:45:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
title Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
spellingShingle Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
Dourado, Igor Lima
Seleção de Mercados Internacionais
AHP
TOPSIS
MCDM
Comércio exterior
Comércio exterior
International Market Selection
International trade
title_short Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
title_full Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
title_fullStr Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
title_full_unstemmed Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
title_sort Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão
author Dourado, Igor Lima
author_facet Dourado, Igor Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Luis Alberto Ducan
Christo, Eliane da Silva
Hernandez, Cecilia Toledo
Rocha, Henrique Martins
http://lattes.cnpq.br/1696358008027603
http://lattes.cnpq.br/9098047398813476
http://lattes.cnpq.br/0831388652787701
http://lattes.cnpq.br/7307702766087200
http://lattes.cnpq.br/0532941206355027
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Igor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção de Mercados Internacionais
AHP
TOPSIS
MCDM
Comércio exterior
Comércio exterior
International Market Selection
International trade
topic Seleção de Mercados Internacionais
AHP
TOPSIS
MCDM
Comércio exterior
Comércio exterior
International Market Selection
International trade
description As empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-17T17:54:58Z
2020-08-17T17:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645
Aluno de Mestrado
Técnico Administrativo
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14645
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
Técnico Administrativo
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038129228546048