Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Gilmar Oliveira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15861
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2017.d.82057079449
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. Observando até que ponto estas festas colaboram com a formação educacional e humana na escola, interessa entender a festa como possibilidade da criação de alma no espaço escolar. Ou seja, o que dizem a partir das festas juninas na escola? Os sujeitos da pesquisa contam com representantes da comunidade escolar como professores, alunos, funcionários, coordenação e uma mãe. As heurísticas adotadas foram as entrevistas narrativas, pinturas em telas, imagens e depoimentos dos envolvidos do grupo. O material é analisado sob a perspectiva teórico-metodológica da Antropologia das Organizações e da Educação, pautada nos princípios da epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Antropologia do Imaginário de G. Durand e a Sociologia do Cotidiano de Maffesoli, das importantes contribuições dos postulados de James Hillman, em seus escritos sobre a alma, e outros autores da área de arte, filosofia e sociologia. Percebe-se que as festas, em especial a festa junina na escola, carecem de um olhar mais atento por parte daqueles que estão envolvidos no processo educacional. Nela a vida se manifesta de forma vívida para além das quatro paredes da sala de aula e revela uma alma em constante construção que precisa ser alimentada não somente nas festas, mas também no cotidiano escolar; Desta compreensão emergem possibilidades de um trabalho mais orgânico, solidário, compreensivo e comprometido com a escola, respeitando as diferenças e reforçando que o afeto e a razão podem ser a chave de uma educação que preza igualmente o prosaico e o poético, a dimensão da norma e a dimensão da vida, a razão e a emoção. Essa emergência aparece de forma intensa nas narrativas e imagens produzidas pelos entrevistados, sobretudo quando o assunto se refere às relações entre os estudantes, a escola e a família
id UFF-2_7d43727b10a3e26f81a71f660f7bf497
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15861
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escolaFesta juninaEscolaAlmaIimaginário educacionalCulturaFesta religiosaCultura popularEducaçãoEscolaJune festivalSchoolSoulEducational imaginaryCultureO objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. Observando até que ponto estas festas colaboram com a formação educacional e humana na escola, interessa entender a festa como possibilidade da criação de alma no espaço escolar. Ou seja, o que dizem a partir das festas juninas na escola? Os sujeitos da pesquisa contam com representantes da comunidade escolar como professores, alunos, funcionários, coordenação e uma mãe. As heurísticas adotadas foram as entrevistas narrativas, pinturas em telas, imagens e depoimentos dos envolvidos do grupo. O material é analisado sob a perspectiva teórico-metodológica da Antropologia das Organizações e da Educação, pautada nos princípios da epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Antropologia do Imaginário de G. Durand e a Sociologia do Cotidiano de Maffesoli, das importantes contribuições dos postulados de James Hillman, em seus escritos sobre a alma, e outros autores da área de arte, filosofia e sociologia. Percebe-se que as festas, em especial a festa junina na escola, carecem de um olhar mais atento por parte daqueles que estão envolvidos no processo educacional. Nela a vida se manifesta de forma vívida para além das quatro paredes da sala de aula e revela uma alma em constante construção que precisa ser alimentada não somente nas festas, mas também no cotidiano escolar; Desta compreensão emergem possibilidades de um trabalho mais orgânico, solidário, compreensivo e comprometido com a escola, respeitando as diferenças e reforçando que o afeto e a razão podem ser a chave de uma educação que preza igualmente o prosaico e o poético, a dimensão da norma e a dimensão da vida, a razão e a emoção. Essa emergência aparece de forma intensa nas narrativas e imagens produzidas pelos entrevistados, sobretudo quando o assunto se refere às relações entre os estudantes, a escola e a famíliaThe purpose of this study was to understand the Festa Junina in the journey of the reconnection of knowledge and affection in school, considering its cultural dimension in which the symbolic practices that organize the social reality take place. Observing the extent to which these parties collaborate with the educational and human formation in the school, it is important to understand the party as a possibility of the creation of soul in the school space. That is, what do they say from the June Festivities at school? The research subjects include representatives of the school community as teachers, students, staff, coordination and a mother. The heuristics adopted were narrative interviews, paintings on canvas, images and testimonies of those involved in the group. The material is analyzed from the theoretical-methodological perspective of the Anthropologies of Organizations and Education, based on the principles of the epistemology of the complexity by Edgar Morin, of the Anthropology of the Imaginary, by G. Durand and the Sociology of the everyday life by Maffesol and of the important contributions of the postulates of James Hillman, in his writings on the soul, and other authors of the area of art, philosophy and sociology. It is noticed that the parties, especially the Junina Party in the school, needs a closer look on those who are involved in the educational process. In it life manifests itself vividly beyond the four walls of the classroom and reveals a soul in constant construction that needs to be nurtured not only at parties but also in school everyday; From this understanding emerges possibilities for a more organic, supportive, understanding and committed work with the school, respecting the differences, and strengthening that affection and reason can be the key to an education that reinforces the prosaic and the poetic perspectives, the norm and the life dimension, the reason and the emotion. This emergence appears intensely in the narratives and images produced by the interviews, especially when the subject refers to the relationships between the students, the school and the family232 f.Chaves, Iduina Mont’Alverne BraunNhary, Tânia CostaPimentel, Eduardo MenezesOstetto, Luciana EsmeraldaMerendino, Rosane BarbosaGuedes, Adrianne Ogêdahttp://lattes.cnpq.br/./7522215378694164http://lattes.cnpq.br/0529668302505342Silva, Gilmar Oliveira da2020-11-10T21:22:55Z2020-11-10T21:22:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Gilmar Oliveira da. Cultura, imaginário e arte: A festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola. 2017. 232 f. Tese (doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15861http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2017.d.82057079449openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-13T13:42:13Zoai:app.uff.br:1/15861Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-13T13:42:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
title Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
spellingShingle Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
Silva, Gilmar Oliveira da
Festa junina
Escola
Alma
Iimaginário educacional
Cultura
Festa religiosa
Cultura popular
Educação
Escola
June festival
School
Soul
Educational imaginary
Culture
title_short Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
title_full Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
title_fullStr Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
title_full_unstemmed Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
title_sort Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
author Silva, Gilmar Oliveira da
author_facet Silva, Gilmar Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaves, Iduina Mont’Alverne Braun
Nhary, Tânia Costa
Pimentel, Eduardo Menezes
Ostetto, Luciana Esmeralda
Merendino, Rosane Barbosa
Guedes, Adrianne Ogêda
http://lattes.cnpq.br/./7522215378694164
http://lattes.cnpq.br/0529668302505342
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilmar Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Festa junina
Escola
Alma
Iimaginário educacional
Cultura
Festa religiosa
Cultura popular
Educação
Escola
June festival
School
Soul
Educational imaginary
Culture
topic Festa junina
Escola
Alma
Iimaginário educacional
Cultura
Festa religiosa
Cultura popular
Educação
Escola
June festival
School
Soul
Educational imaginary
Culture
description O objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. Observando até que ponto estas festas colaboram com a formação educacional e humana na escola, interessa entender a festa como possibilidade da criação de alma no espaço escolar. Ou seja, o que dizem a partir das festas juninas na escola? Os sujeitos da pesquisa contam com representantes da comunidade escolar como professores, alunos, funcionários, coordenação e uma mãe. As heurísticas adotadas foram as entrevistas narrativas, pinturas em telas, imagens e depoimentos dos envolvidos do grupo. O material é analisado sob a perspectiva teórico-metodológica da Antropologia das Organizações e da Educação, pautada nos princípios da epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Antropologia do Imaginário de G. Durand e a Sociologia do Cotidiano de Maffesoli, das importantes contribuições dos postulados de James Hillman, em seus escritos sobre a alma, e outros autores da área de arte, filosofia e sociologia. Percebe-se que as festas, em especial a festa junina na escola, carecem de um olhar mais atento por parte daqueles que estão envolvidos no processo educacional. Nela a vida se manifesta de forma vívida para além das quatro paredes da sala de aula e revela uma alma em constante construção que precisa ser alimentada não somente nas festas, mas também no cotidiano escolar; Desta compreensão emergem possibilidades de um trabalho mais orgânico, solidário, compreensivo e comprometido com a escola, respeitando as diferenças e reforçando que o afeto e a razão podem ser a chave de uma educação que preza igualmente o prosaico e o poético, a dimensão da norma e a dimensão da vida, a razão e a emoção. Essa emergência aparece de forma intensa nas narrativas e imagens produzidas pelos entrevistados, sobretudo quando o assunto se refere às relações entre os estudantes, a escola e a família
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-11-10T21:22:55Z
2020-11-10T21:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gilmar Oliveira da. Cultura, imaginário e arte: A festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola. 2017. 232 f. Tese (doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15861
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2017.d.82057079449
identifier_str_mv SILVA, Gilmar Oliveira da. Cultura, imaginário e arte: A festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola. 2017. 232 f. Tese (doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15861
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2017.d.82057079449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038141724426240