A educação permanente em saúde: uma análise dos projetos de intervenção apresentados por gestores de saúde durante a participação no curso de micropolíticas (EAD) da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, Nívea Carla Tavares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6373
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os projetos de intervenção apresentados em um curso à distância para gestores do Sistema Único de Saúde, com a matriz SWOT anexa, como forma de gerar dados para a Educação Permanente em Saúde; discutir novas formas de melhorias para a gestão, considerando os problemas identificados pelos gestores e obter informações que ofereçam subsídios para criar uma política de educação permanente mais atrativa para os gestores e com melhores resultados para o Sistema Único de Saúde. Método: estudo exploratório descritivo, quanti-qualitativo do tipo observacional e transversal, baseado em análise documental. Os participantes eram gestores de saúde que ocupavam cargo de gestão nos municípios e nos estados brasileiros, com enfoque no Rio de Janeiro/RJ. Através da análise da matriz SWOT, foi possível identificar as Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ao projeto. Pode-se observar que os projetos de intervenção em sua maioria eram relacionados ao nível de atenção primário, estando direcionados às unidades básicas de saúde. Foram identificadas as ameaças e fraquezas mais frequentes: Pessoas (relações interpessoais) e Política partidária (descontinuidade da gestão considerando a força política partidária), os quais foram discutidos no ambiente Comunidade de Práticas. Neste sentido, a problematização apresenta-se como dispositivo de atualização e de comunicação entre as práticas dos profissionais de saúde e as práticas de gestão, de forma a permitir à reflexão da equipe sobre seu papel na produção do cuidado em saúde da população. Entretanto a descontinuidade por parte da rotatividade dos gestores e a influência político partidária no funcionamento dos serviços e do processo de trabalho, afetam as relações interpessoais e comprometem o funcionamento do SUS
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Método: estudo exploratório descritivo, quanti-qualitativo do tipo observacional e transversal, baseado em análise documental. Os participantes eram gestores de saúde que ocupavam cargo de gestão nos municípios e nos estados brasileiros, com enfoque no Rio de Janeiro/RJ. Através da análise da matriz SWOT, foi possível identificar as Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ao projeto. Pode-se observar que os projetos de intervenção em sua maioria eram relacionados ao nível de atenção primário, estando direcionados às unidades básicas de saúde. Foram identificadas as ameaças e fraquezas mais frequentes: Pessoas (relações interpessoais) e Política partidária (descontinuidade da gestão considerando a força política partidária), os quais foram discutidos no ambiente Comunidade de Práticas. Neste sentido, a problematização apresenta-se como dispositivo de atualização e de comunicação entre as práticas dos profissionais de saúde e as práticas de gestão, de forma a permitir à reflexão da equipe sobre seu papel na produção do cuidado em saúde da população. Entretanto a descontinuidade por parte da rotatividade dos gestores e a influência político partidária no funcionamento dos serviços e do processo de trabalho, afetam as relações interpessoais e comprometem o funcionamento do SUSThis research had as objective to analyze the intervention projects presented in a distance course for managers of the Unified Health System, with the attached SWOT matrix, as a way of to generating data for Permanent Health Education; to discuss new ways of improvement for the management, considering the problems identified by the managers and to obtain information that offer subsidies to create a policy of permanent education more attractive for managers and with better results for the Unified Health System. Method: exploratory descriptive study, quantitative-qualitative analysis of the observational and transversal type, based on documentary analysis. The participants were health managers who hold a management position in the municipalities and in the Brazilian states, focusing on Rio de Janeiro / RJ. Through the analysis of the SWOT matrix, it was possible to identify the Strengths, Opportunities, Weaknesses and Threats to the project. It can be observed that the intervention projects were mostly related to the level of primary care, being directedes to the basic health units. The most frequent threats and weaknesses were identified: People (interpersonal relations) and Party politics (discontinuity of management considering partisan political strength), which were discussed in the Community of Practices environment. In this sense, the problematization presents itself as a device for updating and communicating between the practices of health professionals and management practices, in order to allow the team's reflection on their role in the production of health care for the population. However, the discontinuity by the turnover of managers and party political influence on the functioning of services and the work process affect interpersonal relations and jeopardize the functioning of Unified Health SystemCordeiro, Benedito CarlosAbrahão, Ana LúciaXavier, Maria LelitaCarvalho, Renato Silva deBarbosa, Nívea Carla Tavares2018-04-20T20:06:13Z2018-04-20T20:06:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Nívea Carla Tavares. A educação permanente em saúde: uma análise dos projetos de intervenção apresentados por gestores de saúde durante a participação no curso de micropolíticas (EAD) da Universidade Federal Fluminense. 2016. 150 f. 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