Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27947 |
Resumo: | Esta tese surge a partir das experiências vividas com estudantes surdos/as frente a diferentes violências e sistemas de opressão vivenciados e narrados por eles/as, como racismo, ouvintismo, sexismo, que incidem sobre a corporeidade surda. Para tanto, o objetivo inicial da pesquisa foi problematizar a interseccionalidade raça-surdez, tendo como cenário uma escola bilíngue – o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A construção epistêmico - metodológica do estudo se deu na relação desses/as estudantes comigo - mulher negra professora, evidenciando o exercício da Escrevivência como ferramenta de investigação. A partir da análise das primeiras cenas do campo, foi possível entender a necessidade de fazer interseccionalizar o gênero na raça-surdez. Neste caminho, a fim de entender a interseccionalidade proposta, tomamos como aporte a crítica ao pensamento psicológico brasileiro desenvolvida no encontro com as produções de Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, entre outras/os. Por fim, foram desenvolvidas discussões para o desenvolvimento de uma prática antirracista, antiouvintista e antissexista na construção da escola como um espaço relacional, de encontros e de visibilização dos/as diferentes sujeitos/as que ali circulam, fazendo dela um lugar de escuta, de solidariedade, de conversas e de construção afirmativa de nossas identidades. |
id |
UFF-2_92986a47919e579ed37e739f18d80c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27947 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultosEducação de surdas/osInterseccionalidadeEscrevivênciaIdentidadeNegros/as surdos/asPessoa com insuficiência auditivaEducação especialNegroIdentidadeeducation of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deafEducation of deaf studentsIntersectionalityWriting ExperiencesIdentityBlack deafEsta tese surge a partir das experiências vividas com estudantes surdos/as frente a diferentes violências e sistemas de opressão vivenciados e narrados por eles/as, como racismo, ouvintismo, sexismo, que incidem sobre a corporeidade surda. Para tanto, o objetivo inicial da pesquisa foi problematizar a interseccionalidade raça-surdez, tendo como cenário uma escola bilíngue – o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A construção epistêmico - metodológica do estudo se deu na relação desses/as estudantes comigo - mulher negra professora, evidenciando o exercício da Escrevivência como ferramenta de investigação. A partir da análise das primeiras cenas do campo, foi possível entender a necessidade de fazer interseccionalizar o gênero na raça-surdez. Neste caminho, a fim de entender a interseccionalidade proposta, tomamos como aporte a crítica ao pensamento psicológico brasileiro desenvolvida no encontro com as produções de Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, entre outras/os. Por fim, foram desenvolvidas discussões para o desenvolvimento de uma prática antirracista, antiouvintista e antissexista na construção da escola como um espaço relacional, de encontros e de visibilização dos/as diferentes sujeitos/as que ali circulam, fazendo dela um lugar de escuta, de solidariedade, de conversas e de construção afirmativa de nossas identidades.This research arises from the experiences with deaf students in the face of different types of violence and systems of oppression experienced and narrated by them, such as racism, audism, sexism, which affect deaf corporeality. Therefore, the aim of this research was to problematize the race- deafness intersectionality, having as a setting the Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, a bilingual school. The epistemic-methodological construction of the study took place in the relationship of these students with me - a black woman teacher, evidencing the exercise of the Writing Experiences as a tool for investigation. From the analysis of the first scenes of the field, it was possible to understand the need to intersectionalize gender in race- deafness. In this way, in order to understand the proposed intersectionality, we take as a contribution the criticism of Brazilian psychological thought developed in the encounter with the productions of Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, among others. At last, discussions were made for the development of an antiracist, antiaudist and antisexist pratice in the construction of the school as a relational space, of encounters and of visibilization of different subjects, making the school as a space for listening, solidarity, conversation and affirmative construction of our identities193 p.Oliveira, Luiza Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/3295799847648304Monteiro, Ana Claudia Limahttp://lattes.cnpq.br/1229607279781632Lima, Maria de FátimaAnjos, Maylta Brandão doshttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986Silva, Tiago Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/3322866418762363http://lattes.cnpq.br/6055657315924693Silva, Aline Gomes da2023-02-27T12:15:26Z2023-02-27T12:15:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Aline Gomes da. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27947CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T12:15:29Zoai:app.uff.br:1/27947Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-27T12:15:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
title |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos Silva, Aline Gomes da Educação de surdas/os Interseccionalidade Escrevivência Identidade Negros/as surdos/as Pessoa com insuficiência auditiva Educação especial Negro Identidade education of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf Education of deaf students Intersectionality Writing Experiences Identity Black deaf |
title_short |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
title_full |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos |
author |
Silva, Aline Gomes da |
author_facet |
Silva, Aline Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luiza Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 Monteiro, Ana Claudia Lima http://lattes.cnpq.br/1229607279781632 Lima, Maria de Fátima Anjos, Maylta Brandão dos http://lattes.cnpq.br/5096748167978986 Silva, Tiago Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/3322866418762363 http://lattes.cnpq.br/6055657315924693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdas/os Interseccionalidade Escrevivência Identidade Negros/as surdos/as Pessoa com insuficiência auditiva Educação especial Negro Identidade education of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf Education of deaf students Intersectionality Writing Experiences Identity Black deaf |
topic |
Educação de surdas/os Interseccionalidade Escrevivência Identidade Negros/as surdos/as Pessoa com insuficiência auditiva Educação especial Negro Identidade education of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf Education of deaf students Intersectionality Writing Experiences Identity Black deaf |
description |
Esta tese surge a partir das experiências vividas com estudantes surdos/as frente a diferentes violências e sistemas de opressão vivenciados e narrados por eles/as, como racismo, ouvintismo, sexismo, que incidem sobre a corporeidade surda. Para tanto, o objetivo inicial da pesquisa foi problematizar a interseccionalidade raça-surdez, tendo como cenário uma escola bilíngue – o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A construção epistêmico - metodológica do estudo se deu na relação desses/as estudantes comigo - mulher negra professora, evidenciando o exercício da Escrevivência como ferramenta de investigação. A partir da análise das primeiras cenas do campo, foi possível entender a necessidade de fazer interseccionalizar o gênero na raça-surdez. Neste caminho, a fim de entender a interseccionalidade proposta, tomamos como aporte a crítica ao pensamento psicológico brasileiro desenvolvida no encontro com as produções de Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, entre outras/os. Por fim, foram desenvolvidas discussões para o desenvolvimento de uma prática antirracista, antiouvintista e antissexista na construção da escola como um espaço relacional, de encontros e de visibilização dos/as diferentes sujeitos/as que ali circulam, fazendo dela um lugar de escuta, de solidariedade, de conversas e de construção afirmativa de nossas identidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-27T12:15:26Z 2023-02-27T12:15:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Aline Gomes da. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27947 |
identifier_str_mv |
SILVA, Aline Gomes da. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038161624301568 |