Magnetismo para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, José Carlos Tenório da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706
Resumo: Os docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação.
id UFF-2_93558e21b1e4a831a371753fa8d9c3ae
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10409
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Magnetismo para o ensino médioMagnetism for high schoolEnsino de físicaEletromagnetismoAprendizagem significativaEnsino de físicaEnsino médioPhysics educationElectromagnetismMeaningful learningOs docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTeachers who work in the public educational system of the state of Rio de Janeiro must follow the guidelines established by a so called “minimum curriculum”, produced by the State Department of Education. Based on the content distribution of this curriculum, a didactic sequence was produced that fully meets the items defined for the second bimester of the third year of regular High School. The present master’s dissertation presents and discusses the usage of this educational product. It was developed to provide the student a meaningful learning of concepts of Magnetism through interactive classes that make use of information and communication technologies and relate the topic to the social context of the student, from the preparation of classes up to evaluation. Initially, a brief discussion is made on the theoretical basis used in the design of the product, followed by its description and a detailed report of its use in the Physics classroom of a High School, with comments on the results obtained.122f.Martins, Jorge Simões de SáZarro, Carlos Augusto DominguesPenna, Thadeu Josino Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5078682636241390http://lattes.cnpq.br/4854372533657671http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/9369928320175297Silva, José Carlos Tenório da2019-07-11T17:54:07Z2019-07-11T17:54:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-12T02:05:57Zoai:app.uff.br:1/10409Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-12T02:05:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Magnetismo para o ensino médio
Magnetism for high school
title Magnetismo para o ensino médio
spellingShingle Magnetismo para o ensino médio
Silva, José Carlos Tenório da
Ensino de física
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Physics education
Electromagnetism
Meaningful learning
title_short Magnetismo para o ensino médio
title_full Magnetismo para o ensino médio
title_fullStr Magnetismo para o ensino médio
title_full_unstemmed Magnetismo para o ensino médio
title_sort Magnetismo para o ensino médio
author Silva, José Carlos Tenório da
author_facet Silva, José Carlos Tenório da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge Simões de Sá
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Penna, Thadeu Josino Pereira
http://lattes.cnpq.br/5078682636241390
http://lattes.cnpq.br/4854372533657671
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/9369928320175297
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Carlos Tenório da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Physics education
Electromagnetism
Meaningful learning
topic Ensino de física
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Physics education
Electromagnetism
Meaningful learning
description Os docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T17:54:07Z
2019-07-11T17:54:07Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706
identifier_str_mv SILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038206049320960