A educação corporativa sob a perspectiva dos funcionários de uma sociedade de economia mista
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25162 |
Resumo: | A capacitação para o trabalho é temática que tem se transformado ao longo dos anos. Nesse contexto, o emprego da terminologia educação corporativa é relativamente novo. A ela está associado o desafio de promover um tipo de educação que desenvolva competências e que seja direcionado à estratégia organizacional, gerando valor para a organização. Para as empresas públicas, este desafio de implementar um sistema de educação corporativa é particularmente relevante, pois estão sujeitas a um desempenho de mercado e comportam relações de trabalho, em parte, típicas do setor público. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos funcionários de uma Sociedade de Economia Mista em relação às práticas de educação corporativa adotadas pela empresa. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas em profundidade junto a funcionários da organização. A análise do conteúdo das transcrições se deu com o suporte do software Iramuteq e abrangeu Classificação Hierárquica Descendente, Análise Fatorial de Correspondência e Análise de Similitude. Obteve-se as seguintes categorias de análise: Desenvolvimento; Modalidade; Atualidade; e Treinamento. A observação dessas classes permitiu identificar a existência de dois universos claramente distintos no ideário dos funcionários: o referente à categoria Desenvolvimento apresentou associação com aspectos de progressão na carreira; e o relativo à categoria Treinamento evidenciou ligação com uma perspectiva de conteúdo do trabalho, notadamente preocupação com o nível de atendimento ao cliente. Os resultados da pesquisa indicam que os funcionários reconhecem a destacada atuação, em educação corporativa, da Sociedade de Economia Mista. Identificou-se associação do tema com a Universidade Corporativa da empresa, embora esta, eventualmente, tenha sido identificada, de modo simplificado, como uma plataforma que oferece treinamentos a distância. Ademais, percebeu-se, orientação para conteúdo de aprendizagem formal, via cursos. Notou-se, ainda, momentos em que foi manifestada certa dificuldade de conciliação da rotina de trabalho com a realização de treinamentos. A presente dissertação pretendeu colaborar com as reflexões sobre educação corporativa, particularmente no âmbito da Administração Pública Indireta. Espera-se, no entanto, que os achados da pesquisa e, também, as considerações ora apontadas possam contribuir para as discussões sobre o tema no que se refere a estudos organizacionais de maneira ampla |
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A educação corporativa sob a perspectiva dos funcionários de uma sociedade de economia mistaEducação corporativaUniversidade corporativaGestão de pessoasSociedade de economia mistaEstratégiaAdministração públicaCompetênciaCorporate educationCorporate universityPeople managementMixed economy societyA capacitação para o trabalho é temática que tem se transformado ao longo dos anos. Nesse contexto, o emprego da terminologia educação corporativa é relativamente novo. A ela está associado o desafio de promover um tipo de educação que desenvolva competências e que seja direcionado à estratégia organizacional, gerando valor para a organização. Para as empresas públicas, este desafio de implementar um sistema de educação corporativa é particularmente relevante, pois estão sujeitas a um desempenho de mercado e comportam relações de trabalho, em parte, típicas do setor público. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos funcionários de uma Sociedade de Economia Mista em relação às práticas de educação corporativa adotadas pela empresa. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas em profundidade junto a funcionários da organização. A análise do conteúdo das transcrições se deu com o suporte do software Iramuteq e abrangeu Classificação Hierárquica Descendente, Análise Fatorial de Correspondência e Análise de Similitude. Obteve-se as seguintes categorias de análise: Desenvolvimento; Modalidade; Atualidade; e Treinamento. A observação dessas classes permitiu identificar a existência de dois universos claramente distintos no ideário dos funcionários: o referente à categoria Desenvolvimento apresentou associação com aspectos de progressão na carreira; e o relativo à categoria Treinamento evidenciou ligação com uma perspectiva de conteúdo do trabalho, notadamente preocupação com o nível de atendimento ao cliente. Os resultados da pesquisa indicam que os funcionários reconhecem a destacada atuação, em educação corporativa, da Sociedade de Economia Mista. Identificou-se associação do tema com a Universidade Corporativa da empresa, embora esta, eventualmente, tenha sido identificada, de modo simplificado, como uma plataforma que oferece treinamentos a distância. Ademais, percebeu-se, orientação para conteúdo de aprendizagem formal, via cursos. Notou-se, ainda, momentos em que foi manifestada certa dificuldade de conciliação da rotina de trabalho com a realização de treinamentos. A presente dissertação pretendeu colaborar com as reflexões sobre educação corporativa, particularmente no âmbito da Administração Pública Indireta. Espera-se, no entanto, que os achados da pesquisa e, também, as considerações ora apontadas possam contribuir para as discussões sobre o tema no que se refere a estudos organizacionais de maneira amplaTraining for work is a topic that has changed over the years. In this context, the use of corporate education terminology is relatively new. Associated with it is the challenge of promoting a type of education that develops skills and is directed towards organizational strategy, generating value for the organization. For public companies, this challenge of implementing a corporate education system is particularly relevant, as they are subject to market performance and have labor relations, in part, typical of the public sector. Therefore, this research aimed to identify the perception of employees of a Mixed Economy Society in relation to the corporate education practices adopted by the company. Using a qualitative approach, in-depth interviews were carried out with employees of the organization. The content analysis of the transcripts was carried out with the support of the Iramuteq software and covered Descending Hierarchical Classification, Correspondence Factor Analysis and Similarity Analysis. The following analysis categories were obtained: Development; Modality; Present; and Training. The observation of these classes allowed the identification of the existence of two clearly distinct universes in the employees' ideas: the one referring to the Development category was associated with aspects of career progression; and the one related to the Training category showed a connection with a job content perspective, notably concern with the level of customer service. The research findings indicate that employees recognize the outstanding performance, in corporate education, of the Mixed Economy Society. An association of the theme with the company's Corporate University was identified, although the Corporate University was eventually identified, in a simplified way, as a platform that offers distance training. In addition, it was noticed, orientation for formal learning content, by courses. It was also noted that there were times when there was a certain difficulty in reconciling the work routine with training. The present dissertation intended to collaborate with the reflections on corporate education, particularly in the scope of Indirect Public Administration. It is expected, however, that the research findings and, also, the considerations mentioned herein may contribute to the discussions on the subject in terms of organizational studies in a broad way105 p.Dias, Sabrina de Oliveira Mourahttp://lattes.cnpq.br/4618511634382925Ferreira, Victor Cláudio Paradelahttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439Teixeira, Ana Christina Celanohttp://lattes.cnpq.br/6438535576957577http://lattes.cnpq.br/0562921357614670Cardozo, André Pedroza2022-06-09T19:32:10Z2022-06-09T19:32:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOZO, André Pedroza. A educação corporativa sob a perspectiva dos funcionários de uma sociedade de economia mista. 2022. 105 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25162CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-21T19:59:25Zoai:app.uff.br:1/25162Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-21T19:59:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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