Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019 |
Resumo: | Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física. |
id |
UFF-2_9a799456fcce1ef52cdb67cdb265b5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21019 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?Ensino da FísicaFísicaEducação BásicaFísica (ensino médio)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFQueiroz, Gloria Regina Pessoa CampelloCPF:10559418787http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7Valle, Bertha de Borja Reis doCPF:06040748753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5Linhares, Célia Frazão SoaresCPF:33901384715Assis, Rosângela Araújo ábido de2021-03-10T20:51:46Z2005-03-092021-03-10T20:51:46Z2004-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21019porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:46Zoai:app.uff.br:1/21019Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
title |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
spellingShingle |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? Assis, Rosângela Araújo ábido de Ensino da Física Física Educação Básica Física (ensino médio) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
title_full |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
title_fullStr |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
title_full_unstemmed |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
title_sort |
Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? |
author |
Assis, Rosângela Araújo ábido de |
author_facet |
Assis, Rosângela Araújo ábido de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello CPF:10559418787 http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7 Valle, Bertha de Borja Reis do CPF:06040748753 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5 Linhares, Célia Frazão Soares CPF:33901384715 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Rosângela Araújo ábido de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Física Física Educação Básica Física (ensino médio) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino da Física Física Educação Básica Física (ensino médio) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-26 2005-03-09 2021-03-10T20:51:46Z 2021-03-10T20:51:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038176277102592 |