Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Assis, Rosângela Araújo ábido de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019
Resumo: Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.
id UFF-2_9a799456fcce1ef52cdb67cdb265b5ba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21019
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?Ensino da FísicaFísicaEducação BásicaFísica (ensino médio)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFQueiroz, Gloria Regina Pessoa CampelloCPF:10559418787http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7Valle, Bertha de Borja Reis doCPF:06040748753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5Linhares, Célia Frazão SoaresCPF:33901384715Assis, Rosângela Araújo ábido de2021-03-10T20:51:46Z2005-03-092021-03-10T20:51:46Z2004-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21019porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:46Zoai:app.uff.br:1/21019Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
title Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
spellingShingle Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
Assis, Rosângela Araújo ábido de
Ensino da Física
Física
Educação Básica
Física (ensino médio)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
title_full Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
title_fullStr Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
title_full_unstemmed Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
title_sort Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?
author Assis, Rosângela Araújo ábido de
author_facet Assis, Rosângela Araújo ábido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
CPF:10559418787
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7
Valle, Bertha de Borja Reis do
CPF:06040748753
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5
Linhares, Célia Frazão Soares
CPF:33901384715
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Rosângela Araújo ábido de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Física
Física
Educação Básica
Física (ensino médio)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino da Física
Física
Educação Básica
Física (ensino médio)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-26
2005-03-09
2021-03-10T20:51:46Z
2021-03-10T20:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038176277102592