Alunos superdotados da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu: orientações e diretrizes para o cumprimento de política educacional inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ramos, Marilene Cecília
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30311
Resumo: Na educação especial, a escola, como promotora do desenvolvimento humano, desempenha papel fundamental para a identificação do aluno com comportamento superdotado e a potencialização do seu talento. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração de uma resolução orientadora e normatizadora do processo de escolarização dos alunos com altas habilidades ou superdotação no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Para tal, a metodologia da pesquisa foi descritiva-analítica com abordagem quantitativa e qualitativa que teve como base o levantamento e análise de documentos federais e municipais, além de uma pesquisa bibliográfica tendo como principais referenciais: Alencar, Delou, Gardner, Pérez, Renzulli e Virgolim. Em um segundo momento foram aplicados questionário semiestruturado para 47 professores e entrevista estruturada para 2 gestores de duas unidades escolares da Rede de Nova Iguaçu com o objetivo de analisar o conhecimento desses sobre o tema Superdotação e a possível identificação e atendimento dos alunos superdotados na rede municipal. Os dados coletados revelaram a necessidade de criação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas aos alunos com comportamento superdotado e a oferta de formação continuada a respeito do universo da superdotação, o que resultou na elaboração de uma ementa norteadora e aplicação de um minicurso aos integrantes da referida pesquisa. As discussões levantadas, como a dificuldade de reconhecimento e identificação do superdotado, oferta de atividades de atendimento educacional, identificação dos direitos educacionais pertinentes a este público reafirmaram a urgência em edificar políticas públicas educacionais inclusivas, o que culminou na elaboração, aprovação e publicação da Resolução SEMED Nº 009 de 02 de dezembro de 2020, que fixa normas para o processo de aceleração de estudos destinados aos alunos com altas habilidades ou superdotação no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SMENI) e dá outras providências
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Para tal, a metodologia da pesquisa foi descritiva-analítica com abordagem quantitativa e qualitativa que teve como base o levantamento e análise de documentos federais e municipais, além de uma pesquisa bibliográfica tendo como principais referenciais: Alencar, Delou, Gardner, Pérez, Renzulli e Virgolim. Em um segundo momento foram aplicados questionário semiestruturado para 47 professores e entrevista estruturada para 2 gestores de duas unidades escolares da Rede de Nova Iguaçu com o objetivo de analisar o conhecimento desses sobre o tema Superdotação e a possível identificação e atendimento dos alunos superdotados na rede municipal. Os dados coletados revelaram a necessidade de criação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas aos alunos com comportamento superdotado e a oferta de formação continuada a respeito do universo da superdotação, o que resultou na elaboração de uma ementa norteadora e aplicação de um minicurso aos integrantes da referida pesquisa. As discussões levantadas, como a dificuldade de reconhecimento e identificação do superdotado, oferta de atividades de atendimento educacional, identificação dos direitos educacionais pertinentes a este público reafirmaram a urgência em edificar políticas públicas educacionais inclusivas, o que culminou na elaboração, aprovação e publicação da Resolução SEMED Nº 009 de 02 de dezembro de 2020, que fixa normas para o processo de aceleração de estudos destinados aos alunos com altas habilidades ou superdotação no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SMENI) e dá outras providênciasIn special education, the school, as a promoter of human development, plays a fundamental role in the identification of students with giftedness and the enhancement of their talent. The present work had as goal the elaboration of a guiding and normatizing resolution of the schooling process of students with high skills or giftedness within the scope of the Municipal Education System of Nova Iguaçu. The research methodology to achieve this goal was descriptive-analytical with a quantitative and qualitative approach that was based on the survey and analysis of federal and municipal documents, in addition to a bibliographic research with the main references: Alencar, Delou, Gardner, Pérez, Renzulli and Virgolim. A semi-structured questionnaire was applied to 47 teachers and a structured interview to 2 managers of two school units in the Nova Iguaçu Network in order to analyze their knowledge on the topic of giftedness and the possible identification and assistance of gifted students in the municipal system. The data collected revealed the need for the creation and implementation of educational public policies aimed at students with giftedness and the provision of continuing education regarding the universe of giftedness, which resulted in the elaboration of a guiding menu and application of a short course to members of the said research. The discussions raised, such as the difficulty in recognizing and identifying students with giftedness, offering educational assistance activities, identifying the educational rights relevant to this audience, reaffirmed the urgency to build inclusive educational public policies, which culminated in the elaboration, approval and publication of the Resolution SEMED Nº 009 of December 2, 2020, which sets standards for the process of accelerating studies aimed at students with high skills or giftedness within the scope of the Municipal Education System of Nova Iguaçu (SMENI) and makes other provisions.140 f.Cardoso, Fernanda SerpaDelou, Cristina Maria CarvalhoLehmann, Lucia de Melo e SouzaLacerda, Thiago CorrêaPletsch, Marcia DeniseSá e Silva, Osilene Maria deRamos, Marilene Cecília2023-09-13T15:00:40Z2023-09-13T15:00:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Marilene Cecília. Alunos superdotados da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu: orientações e diretrizes para o cumprimento de política educacional inclusiva. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30311CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-13T15:00:45Zoai:app.uff.br:1/30311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-13T15:00:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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