Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Vinco, Sônia Regina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17648
Resumo: This research investigates some aspects of the work of readers formation developed at Pedro II-RJ school, São Cristóvão Unit. From the notion that knowledge is woven in networks, it considers the relations between the experiences lived at school around the literary reading and the formation of students as readers. This school s first segment has 21 years of existence. Literature classes are included in its programme from the initial until the fourth grade. These classes existence is the result of a collective process of curriculum elaboration, which began in 1984. In this way, through the memories of teachers and some students who, nowadays, in its majority, course high school, the research penetrates into the scholarly daily life, intending to broaden the comprehension about the collective processes lived and its implication on the students subjectivities networks. Searching, in the interviews, to collect information that indicates if the reading work done at school constituted to these subjects a formation experience, the research presents elements that may help the reflections on the teaching staff practice.
id UFF-2_a040b23e21869e92bc676a2f34443dcb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17648
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?Formação de leitoresLeitura literáriaRedes de conhecimentosInteresse na leituraLeituraLivroReaders formationLiterary readingKnowledge networksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research investigates some aspects of the work of readers formation developed at Pedro II-RJ school, São Cristóvão Unit. From the notion that knowledge is woven in networks, it considers the relations between the experiences lived at school around the literary reading and the formation of students as readers. This school s first segment has 21 years of existence. Literature classes are included in its programme from the initial until the fourth grade. These classes existence is the result of a collective process of curriculum elaboration, which began in 1984. In this way, through the memories of teachers and some students who, nowadays, in its majority, course high school, the research penetrates into the scholarly daily life, intending to broaden the comprehension about the collective processes lived and its implication on the students subjectivities networks. Searching, in the interviews, to collect information that indicates if the reading work done at school constituted to these subjects a formation experience, the research presents elements that may help the reflections on the teaching staff practice.Esta pesquisa investiga aspectos do trabalho de formação de leitores desenvolvido no Colégio Pedro II- RJ, Unidade São Cristóvão I. Partindo da noção de que o conhecimento é tecido em rede, considera as relações entre as experiências vividas na escola em torno da leitura literária e a formação dos alunos como leitores. O primeiro segmento desse colégio tem vinte e um anos de existência. Em sua grade, estão previstas aulas de Literatura da Classe Inicial até a quarta série do Ensino Fundamental. A existência dessas aulas é fruto de um processo coletivo de tessitura do currículo, iniciado em 1984. Assim, através das memórias de professores e de alguns alunos que, hoje, em sua maioria, cursam o ensino médio, a pesquisa penetra no cotidiano escolar, buscando ampliar a compreensão dos processos coletivos vividos e de sua implicação nas redes de subjetividades dos alunos. Procurando, nas entrevistas, colher informações que indiciem se o trabalho com leitura feito na escola constituiu para esses sujeitos uma experiência de formação, a pesquisa apresenta elementos que podem auxiliar a reflexão sobre a prática docente.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoZaccur, Edwiges Guiomar dos SantosCPF:64029336787http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6Goulart, Cecilia Maria AldigueriCPF:29862523700Passos, Mailsa Carla PintoCPF:76569370122http://lattes.cnpq.br/9865045321306211Vinco, Sônia Regina2021-03-10T20:42:20Z2008-01-172021-03-10T20:42:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17648porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:20Zoai:app.uff.br:1/17648Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:42:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
title Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
spellingShingle Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
Vinco, Sônia Regina
Formação de leitores
Leitura literária
Redes de conhecimentos
Interesse na leitura
Leitura
Livro
Readers formation
Literary reading
Knowledge networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
title_full Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
title_fullStr Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
title_full_unstemmed Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
title_sort Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?
author Vinco, Sônia Regina
author_facet Vinco, Sônia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
CPF:64029336787
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6
Goulart, Cecilia Maria Aldigueri
CPF:29862523700
Passos, Mailsa Carla Pinto
CPF:76569370122
http://lattes.cnpq.br/9865045321306211
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinco, Sônia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Leitura literária
Redes de conhecimentos
Interesse na leitura
Leitura
Livro
Readers formation
Literary reading
Knowledge networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de leitores
Leitura literária
Redes de conhecimentos
Interesse na leitura
Leitura
Livro
Readers formation
Literary reading
Knowledge networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research investigates some aspects of the work of readers formation developed at Pedro II-RJ school, São Cristóvão Unit. From the notion that knowledge is woven in networks, it considers the relations between the experiences lived at school around the literary reading and the formation of students as readers. This school s first segment has 21 years of existence. Literature classes are included in its programme from the initial until the fourth grade. These classes existence is the result of a collective process of curriculum elaboration, which began in 1984. In this way, through the memories of teachers and some students who, nowadays, in its majority, course high school, the research penetrates into the scholarly daily life, intending to broaden the comprehension about the collective processes lived and its implication on the students subjectivities networks. Searching, in the interviews, to collect information that indicates if the reading work done at school constituted to these subjects a formation experience, the research presents elements that may help the reflections on the teaching staff practice.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-17
2021-03-10T20:42:20Z
2021-03-10T20:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17648
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135746716368896