O drama da escrita: os contos em romance negro, de Rubem Fonseca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Martins Filho, Dejair da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2913
Resumo: Partindo da análise de Romance Negro, de Rubem Fonseca procuramos elaborar um estudo crítico dos sete contos que o compõe, de tal modo que seja possível apontar uma unidade entre eles e correlacioná-los, mediante a compreensão de três pontos principais identificados em toda a obra: a escrita, o noir e o duplo. Na escrita, de forma direta através do papel do escritor presente em quatro contos e a forma como o autor explora os desdobramentos desse ofício de escrever e as variantes que o cercam: leitor, narrador e personagens, e de forma indireta nos três outros textos por meio de elementos que se relacionam à escrita; no que tange ao noir estabelecendo a estreita relação feita entre a figura do escritor, do leitor e do detetive, de maneira que tenhamos essas três unidades concatenadas, em sintonia, no qual o leitor é levado a ser o detetive da história por meio da escrita do texto; e finalmente os fatores permeados pelo duplo, que podem ser divididos em duas categorias: duplo endógeno (duplos que se originam dentro do próprio indivíduo) ou duplo exógeno (duplos provenientes de um outro); desencadeados no livro como “espelhos” dos protagonistas, refletindo suas atitudes perante a sociedade que integram e em que atuam
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