O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29271 |
Resumo: | Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Formando Docentes para a Inclusão da Diversidade na Escola: tecnologias e inovações em diálogo e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. |
id |
UFF-2_a76f175f79b6215c8a3b44228de637a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29271 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educaçãoYoga and technologies in the COVID-19 transpandemic: health, inclusion and redefinition of education professionalsEducaçãoInovaçãoInclusãoAutopoieseYogaMeditação transcendentalPromoção da saúdeEnsino públicoAutonomia (Psicologia)AutogestãoAmbiente escolarEducação inclusivaTranspandemiaTecnologia educacionalEpistemologia socialEducationInnovationInclusionAutopoiesisYogaTrabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Formando Docentes para a Inclusão da Diversidade na Escola: tecnologias e inovações em diálogo e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.A crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, que atingiu o Brasil em março de 2020, desencadeou novas problemáticas em nossa sociedade e acentuou algumas antigas. Tendo como enfoque as alterações provocadas em nossas rotinas diárias e, sobretudo, no universo escolar, buscamos investigar as potencialidades do Yoga como tecnologia social e oriental em sinergia com as TICs, para promoção de saúde, da inclusão e da ressignificação do ser e do fazer dos profissionais da educação na transpandemia, visando à oferta de um projeto de Yoga on-line para esses sujeitos, na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói. Realizamos pesquisa qualitativa em duas fases, as quais chamamos de: fase preliminar e fase de implantação do projeto na referida rede de ensino. Nossas bases teóricas se assentaram no conceito de Autopoiese, da Biologia do Amor e nos pressupostos da Tecnologia Social e da tecnologia oriental. Para atingir os objetivos específicos de cada fase, realizamos pesquisa bibliográfica e ações baseadas nos princípios da Pesquisa-ação. Nelas foram feitos levantamentos em bases de dados científicas on-line, observações da realidade, coletas de informações dos participantes por meio de questionários diagnósticos, foram realizadas observações durante as aulas de Yoga on-line, rodas de conversa e análises de questionários avaliativos. Como resultados obtivemos elevado número de artigos científicos sobre os benefícios do Yoga, relatos dos participantes sobre o estresse gerado pelas demandas pessoais e profissionais durante a pandemia, opinião positiva dos participantes sobre os efeitos das vivências de Yoga on-line para a saúde e para o processo de ressignificação do ser e do fazer dos sujeitos da pesquisa. Como produto, estruturamos e ofertamos o YogaEduca, um projeto de Yoga para a Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio de aulas on-line, síncronas e assíncronas, para todos os profissionais participantes do Projeto.The health crisis caused by the Covid-19 pandemic, which hit Brazil in March 2020, triggered new problems in our society and accentuated some old ones. Focusing on the changes caused in our daily routines and above all, in the school, we proposed to investigate the potential of Yoga as a social and oriental technology in synergy with ICTs, to promote health, inclusion and the re-signification of the being and the doings of the education professionals in transpandemic, aiming at offering an online Yoga project for these subjects in the Public Education System of Niterói. We carry out qualitative research in two phases, which we call: preliminary phase and project implementation phase in the Municipal Education System of Niterói. Our theoretical bases were based on the concepts of Autopoiesis, Biology of Love and the assumptions of Social Technology and Eastern technology. To achieve the specific objectives of each phase, we carry out bibliographic research and actions based on the principles of Action Research. In them, surveys were carried out in online scientific databases, observations of reality, collection of information from participants through diagnostic questionnaires, observations during the online Yoga classes, conversation circles and analysis of evaluative questionnaires. As a result, we obtained a large number of scientific articles on the benefits of Yoga, reports from participants on the stress generated by personal and professional demands during the pandemic, positive opinions from participants on the effects of online Yoga experiences for health and for the process of reframing the being and doing of the research subjects. As a product, we structure and offer YogaEduca, a Yoga project for the Municipal Public Education System of Niterói, through synchronous and asynchronous online classes for all professionals participating in the Project.214 f.Dominick, Rejany dos SantosAndrade, Luiz Antônio Botelho deMaria e Silva, MárciaVidal, Andressa FariasYamasaki, Alice AkemiSouza, Janaina Silva de2023-07-05T13:39:29Z2023-07-05T13:39:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Janaina Silva de. O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29271CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-05T13:39:33Zoai:app.uff.br:1/29271Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-05T13:39:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação Yoga and technologies in the COVID-19 transpandemic: health, inclusion and redefinition of education professionals |
title |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
spellingShingle |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação Souza, Janaina Silva de Educação Inovação Inclusão Autopoiese Yoga Meditação transcendental Promoção da saúde Ensino público Autonomia (Psicologia) Autogestão Ambiente escolar Educação inclusiva Transpandemia Tecnologia educacional Epistemologia social Education Innovation Inclusion Autopoiesis Yoga |
title_short |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
title_full |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
title_fullStr |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
title_full_unstemmed |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
title_sort |
O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação |
author |
Souza, Janaina Silva de |
author_facet |
Souza, Janaina Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dominick, Rejany dos Santos Andrade, Luiz Antônio Botelho de Maria e Silva, Márcia Vidal, Andressa Farias Yamasaki, Alice Akemi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Janaina Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inovação Inclusão Autopoiese Yoga Meditação transcendental Promoção da saúde Ensino público Autonomia (Psicologia) Autogestão Ambiente escolar Educação inclusiva Transpandemia Tecnologia educacional Epistemologia social Education Innovation Inclusion Autopoiesis Yoga |
topic |
Educação Inovação Inclusão Autopoiese Yoga Meditação transcendental Promoção da saúde Ensino público Autonomia (Psicologia) Autogestão Ambiente escolar Educação inclusiva Transpandemia Tecnologia educacional Epistemologia social Education Innovation Inclusion Autopoiesis Yoga |
description |
Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Formando Docentes para a Inclusão da Diversidade na Escola: tecnologias e inovações em diálogo e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-05T13:39:29Z 2023-07-05T13:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Janaina Silva de. O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29271 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Janaina Silva de. O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038103591911424 |