Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Frederico Van Erven Cabala
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9392
Resumo: Para tal, partimos de uma mirada sobre as relações pessoais, muitas vezes conturbadas, mantidas entre esses autores sobretudo em páginas de jornais. Em seguida, selecionamos, para uma leitura cruzada, uma obra literária de cada: Toda nudez será castigada e Crônica da casa assassinada. Investigamos, assim, como é possível perceber, por meio da estrutura dos textos, a elaboração de uma estética da decadência, que empresta intenso valor de decrepitude ao núcleo familiar em torno do qual circundam os dois enredos. Vemos, ainda, como pode ser fecunda uma análise comparativa entre esses universos que, somente à primeira vista, apontam para ambientes opostos, posto que o romance de Lúcio Cardoso se situa no interior mineiro enquanto a peça de Nelson Rodrigues se passa em um Rio de Janeiro já tocado pela modernização. Em vez de signos opostos, notamos que tais ambientes podem ser vislumbrados em um sentido de complementaridade de um continuum de hábitos culturais. O segundo passo da pesquisa tenta esmiuçar os elementos tabus que abundam essas e outras obras dos escritores: incestos, câncer, entrelaçamento entre sexo e morte e estigmatização de espaços e objetos parecem ser recursos que acentuam o aspecto decadente desses mundos narrados. Como último percurso, ressaltamos o espaço do repugnante e da provocação nas escritas dos autores, enaltecendo que elementos repulsivos podem ser notados em ascensão nas obras literárias desde a proposta estética do romantismo, sendo consolidados com as vanguardas do início do século XX. Por fim, tentamos ampliar o sentido das construções ficcionais de Nelson Rodrigues e Lúcio Cardoso para a atualidade, a partir do conceito de grande tempo elaborado por Mikhail Bakhtin
id UFF-2_bfb3087678a5f46f3daed27acb69924b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9392
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadênciaLúcio CardosoNelson RodriguesDecadênciaTabusProvocaçõesLiteratura brasileiraDecadência na literaturaTeatro BrasileiroRomance BrasileiroDecayTaboosProvocationsPara tal, partimos de uma mirada sobre as relações pessoais, muitas vezes conturbadas, mantidas entre esses autores sobretudo em páginas de jornais. Em seguida, selecionamos, para uma leitura cruzada, uma obra literária de cada: Toda nudez será castigada e Crônica da casa assassinada. Investigamos, assim, como é possível perceber, por meio da estrutura dos textos, a elaboração de uma estética da decadência, que empresta intenso valor de decrepitude ao núcleo familiar em torno do qual circundam os dois enredos. Vemos, ainda, como pode ser fecunda uma análise comparativa entre esses universos que, somente à primeira vista, apontam para ambientes opostos, posto que o romance de Lúcio Cardoso se situa no interior mineiro enquanto a peça de Nelson Rodrigues se passa em um Rio de Janeiro já tocado pela modernização. Em vez de signos opostos, notamos que tais ambientes podem ser vislumbrados em um sentido de complementaridade de um continuum de hábitos culturais. O segundo passo da pesquisa tenta esmiuçar os elementos tabus que abundam essas e outras obras dos escritores: incestos, câncer, entrelaçamento entre sexo e morte e estigmatização de espaços e objetos parecem ser recursos que acentuam o aspecto decadente desses mundos narrados. Como último percurso, ressaltamos o espaço do repugnante e da provocação nas escritas dos autores, enaltecendo que elementos repulsivos podem ser notados em ascensão nas obras literárias desde a proposta estética do romantismo, sendo consolidados com as vanguardas do início do século XX. Por fim, tentamos ampliar o sentido das construções ficcionais de Nelson Rodrigues e Lúcio Cardoso para a atualidade, a partir do conceito de grande tempo elaborado por Mikhail BakhtinCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study aims to examine points of contact between the fictional universes of the writers Nelson Rodrigues and Lúcio Cardoso. For that, we started by glancing at the personal relationship, often troubled, maintained between these authors mostly in pages of newspapers. Then, we selected, for a cross-reading, a literary work from each author: Toda nudez será castigada and Crônica da casa assassinada. From these literary works, we investigated how it is possible to perceive, through the structure of the texts, the elaboration of an aesthetic of decay, which lends an intense value of decrepitude to the family nucleus around which the two entanglements surround. We also see how a comparative analysis can be fertile between these fictional universes that, at first sight, point to opposite environments, since the novel by Lúcio Cardoso is located in the countryside of Minas Gerais, while Nelson Rodrigues' play takes place in a Rio de Janeiro touched by modernization. Instead of opposing signs, we note that such environments can be glimpsed in a complementary sense of a continuum of cultural habits. The second step of the research attempted to analyze the taboo elements abounding in these and other writers' works: incest, cancer, entanglement between sex and death, and stigmatization of spaces and objects appear to be features that accentuate the decadent aspect of these narrated worlds. As a last step, we emphasized the space of the repugnantion and the provocation in the writings of the authors, praising that repulsive elements can be noticed in ascension in the literary works from the aesthetic proposal of the romanticism, being consolidated with the vanguards of the beginning of the twentieth century. Finally, we try to extend the sense of the fictional constructions of Nelson Rodrigues and Lúcio Cardoso for the present, from the concept of great time elaborated by Mikhail Bakhtin127f.Dias, AndréPereira, Victor Hugo AdlerChiarelli, StefaniaOliveira, Frederico Van Erven Cabala2019-05-07T15:56:37Z2019-05-07T15:56:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9392CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T18:40:07Zoai:app.uff.br:1/9392Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T18:40:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
title Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
spellingShingle Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
Oliveira, Frederico Van Erven Cabala
Lúcio Cardoso
Nelson Rodrigues
Decadência
Tabus
Provocações
Literatura brasileira
Decadência na literatura
Teatro Brasileiro
Romance Brasileiro
Decay
Taboos
Provocations
title_short Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
title_full Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
title_fullStr Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
title_full_unstemmed Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
title_sort Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência
author Oliveira, Frederico Van Erven Cabala
author_facet Oliveira, Frederico Van Erven Cabala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, André
Pereira, Victor Hugo Adler
Chiarelli, Stefania
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Frederico Van Erven Cabala
dc.subject.por.fl_str_mv Lúcio Cardoso
Nelson Rodrigues
Decadência
Tabus
Provocações
Literatura brasileira
Decadência na literatura
Teatro Brasileiro
Romance Brasileiro
Decay
Taboos
Provocations
topic Lúcio Cardoso
Nelson Rodrigues
Decadência
Tabus
Provocações
Literatura brasileira
Decadência na literatura
Teatro Brasileiro
Romance Brasileiro
Decay
Taboos
Provocations
description Para tal, partimos de uma mirada sobre as relações pessoais, muitas vezes conturbadas, mantidas entre esses autores sobretudo em páginas de jornais. Em seguida, selecionamos, para uma leitura cruzada, uma obra literária de cada: Toda nudez será castigada e Crônica da casa assassinada. Investigamos, assim, como é possível perceber, por meio da estrutura dos textos, a elaboração de uma estética da decadência, que empresta intenso valor de decrepitude ao núcleo familiar em torno do qual circundam os dois enredos. Vemos, ainda, como pode ser fecunda uma análise comparativa entre esses universos que, somente à primeira vista, apontam para ambientes opostos, posto que o romance de Lúcio Cardoso se situa no interior mineiro enquanto a peça de Nelson Rodrigues se passa em um Rio de Janeiro já tocado pela modernização. Em vez de signos opostos, notamos que tais ambientes podem ser vislumbrados em um sentido de complementaridade de um continuum de hábitos culturais. O segundo passo da pesquisa tenta esmiuçar os elementos tabus que abundam essas e outras obras dos escritores: incestos, câncer, entrelaçamento entre sexo e morte e estigmatização de espaços e objetos parecem ser recursos que acentuam o aspecto decadente desses mundos narrados. Como último percurso, ressaltamos o espaço do repugnante e da provocação nas escritas dos autores, enaltecendo que elementos repulsivos podem ser notados em ascensão nas obras literárias desde a proposta estética do romantismo, sendo consolidados com as vanguardas do início do século XX. Por fim, tentamos ampliar o sentido das construções ficcionais de Nelson Rodrigues e Lúcio Cardoso para a atualidade, a partir do conceito de grande tempo elaborado por Mikhail Bakhtin
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07T15:56:37Z
2019-05-07T15:56:37Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9392
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038214356140032