Implementação de uma Área de Proteção Ambiental na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro : educação para o ambiente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Pereira, Paula Moraes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental
Multidisciplinar
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18394
Resumo: This research aims to evaluate the relationship between the community that lives on the shores of baia de Sepetiba and conservation unit called Environmental Protection Area ( APA das Brisas). The conservation unit s main purpose is to use environmental planning for productive activities, to allow for natural resources conservation. It is necessary to know the social environmental pattern of the community and perform educational activities to implement the unit. The area is privately owned but is overseen by a local authority from Rio de Janeiro City Hall. The activities were held in two public schools, in math and sciences classes with seventy-two students of sixth and seventh grades. Data obtained in schools showed that protected areas are a topic that can be used as environmental sources by teachers to help the discussion about citizenship. The data collected in the local community showed that they did not know the conservation unit, but that neighborhood associations and the administration staff of Rio de Janeiro City Hall could work together to change this scenario.
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spelling Implementação de uma Área de Proteção Ambiental na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro : educação para o ambienteCiência ambientalEducação ambientalMeio ambienteÁreas ProtegidasEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASThis research aims to evaluate the relationship between the community that lives on the shores of baia de Sepetiba and conservation unit called Environmental Protection Area ( APA das Brisas). The conservation unit s main purpose is to use environmental planning for productive activities, to allow for natural resources conservation. It is necessary to know the social environmental pattern of the community and perform educational activities to implement the unit. The area is privately owned but is overseen by a local authority from Rio de Janeiro City Hall. The activities were held in two public schools, in math and sciences classes with seventy-two students of sixth and seventh grades. Data obtained in schools showed that protected areas are a topic that can be used as environmental sources by teachers to help the discussion about citizenship. The data collected in the local community showed that they did not know the conservation unit, but that neighborhood associations and the administration staff of Rio de Janeiro City Hall could work together to change this scenario.Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de JaneiroEsta pesquisa teve como objetivo avaliar a relação de uma comunidade situada às margens da baía de Sepetiba com uma unidade de conservação denominada Área de Proteção Ambiental das Brisas (APA das Brisas). Esta categoria de unidade tem como idéia básica utilizar o zoneamento e o gerenciamento adequados para orientar as atividades produtivas, possibilitando assim a conservação dos recursos. Para a implementação de uma APA é necessário a delimitação de parâmetros sócio-ambientais e o desenvolvimento de atividades educativas. A Área de Proteção Ambiental das Brisas foi criada em 1992. Embora os terrenos sejam privados, é administrada pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O planejamento de ações educativas em duas escolas vizinhas (dezoito professores e setenta e dois alunos ) e um levantamento de dados junto a treze moradores da APA fizeram parte da metodologia de investigação. As atividades como trabalhos de campo, confecção de mapas, leituras de textos e debates foram realizadas nas disciplinas Ciências e Matemática e envolveram alunos da 6ª e 7ª séries do ensino fundamental. A ação na escola demonstrou que as unidades de conservação podem ser utilizadas para o desenvolvimento de temas ambientais articulados às disciplinas formais, e com isso desenvolvendo o conceito de cidadania. Os dados obtidos revelaram que a comunidade não tem conhecimento da APA, mas mostraram também que a atuação das Associações de Moradores e da Prefeitura pode mudar este quadro.Programa de Pós-graduação em Ciência AmbientalMultidisciplinarSanta-rita, Tania GuimarãesCPF:42157631522http://lattes.cnpq.br/5348741585077903Viana, Mauro CelioCPF:66678090522Santos, Selene de Souza Carvalho Herculano dosCPF:53312512522http://lattes.cnpq.br/6543463953218007Carvalho, Acacio Geraldo deCPF:65341127022http://lattes.cnpq.br/6260575742015817Carvalho, Cacilda Nascimento deCPF:79576589622Pereira, Paula Moraes2021-03-10T20:44:27Z2009-06-032021-03-10T20:44:27Z1999-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18394porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:27Zoai:app.uff.br:1/18394Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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