Pesquisa e aprendizagem narrativas na EJA em Queimados/RJ: um memorial sobre formação mútua tecido a várias mãos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Brandão, Caroline Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30029
Resumo: Esta é uma pesquisa-formação realizada em meio à atuação docente da pesquisadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Queimados/RJ. Enquanto pressupostos teórico-filosóficos figuram a perspectiva freireana de humanização a partir da educação emancipatória, que proporcione o desvelar crítico das opressões vividas, bem como a perspectiva da formação e da construção do conhecimento em rede. O produto desta pesquisa é um memorial de formação mútua, envolvendo narrativas das experiências vividas por e entre educandas e educadora no cotidiano escolar, bem como das narrativas de vida elaboradas por elas e as reflexões teóricopráticas da educadora-pesquisadora. Tais movimentos narrativos autobiográficos são uma aposta no potencial da pesquisa narrativa de reposicionar o sujeito de maneira mais objetiva frente à realidade que o condiciona. Além disso, em diálogo com a realidade local, são discutidas as consequências do que chamamos aqui de “desterritorialização da EJA” desde a política nacional de educação. Os principais campos de produção do conhecimento em educação com os quais conversaremos são, portanto, as pesquisas narrativas, as pesquisas com o cotidiano e as pesquisas em EJA. A relação com esses campos deve-se a um posicionamento inegociável frente aos atos de praticar e de pesquisar a educação, desde uma perspectiva democrática, antirracista, anticolonial, com compromisso político, ético e estético. Por entendermos ser preciso tencionar os limites convencionados para a investigação dita científica, questionando as bases epistemológicas impostas e o enclausuramento metodológico, adotamos as chamadas “metodologias menores”, como a conversa e a escrita de si, realizadas em meio ao ensino de Ciências, em diálogo com seu currículo. As narrativas tecidas por educandas e educadora sugerem limitações e potências dos percursos metodológicos trilhados, expostas de maneira narrativa (e frequentemente poética) ao longo deste memorial. O que se destaca, ao fim e ao cabo, é a potência da abertura a descobrir novas formas de afetação e investigação no ensino e na pesquisa em educação, bem como na formação docente. Este memorial de formação mútua fala da importância dos não-saberes, do cultivo da delicadeza, de “pisar devagarinho” em chãos desconhecidos, tocando com cuidado as feridas produzidas há séculos e ainda não curadas, de expandir territórios estreitados ao realizar mergulhos literários, entre outros aprendizados proporcionados pelo encontro com Outros. Fala da dor e da resistência que só as classes populares e as minorias étnicoraciais podem ensinar, mas também sobre esperança e sonhos que não envelhecem.
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O produto desta pesquisa é um memorial de formação mútua, envolvendo narrativas das experiências vividas por e entre educandas e educadora no cotidiano escolar, bem como das narrativas de vida elaboradas por elas e as reflexões teóricopráticas da educadora-pesquisadora. Tais movimentos narrativos autobiográficos são uma aposta no potencial da pesquisa narrativa de reposicionar o sujeito de maneira mais objetiva frente à realidade que o condiciona. Além disso, em diálogo com a realidade local, são discutidas as consequências do que chamamos aqui de “desterritorialização da EJA” desde a política nacional de educação. Os principais campos de produção do conhecimento em educação com os quais conversaremos são, portanto, as pesquisas narrativas, as pesquisas com o cotidiano e as pesquisas em EJA. A relação com esses campos deve-se a um posicionamento inegociável frente aos atos de praticar e de pesquisar a educação, desde uma perspectiva democrática, antirracista, anticolonial, com compromisso político, ético e estético. Por entendermos ser preciso tencionar os limites convencionados para a investigação dita científica, questionando as bases epistemológicas impostas e o enclausuramento metodológico, adotamos as chamadas “metodologias menores”, como a conversa e a escrita de si, realizadas em meio ao ensino de Ciências, em diálogo com seu currículo. As narrativas tecidas por educandas e educadora sugerem limitações e potências dos percursos metodológicos trilhados, expostas de maneira narrativa (e frequentemente poética) ao longo deste memorial. O que se destaca, ao fim e ao cabo, é a potência da abertura a descobrir novas formas de afetação e investigação no ensino e na pesquisa em educação, bem como na formação docente. Este memorial de formação mútua fala da importância dos não-saberes, do cultivo da delicadeza, de “pisar devagarinho” em chãos desconhecidos, tocando com cuidado as feridas produzidas há séculos e ainda não curadas, de expandir territórios estreitados ao realizar mergulhos literários, entre outros aprendizados proporcionados pelo encontro com Outros. Fala da dor e da resistência que só as classes populares e as minorias étnicoraciais podem ensinar, mas também sobre esperança e sonhos que não envelhecem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorse trata de una investigación-formación realizada en medio de la actividad docente de la investigadora en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el municipio de Queimados/RJ. Como presupuestos teórico-filosóficos figuran la perspectiva freireana de humanización desde la educación emancipadora, que brinda el develamiento crítico de las opresiones vividas, así como la perspectiva de formación y construcción de saberes en red. El producto de esta investigación es un memorial de formación mutua, formado de relatos de las experiencias vividas por y entre las estudiantes y la educadora en el cotidiano escolar, así como los relatos de vida elaborados por ellas y las reflexiones teórico-prácticas de la educadora-investigadora. Estos movimientos narrativos autobiográficos son una apuesta al potencial de la investigación narrativa para reposicionar más objetivamente al sujeto frente a la realidad que lo condiciona. Además, en diálogo con la realidad local, se discuten las consecuencias de lo que aquí llamamos “desterritorialización de la EJA” desde la política educativa nacional. Los principales campos de producción de conocimiento en educación de los que hablaremos son, por tanto, la investigación narrativa, la investigación con lo cotidiano y la investigación en EJA. La relación con estos campos obedece a una posición innegociable em relación con los actos de ejercer e investigar la educación, desde una perspectiva democrática, antirracista, anticolonial, con compromiso político, ético y estético. Ya que entendemos que es necesario forzar los límites pactados para la investigación científica, cuestionando las bases epistemológicas y el encierro metodológico impuestos, adoptamos las llamadas "metodologías menores", como la conversación y la escritura de sí, realizadas en medio de la enseñanza de las Ciencias, en diálogo con tu currículum. Las narrativas tejidas por estudiantes y educadora sugieren limitaciones y posibilidades de los caminos metodológicos seguidos, expuestos de manera narrativa (y muchas veces poética) a lo largo de este memorial. Lo que se destaca, al fin y al cabo, es el poder de apertura a descubrir nuevas formas de practicar e investigar la docencia y la investigación en educación, así como la formación de docentes. Este memorial de formación recíproca habla de la importancia de el “no-saber”, de cultivar la delicadeza, de “pisar despacio” en terrenos desconocidos, de tocar con cuidado las heridas producidas hace siglos y aún no cicatrizadas, de expandir estrechos territorios a través de inmersiones literarias, entre otras enseñanzas proporcionada por el encuentro con los Otros. Habla del dolor y de la resistencia que sólo las clases populares y las minorías étnico-raciales pueden enseñar, pero también de la esperanza y los sueños que no envejecen.227 pLima, Maria Jacqueline Girão Soares deVentura, Jaqueline PereiraReis, Graça Regina Franco da SilvaLoureiro, Carlos Frederico BernardoBrandão, Caroline Martins2023-08-18T15:22:32Z2023-08-18T15:22:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANDÃO, Caroline Martins. Pesquisa e aprendizagem narrativas na EJA em Queimados/RJ: um memorial sobre formação mútua tecido a várias mãos. 2023. 227f. 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