Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793
Resumo: O trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
id UFF-2_c8bf9c93edfe52d2d50af1d059925414
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10404
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversãoEnsino de físicaAprendizagem significativaEnergiaO trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aulaThe following thesis consists of a proposal for a didactic sequence on the concept of energy, a theme inserted in the minimum curriculum of the 2nd grade of high school for students of the state network of Rio de Janeiro. In order to carry out this work, educational legislation and some theories of learning, applied to physics that served as a foundation in the development of the sequence and guided the application in the classroom of the didactic sequence were taken into account. The chosen theme focuses on the teaching of energy, involving mechanical energy and its conversion to electric energy. To enrich the discussion, the conversion of thermal energy into electrical energy was illustrated, stimulating a discussion about the use of other forms of energy, as well as renewable energies. As a product associated with this dissertation, a separate document was prepared, capable of being used by teachers of the basic education to apply this proposal in the classroom125f.Silva, Ladário daZarro, Carlos Augusto DominguesCarvalhohttp://lattes.cnpq.br/5071361070279561http://lattes.cnpq.br/3743563498830737http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/8148904322500734Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de2019-07-11T17:27:12Z2019-07-11T17:27:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:08:07Zoai:app.uff.br:1/10404Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T14:08:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
title Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
spellingShingle Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia
title_short Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
title_full Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
title_fullStr Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
title_sort Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
author Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de
author_facet Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Carvalho
http://lattes.cnpq.br/5071361070279561
http://lattes.cnpq.br/3743563498830737
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/8148904322500734
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia
description O trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T17:27:12Z
2019-07-11T17:27:12Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038164051755008