Percepções e hábitos de leitura nos estudantes de graduação em letras da Universidade Federal Fluminense
Ano de defesa: | 2018 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | No meio universitário no Brasil falta-nos conhecimento sistemático sobre a situação real do leitor, embora sejam muitas as queixas dos docentes universitários sobre a leitura e a escrita de seus alunos. A partir disso, pretendemos com a presente pesquisa contribuir para o enfrentamento dessa lacuna na produção acadêmica brasileira sobre hábitos de leitura, em especial dos estudantes de letras, ou seja, os futuros professores de língua e literatura. Para a realização desse estudo, que é transversal, foi aplicado um questionário sociodemográfico e de hábitos e práticas de leitura com base em questionários utilizados em pesquisas prévias, de referência, sobre o tema. Com dados objetivos foi possível detectar evidências que apontam que o grande determinante para se ler em maior quantidade e com maior frequência é gostar de ler. Além disso, o curso de letras parece não influenciar no hábito leitor, uma vez que a média de livros lidos não foi alterada entre os ingressantes e os concluintes, bem como não foi possível identificar uma diferença no perfil desses alunos no que se refere aos livros que estavam sendo lidos durante o período das entrevistas e aos exemplares que mais foram marcantes em suas vidas. Foi encontrada, contudo, diferença nos gêneros lidos entre os ingressantes e os formandos. Por fim, o curso de letras da UFF apresenta alunos mais velhos (com mais de vinte e cinco anos), que possuem renda familiar mais baixa, que tem mais discentes que também trabalham, que são majoritariamente provenientes de escola pública, que leem mais e cujos pais dos alunos possuem um nível de escolaridade superior e se comparados com os estudantes das universidades federais como um todo. Já sobre a percepção do gosto pela leitura, os estudantes de letras da UFF também afirmaram gostar mais do que a população brasileira de forma geral |
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Percepções e hábitos de leitura nos estudantes de graduação em letras da Universidade Federal FluminenseHábitos de leituraUniversidadeFormação de professoresLicenciaturaLetrasHábito de LeituraFormação de ProfessorLicenciaturaLeitorEnsino superiorProdução AcadêmicaLetrasReading habitsUniversityPre-service teacherGraduationLanguageNo meio universitário no Brasil falta-nos conhecimento sistemático sobre a situação real do leitor, embora sejam muitas as queixas dos docentes universitários sobre a leitura e a escrita de seus alunos. A partir disso, pretendemos com a presente pesquisa contribuir para o enfrentamento dessa lacuna na produção acadêmica brasileira sobre hábitos de leitura, em especial dos estudantes de letras, ou seja, os futuros professores de língua e literatura. Para a realização desse estudo, que é transversal, foi aplicado um questionário sociodemográfico e de hábitos e práticas de leitura com base em questionários utilizados em pesquisas prévias, de referência, sobre o tema. Com dados objetivos foi possível detectar evidências que apontam que o grande determinante para se ler em maior quantidade e com maior frequência é gostar de ler. Além disso, o curso de letras parece não influenciar no hábito leitor, uma vez que a média de livros lidos não foi alterada entre os ingressantes e os concluintes, bem como não foi possível identificar uma diferença no perfil desses alunos no que se refere aos livros que estavam sendo lidos durante o período das entrevistas e aos exemplares que mais foram marcantes em suas vidas. Foi encontrada, contudo, diferença nos gêneros lidos entre os ingressantes e os formandos. Por fim, o curso de letras da UFF apresenta alunos mais velhos (com mais de vinte e cinco anos), que possuem renda familiar mais baixa, que tem mais discentes que também trabalham, que são majoritariamente provenientes de escola pública, que leem mais e cujos pais dos alunos possuem um nível de escolaridade superior e se comparados com os estudantes das universidades federais como um todo. Já sobre a percepção do gosto pela leitura, os estudantes de letras da UFF também afirmaram gostar mais do que a população brasileira de forma geralCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn Brazil's university environment, there is a lack of systematic knowledge about the real situation of the reader, although there are many complaints from the university's professors about the reading and writing of their students. From this, we intend with this research to contribute to help to end this gap in the Brazilian academic production on reading habits, especially of students of languages, in other words, future teachers of language and literature. To conduct this study - sectional study, a sociodemographic questionnaire of habits and reading practices were applied based on questionnaires used in previous researchers, of reference, on the subject. With objective data, it was possible to detect evidence that the major determinant for reading more and more often is like to read. Besides that, the literature course does not seem to influence the habit of reading significantly, since the average number of books read has not changed among the students and the graduating students, nor was it possible to identify a difference in the profile of these students in the regard about books that were being read during the period of the interviews and the copies that were most striking in their lives. However, differences were found in the subjects read between the students and the bachelor, which may be the result of the interference of the course in the student's education. Finally, the UFF's language course presents older students (over twenty-five), who have lower family income, who have more students who also work, who are mostly from public schools, who read more and whose parents have a higher level of schooling compared to students at federal universities as the whole. Regarding the perception of the taste for reading, the students of languages in UFF also affirmed to like more than the Brazilian population in generalSantos, Claudete Daflon DosRodrigues, AndréaFreitas, Luciana Maria Almeida deAlmeida, Giulia Alexandre Silva de2018-06-13T13:58:01Z2018-06-13T13:58:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6686CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-07T18:19:40Zoai:app.uff.br:1/6686Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-07T18:19:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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