Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329 |
Resumo: | O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência |
id |
UFF-2_cd54ea0c5224b323c5a687d9e65d83ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4329 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciênciaLavoisierTeatro científicoEnsino de ciênciasPopularização da ciênciaTeatroLúdicoEnsino da ciênciaQuímicaTeatro na educaçãoLavoisierScientific theaterScience teachingScience popularizationO principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciênciaThe main goal of this thesis was to make an articulation between science and arts in order to highlight the life and accomplishments of Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), the historical background that marked the transition from alchemy to the modern chemistry, and more important, to make the chemistry teaching more palatable, interdisciplinary and historically contextualized. Our focus on chemistry comes from our own personal and professional history, as a chemistry teacher on private and public schools, but also as an actor and theater director of educational and literary plays. In order to reach those goals, a historical research was done on Lavoisier's life and achievements, on the passage from alchemy to modern chemistry and a brief history of the scientific dissemination and of the initiatives for the usage of theater as didactic tool. We staged the play on different places and we did a survey in order to evaluate our work. We developed a play that was designed to be na articulation between arts and science, with Antoine Lavoisier as it’s main character. We were able to find on our researches the importance of this language as a tool for scientific dissemination and for stududents of Science: the audience, in general, understood the discussions on the theory of the oxygen and the epistemological debates that covers the construction of scientific knowledge. The conclusion we have is that the theater offers a range of possibilities for scientific popularization and for education on science.Chinelli, Maura VenturaBorges, Marcia NarcizoAndrade, Luiz Antonio BotelhoAguiar, Luiz Edmundo Vargas deMoreira, Nelson dos Santos2017-08-28T19:17:05Z2017-08-28T19:17:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4329http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:07:22Zoai:app.uff.br:1/4329Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T17:07:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
title |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
spellingShingle |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência Moreira, Nelson dos Santos Lavoisier Teatro científico Ensino de ciências Popularização da ciência Teatro Lúdico Ensino da ciência Química Teatro na educação Lavoisier Scientific theater Science teaching Science popularization |
title_short |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
title_full |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
title_fullStr |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
title_full_unstemmed |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
title_sort |
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência |
author |
Moreira, Nelson dos Santos |
author_facet |
Moreira, Nelson dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Borges, Marcia Narcizo Andrade, Luiz Antonio Botelho Aguiar, Luiz Edmundo Vargas de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Nelson dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lavoisier Teatro científico Ensino de ciências Popularização da ciência Teatro Lúdico Ensino da ciência Química Teatro na educação Lavoisier Scientific theater Science teaching Science popularization |
topic |
Lavoisier Teatro científico Ensino de ciências Popularização da ciência Teatro Lúdico Ensino da ciência Química Teatro na educação Lavoisier Scientific theater Science teaching Science popularization |
description |
O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-08-28T19:17:05Z 2017-08-28T19:17:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038172076507136 |