Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Moreira, Nelson dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329
Resumo: O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência
id UFF-2_cd54ea0c5224b323c5a687d9e65d83ab
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4329
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciênciaLavoisierTeatro científicoEnsino de ciênciasPopularização da ciênciaTeatroLúdicoEnsino da ciênciaQuímicaTeatro na educaçãoLavoisierScientific theaterScience teachingScience popularizationO principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciênciaThe main goal of this thesis was to make an articulation between science and arts in order to highlight the life and accomplishments of Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), the historical background that marked the transition from alchemy to the modern chemistry, and more important, to make the chemistry teaching more palatable, interdisciplinary and historically contextualized. Our focus on chemistry comes from our own personal and professional history, as a chemistry teacher on private and public schools, but also as an actor and theater director of educational and literary plays. In order to reach those goals, a historical research was done on Lavoisier's life and achievements, on the passage from alchemy to modern chemistry and a brief history of the scientific dissemination and of the initiatives for the usage of theater as didactic tool. We staged the play on different places and we did a survey in order to evaluate our work. We developed a play that was designed to be na articulation between arts and science, with Antoine Lavoisier as it’s main character. We were able to find on our researches the importance of this language as a tool for scientific dissemination and for stududents of Science: the audience, in general, understood the discussions on the theory of the oxygen and the epistemological debates that covers the construction of scientific knowledge. The conclusion we have is that the theater offers a range of possibilities for scientific popularization and for education on science.Chinelli, Maura VenturaBorges, Marcia NarcizoAndrade, Luiz Antonio BotelhoAguiar, Luiz Edmundo Vargas deMoreira, Nelson dos Santos2017-08-28T19:17:05Z2017-08-28T19:17:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4329http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:07:22Zoai:app.uff.br:1/4329Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T17:07:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
title Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
spellingShingle Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
Moreira, Nelson dos Santos
Lavoisier
Teatro científico
Ensino de ciências
Popularização da ciência
Teatro
Lúdico
Ensino da ciência
Química
Teatro na educação
Lavoisier
Scientific theater
Science teaching
Science popularization
title_short Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
title_full Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
title_fullStr Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
title_full_unstemmed Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
title_sort Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
author Moreira, Nelson dos Santos
author_facet Moreira, Nelson dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Borges, Marcia Narcizo
Andrade, Luiz Antonio Botelho
Aguiar, Luiz Edmundo Vargas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Nelson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Lavoisier
Teatro científico
Ensino de ciências
Popularização da ciência
Teatro
Lúdico
Ensino da ciência
Química
Teatro na educação
Lavoisier
Scientific theater
Science teaching
Science popularization
topic Lavoisier
Teatro científico
Ensino de ciências
Popularização da ciência
Teatro
Lúdico
Ensino da ciência
Química
Teatro na educação
Lavoisier
Scientific theater
Science teaching
Science popularization
description O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da alquimia para a química moderna e um breve histórico da divulgação científica e das iniciativas de se usar o teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de teatro que pretende ser uma articulação entre ciência e arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência: os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-08-28T19:17:05Z
2017-08-28T19:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038172076507136