A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Este trabalho convida à autopercepção, enquanto sujeitos historicamente situados, iniciando-se pela escrita autobiográfica, em forma de memorial. Deste modo, revela o trânsito da pesquisa, as descobertas e o encontro do eu-midiatizado com o eu- pesquisador; da universidade com seu entorno; do cyberespaço com o terreiro; e de uma epistemologia tradicional com o giro epistemológico decolonial. Num segundo momento, esboça-se uma demarcação sobre as diferentes linhagens de Umbanda, aproximando-as à algumas vertentes, demarcadas nos Congressos de Umbanda (I e II). Num terceiro momento, coloca-se o debate sobre o papel da memória e da experiência, na formação de uma cultura terreirizada. Assim, apresenta-se uma visão do que significa a auto-inscrição numa comunidade de terreiro, através de nuances desta cultura e, seu vínculo na formação de uma Educação de Axé. Por fim, utilizam- se estas referências para relacionar questões entre o Curso de Teologia de Umbanda – TU – A Jornada 2020, da Umbanda EAD e a Educação de Axé. |
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A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?UmbandaEducação de AxéCyberculturaMemorialAutonetnografiaAuto-inscriçãoUmbandaEnsino religiosoCiberespaçoUmbandaAxé EducationCybercultureMemorialAutonetnographySelf-InscriptionEste trabalho convida à autopercepção, enquanto sujeitos historicamente situados, iniciando-se pela escrita autobiográfica, em forma de memorial. Deste modo, revela o trânsito da pesquisa, as descobertas e o encontro do eu-midiatizado com o eu- pesquisador; da universidade com seu entorno; do cyberespaço com o terreiro; e de uma epistemologia tradicional com o giro epistemológico decolonial. Num segundo momento, esboça-se uma demarcação sobre as diferentes linhagens de Umbanda, aproximando-as à algumas vertentes, demarcadas nos Congressos de Umbanda (I e II). Num terceiro momento, coloca-se o debate sobre o papel da memória e da experiência, na formação de uma cultura terreirizada. Assim, apresenta-se uma visão do que significa a auto-inscrição numa comunidade de terreiro, através de nuances desta cultura e, seu vínculo na formação de uma Educação de Axé. Por fim, utilizam- se estas referências para relacionar questões entre o Curso de Teologia de Umbanda – TU – A Jornada 2020, da Umbanda EAD e a Educação de Axé.This work invites self-perception, as historically situated subjects, starting with autobiographical writing, in the form of a memorial. In this way, it reveals the transit of research, the discoveries and the encounter of the mediatized self with the self- researcher; the university with its surroundings; cyberspace with the terreiro; and a traditional epistemology with the decolonial epistemological turn. In a second step, a demarcation of the different lines of Umbanda is outlined, bringing them closer to some aspects, demarcated in the Congresses of Umbanda (I and II). In a third moment, there is a debate about the role of memory and experience, in the formation of a terreirized culture. Thus, it presents a vision of what self-inscription in a terreiro community means, through the nuances of this culture and its link in the formation of an Axé Education. Finally, these references are used to relate issues between Umbanda's Theology Course - TU – The Journey 2020, from Umbanda EAD and Axé Education.172 pSantiago, Mylene CristinaFranco, Marco Antônio MeloAraújo, Margareth Martins deMonteiro, Lidiane da Costa2023-02-27T13:03:06Z2023-02-27T13:03:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Lidiane da Costa. A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores? 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27958CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T13:03:11Zoai:app.uff.br:1/27958Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-27T13:03:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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