Cidade em chamas: o caos, a urbe e a vida em Sin City
Ano de defesa: | 2017 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7191 |
Resumo: | A presente pesquisa foi feita a partir da análise crítica do primeiro volume da coleção de minisséries em quadrinhos, Sin City (1991 – 1992): The Hard Goodbye, de Frank Miller. Promovendo o diálogo entre a Literatura e História, observamos e exploramos a ocorrência de algumas consequências negativas que um desenvolvimento desordenado das metrópoles urbanas causou em nível mundial, focando na expansão desenfreada da violência até os dias de hoje. Primeiramente, percebemos e analisamos a importância atribuída à presença e representação de diferentes cidades na Literatura de modo geral, seja como setting da obra ou, nosso foco principal, características que as aproximam do papel de personagem, chegando até mesmo a ser consideradas personagem principal, muitas vezes ganhando personalidade e vida própria, estabelecendo diversas ligações com outras personagens. Além disso, buscamos elaborar um estudo crítico sobre a desestruturação urbana na cidade de Basin City, onde se passa a história de Sin City, um modelo ficcional que representa uma metrópole contemporânea. A fim de alcançar um exame completo da obra, investigamos o gênero ao qual Sin City pertence e seus desdobramentos, falando assim sobre o noir e o neo-noir em textos escritos e não deixando de lado representações cinematográficas, nunca perdendo de vista a representação e o conceito da cidade em outras obras do gênero |
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Cidade em chamas: o caos, a urbe e a vida em Sin CityNoirNeo-noirCaosUrbanizaçãoDesenvolvimentoCidadeHistória em quadrinhosUrbanizaçãoMetrópoleViolênciaUrbanizationDevelopmentCityChaosNeo-noirNoirA presente pesquisa foi feita a partir da análise crítica do primeiro volume da coleção de minisséries em quadrinhos, Sin City (1991 – 1992): The Hard Goodbye, de Frank Miller. Promovendo o diálogo entre a Literatura e História, observamos e exploramos a ocorrência de algumas consequências negativas que um desenvolvimento desordenado das metrópoles urbanas causou em nível mundial, focando na expansão desenfreada da violência até os dias de hoje. Primeiramente, percebemos e analisamos a importância atribuída à presença e representação de diferentes cidades na Literatura de modo geral, seja como setting da obra ou, nosso foco principal, características que as aproximam do papel de personagem, chegando até mesmo a ser consideradas personagem principal, muitas vezes ganhando personalidade e vida própria, estabelecendo diversas ligações com outras personagens. Além disso, buscamos elaborar um estudo crítico sobre a desestruturação urbana na cidade de Basin City, onde se passa a história de Sin City, um modelo ficcional que representa uma metrópole contemporânea. A fim de alcançar um exame completo da obra, investigamos o gênero ao qual Sin City pertence e seus desdobramentos, falando assim sobre o noir e o neo-noir em textos escritos e não deixando de lado representações cinematográficas, nunca perdendo de vista a representação e o conceito da cidade em outras obras do gêneroThis project was based on the critical analysis of The Hard Goodbye, the first volume of Frank Miller’s graphic narrative Sin City (1991 – 1992). By promoting the dialogue between Literature and History, we verified and explored the existence of the negative consequences that the uncontrolled development of urban metropolises have caused at a global level and, thus, focused on the frantic expansion of violence. Firstly, we analysed the importance conferred to cities in Literature, whether as the setting of the literary work or –our primary focus– the characteristics which approximate the cities to the role of main character, often acquiring a personality and life of their own, while establishing several connections with other characters. Furthermore, a critical study was elaborated concerning the urban disruption in Basin City, a fictional model which represents a contemporary metropolis. In order to achieve a complete assessment of the work, the genre in which Sin City belongs to and its developments were investigated –meaning by this noir and neo-noir in written texts and also cinematographic representations, never losing sight of the portrayal and concept of the city in other works of the same genrePortilho, Carla de FigueiredoCardoso, André Cabral de AlmeidaGomes, Anderson SoaresGuimarães, Mariane de Azevedo Marques2018-08-20T14:29:12Z2018-08-20T14:29:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7191CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T20:11:39Zoai:app.uff.br:1/7191Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T20:11:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente pesquisa foi feita a partir da análise crítica do primeiro volume da coleção de minisséries em quadrinhos, Sin City (1991 – 1992): The Hard Goodbye, de Frank Miller. Promovendo o diálogo entre a Literatura e História, observamos e exploramos a ocorrência de algumas consequências negativas que um desenvolvimento desordenado das metrópoles urbanas causou em nível mundial, focando na expansão desenfreada da violência até os dias de hoje. Primeiramente, percebemos e analisamos a importância atribuída à presença e representação de diferentes cidades na Literatura de modo geral, seja como setting da obra ou, nosso foco principal, características que as aproximam do papel de personagem, chegando até mesmo a ser consideradas personagem principal, muitas vezes ganhando personalidade e vida própria, estabelecendo diversas ligações com outras personagens. Além disso, buscamos elaborar um estudo crítico sobre a desestruturação urbana na cidade de Basin City, onde se passa a história de Sin City, um modelo ficcional que representa uma metrópole contemporânea. A fim de alcançar um exame completo da obra, investigamos o gênero ao qual Sin City pertence e seus desdobramentos, falando assim sobre o noir e o neo-noir em textos escritos e não deixando de lado representações cinematográficas, nunca perdendo de vista a representação e o conceito da cidade em outras obras do gênero |
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