A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS COMO FATOR CRÍTICO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18166 |
Resumo: | Motivation is expected to be an important vector that may or not lead to people s satisfaction. This way, enterprises can achieve great quality among their contributors. A bibliographic research was carried out and a case study was also applied in a worldwide organization in the area of Information Technology. The Theory of Motivation is emphasized on the results of the stimulus that act as strength toward people; leading them to action. The strategy of this research follows a qualitative and descriptive methodology, besides a case study. When the needs are not satisfied, it doesn t mean that the employee will remain frustrated forever. Somehow the needs will be transferred or compensated. It s shown that the Motivation Cycle is constant on people s life. The changes can be so big that affect directly the human behavior inside or outside the organization. The human aspects deserve much more attention and the motivation and satisfaction are the most important points in this process. |
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A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS COMO FATOR CRÍTICO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOmotivaçãosatisfaçãorecursos humanosserviçosqualidademotivationsatisfactionhuman resourcesservicesqualityCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMotivation is expected to be an important vector that may or not lead to people s satisfaction. This way, enterprises can achieve great quality among their contributors. A bibliographic research was carried out and a case study was also applied in a worldwide organization in the area of Information Technology. The Theory of Motivation is emphasized on the results of the stimulus that act as strength toward people; leading them to action. The strategy of this research follows a qualitative and descriptive methodology, besides a case study. When the needs are not satisfied, it doesn t mean that the employee will remain frustrated forever. Somehow the needs will be transferred or compensated. It s shown that the Motivation Cycle is constant on people s life. The changes can be so big that affect directly the human behavior inside or outside the organization. The human aspects deserve much more attention and the motivation and satisfaction are the most important points in this process.Universidade Federal FluminenseAcredita-se que a motivação seja um vetor que leva ou não a satisfação das pessoas, ou seja, um agente de busca da qualidade em serviços. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A organização estudada é multinacional com atuação em Tecnologia da Informação. O seu negócio focaliza-se em indústria e comércio de equipamentos e em soluções tecnológicas. O presente estudo fundamenta-se no princípio de que a motivação é resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação. A estratégia de pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o funcionário ou colaborador permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal. Intensas podem ser as mudanças que se configuram no comportamento de cada indivíduo dentro e fora de uma organização. O aspecto humano merece cada vez mais atenção e a motivação e a satisfação são os pontos mais importantes neste processo.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalZotes, Luis PerezCPF:65524873122Quelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesCPF:20055676522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2Accetta, Lúcia Teresa Alexim de Sousa2021-03-10T20:43:47Z2008-11-242021-03-10T20:43:47Z2005-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18166porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:47Zoai:app.uff.br:1/18166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:43:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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