A lingualização para o ensino e aprendizagem da forma em língua estrangeira: um estudo do blog e do chat-room

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Galvão, Claudia Costeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11220
Resumo: Este trabalho tem por objetivo observar e descrever episódios de noticing percepção através da lingualização languaging para o ensino-aprendizagem da forma em Língua Estrangeira. Os episódios se dão por intermédio de oportunidades geradas em um blog e um chat-room para a produção linguística em Língua Inglesa de alunos da escola regular. Com base no conceito de lingualização e na hipótese da produção compreensível, examino a produção de alunos de diferentes níveis de proficiência de uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma instituição privada de ensino no município de Vassouras, R.J., Brasil. Os dados foram coletados em três etapas a partir da reconstrução de um trecho original do filme "O Retrato de Dorian Grey", a saber: (a) postagens individuais no blog, (b) comentários a respeito das reformulações corretivas realizadas pela pesquisadora e (c) interações em chat-room com outro aprendiz a respeito das suas primeiras postagens. Os erros cometidos pelos alunos foram analisados qualitativamente. Apresenta-se uma análise dos erros que foram percebidos e a respeito dos quais houve episódios relacionados à língua. Dentre os erros que foram percebidos, verifico quais são passíveis de resolução. Os resultados sugerem que a utilização de tal procedimento é eficaz, especialmente no aperfeiçoamento da interlíngua de aprendizes mais proficientes que, aparentemente, se beneficiaram mais dos processos de lingualização dentro dos ambientes virtuais que os menos proficientes. Os resultados apontam benefícios do processo de lingualização que ocorre em ambientes virtuais, mais especificamente no blog e no chat-room, para o ensino-aprendizagem da forma em língua estrangeira
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