Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Caldas, Renan Rubim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417
Resumo: Vivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula.
id UFF-2_f07e69b088053825a9b032af0f6f129d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13417
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentesEducaçãoMovimento socialHistória contemporâneaHistória oralVivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula.339 p.NiteróiAlmeida, Juniele Rabêlo dePenna, Fernando de AraujoFerreira, Marieta de MoraesCaldas, Renan Rubim2020-04-30T13:11:39Z2020-04-30T13:11:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13417Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-11T14:30:43Zoai:app.uff.br:1/13417Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-11T14:30:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
title Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
spellingShingle Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
Caldas, Renan Rubim
Educação
Movimento social
História contemporânea
História oral
title_short Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
title_full Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
title_fullStr Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
title_full_unstemmed Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
title_sort Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
author Caldas, Renan Rubim
author_facet Caldas, Renan Rubim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Juniele Rabêlo de
Penna, Fernando de Araujo
Ferreira, Marieta de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Renan Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Movimento social
História contemporânea
História oral
topic Educação
Movimento social
História contemporânea
História oral
description Vivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-30T13:11:39Z
2020-04-30T13:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038191383937024