Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Anchieta, Wanderley
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15570
Resumo: A dissertação procura entender qual o papel da cor, ou seja, sua importância e/ou função, dentro do sistema narrativo clássico do cinema/audiovisual. Para esse fim estabelece um corpus de produtos audiovisuais prioritariamente advindos dos EUA, país cujo sistema clássico narrativo tomou, desde seu estabelecimento com Griffith, a maior parte da produção local. Se parte, então, para um breve relato histórico das primeiras técnicas de colorização do cinema, ressaltando as resistências sofridas. Por exemplo, os diretores de 1930 temiam que a cor não pudesse ser integrada à narrativa visto que a mesma se tornaria um elemento distrativo da ação na tela. Em um segundo momento, o trabalho se volta para o detalhamento das teorias narrativas em sua conjunção com as teorias estéticas apropriadas. Por fim, a dissertação procura estabelecer as topologias da cor no cinema narrativo contemporâneo, tendo formatado cinco: a cor ausente; a cor contundente; a cor impossível; a cor ultrassensível; a cor factível. Todos esses modos trabalham de forma diferente a atenção do espectador e sua disposição estética. Ademais, todas as topologias, em maior ou menor grau, trabalham a favor da narrativa, lhe provendo maior densidade de elementos e enriquecendo a experiência do espectador através de sensibilidade e informação colorida.
id UFF-2_f134e31de818b9ee58003a57d36d9e97
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15570
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativoColoring the shadows: inquiries about the role of color in narrative cinemaCoresCinemaNarrativaNarratologiaExperiência estéticaCor na arteCinemaNarrativaExperiência Estética (Arte)ColorsCinemaNarrativeNarratologyAesthetic experienceA dissertação procura entender qual o papel da cor, ou seja, sua importância e/ou função, dentro do sistema narrativo clássico do cinema/audiovisual. Para esse fim estabelece um corpus de produtos audiovisuais prioritariamente advindos dos EUA, país cujo sistema clássico narrativo tomou, desde seu estabelecimento com Griffith, a maior parte da produção local. Se parte, então, para um breve relato histórico das primeiras técnicas de colorização do cinema, ressaltando as resistências sofridas. Por exemplo, os diretores de 1930 temiam que a cor não pudesse ser integrada à narrativa visto que a mesma se tornaria um elemento distrativo da ação na tela. Em um segundo momento, o trabalho se volta para o detalhamento das teorias narrativas em sua conjunção com as teorias estéticas apropriadas. Por fim, a dissertação procura estabelecer as topologias da cor no cinema narrativo contemporâneo, tendo formatado cinco: a cor ausente; a cor contundente; a cor impossível; a cor ultrassensível; a cor factível. Todos esses modos trabalham de forma diferente a atenção do espectador e sua disposição estética. Ademais, todas as topologias, em maior ou menor grau, trabalham a favor da narrativa, lhe provendo maior densidade de elementos e enriquecendo a experiência do espectador através de sensibilidade e informação colorida.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation seeks to understand the role of color, that is, its importance and/or function, within the classic narrative system of cinema. To this end it establishes a corpus of audiovisual products primarily from the USA, a country where the classical narrative system has dominated most of its local production since its establishment with Griffith. It begins with a brief historical account of cinema’s first techniques of colorization, highlighting the resistances against its use. For example, the filmmakers of 1930 feared that color could not be integrated into the narrative as it would become an element of distraction from the screen’s action. Secondly, the argument turns to the detailing of narrative theories in conjunction with appropriate aesthetic theories. Finally, the dissertation tries to establish the topologies of color in the contemporary narrative cinema, having gathered five: the absent color; the overwhelming color; the impossible color; the ultra-sensitive color; the feasible color. All these modes work differently in regards to the viewer's attention and his aesthetic disposition. In addition, all topologies, to a greater or lesser degree, work in the narrative’s favor, providing a greater density of elements and enriching the viewer’s experience through color sensitivity and color information.113fPicado, BenjamimOliveira, ThaianeSchneider, Greicehttp://lattes.cnpq.br/3641470786909705Anchieta, Wanderley2020-10-29T12:48:39Z2020-10-29T12:48:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANCHIETA, Wanderley. Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15570Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:55Zoai:app.uff.br:1/15570Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:31:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
Coloring the shadows: inquiries about the role of color in narrative cinema
title Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
spellingShingle Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
Anchieta, Wanderley
Cores
Cinema
Narrativa
Narratologia
Experiência estética
Cor na arte
Cinema
Narrativa
Experiência Estética (Arte)
Colors
Cinema
Narrative
Narratology
Aesthetic experience
title_short Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
title_full Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
title_fullStr Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
title_full_unstemmed Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
title_sort Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
author Anchieta, Wanderley
author_facet Anchieta, Wanderley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picado, Benjamim
Oliveira, Thaiane
Schneider, Greice
http://lattes.cnpq.br/3641470786909705
dc.contributor.author.fl_str_mv Anchieta, Wanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Cores
Cinema
Narrativa
Narratologia
Experiência estética
Cor na arte
Cinema
Narrativa
Experiência Estética (Arte)
Colors
Cinema
Narrative
Narratology
Aesthetic experience
topic Cores
Cinema
Narrativa
Narratologia
Experiência estética
Cor na arte
Cinema
Narrativa
Experiência Estética (Arte)
Colors
Cinema
Narrative
Narratology
Aesthetic experience
description A dissertação procura entender qual o papel da cor, ou seja, sua importância e/ou função, dentro do sistema narrativo clássico do cinema/audiovisual. Para esse fim estabelece um corpus de produtos audiovisuais prioritariamente advindos dos EUA, país cujo sistema clássico narrativo tomou, desde seu estabelecimento com Griffith, a maior parte da produção local. Se parte, então, para um breve relato histórico das primeiras técnicas de colorização do cinema, ressaltando as resistências sofridas. Por exemplo, os diretores de 1930 temiam que a cor não pudesse ser integrada à narrativa visto que a mesma se tornaria um elemento distrativo da ação na tela. Em um segundo momento, o trabalho se volta para o detalhamento das teorias narrativas em sua conjunção com as teorias estéticas apropriadas. Por fim, a dissertação procura estabelecer as topologias da cor no cinema narrativo contemporâneo, tendo formatado cinco: a cor ausente; a cor contundente; a cor impossível; a cor ultrassensível; a cor factível. Todos esses modos trabalham de forma diferente a atenção do espectador e sua disposição estética. Ademais, todas as topologias, em maior ou menor grau, trabalham a favor da narrativa, lhe provendo maior densidade de elementos e enriquecendo a experiência do espectador através de sensibilidade e informação colorida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-29T12:48:39Z
2020-10-29T12:48:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANCHIETA, Wanderley. Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15570
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv ANCHIETA, Wanderley. Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038156230426624