Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Belonia, Cinthia da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10131
Resumo: Inscrevem-se em Del amor y otros demonios, narrativa de Gabriel García Márquez selecionada como objeto de estudo nesta Dissertação, construções discursivas colonialistas da Espanha católica e inquisitorial vigentes em um contexto social latino-americano referenciado na Colômbia do século XVIII. A representação literária dessa ambiguidade cultural constitui-se como referente histórico em torno do qual se estrutura a narrativa. A análise do discurso religioso na obra referencia-se no conceito de hibridismo cultural que permanece em sua incompletude como processo de tradução cultural de ethoï históricos. O hibridismo é metaforizado no embate entre o racionalismo científico ocidental e branco e o discurso religioso africano e negro, representados nas figuras da Casa Grande, na qual se identifica o ethos etnocêntrico ocidental, e da Senzala, na qual se inscreve um mundo de caos, desordem e ausência de hierarquia. Nesse quadro, abordamos o sincretismo religioso no romance de García Márquez assim como a denúncia da intolerância entrevista no discurso religioso monológico do catolicismo “branco” que identifica o ethos religioso afroamericano com os sintomas de uma possessão demoníaca. Em nossa abordagem referenciamos ainda a demonologização do negro pela empresa colonialista européia, visível na construção das personagens e na tessitura narrativa
id UFF-2_f4bc5c4c8385140536a0eb54e8f5d099
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10131
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García MárquezAmbiguidadeCiênciaHibridismoReligiãoTransgressãoLiteratura hispano-americanaCiênciaHibridismo (Ciências social)AmbigüedadCienciaHibridaciónReligiónTransgresiónInscrevem-se em Del amor y otros demonios, narrativa de Gabriel García Márquez selecionada como objeto de estudo nesta Dissertação, construções discursivas colonialistas da Espanha católica e inquisitorial vigentes em um contexto social latino-americano referenciado na Colômbia do século XVIII. A representação literária dessa ambiguidade cultural constitui-se como referente histórico em torno do qual se estrutura a narrativa. A análise do discurso religioso na obra referencia-se no conceito de hibridismo cultural que permanece em sua incompletude como processo de tradução cultural de ethoï históricos. O hibridismo é metaforizado no embate entre o racionalismo científico ocidental e branco e o discurso religioso africano e negro, representados nas figuras da Casa Grande, na qual se identifica o ethos etnocêntrico ocidental, e da Senzala, na qual se inscreve um mundo de caos, desordem e ausência de hierarquia. Nesse quadro, abordamos o sincretismo religioso no romance de García Márquez assim como a denúncia da intolerância entrevista no discurso religioso monológico do catolicismo “branco” que identifica o ethos religioso afroamericano com os sintomas de uma possessão demoníaca. Em nossa abordagem referenciamos ainda a demonologização do negro pela empresa colonialista européia, visível na construção das personagens e na tessitura narrativaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorForman parte en Del amor y Otros demonios, narrativa de Gabriel García Márquez seleccionado como objeto de estudio de este ensayo, construcciones discursivas colonialistas de la España católica e inquisitorial vigente en un contexto social latinoamericano referenciado en Colombia del siglo XVIII. La representación literaria de esa ambigüedad cultural se constituye como referente histórico alrededor del cual se estructura la narración. El análisis del discurso religioso en la obra hace referencia al concepto de hibridez cultural que permanece en su estado incompleto como proceso de traducción cultural de ethos histórico. La hibridación es metaforizada en el choque entre el racionalismo científico occidental y el discurso religioso africano y negro, representados en las figuras de la Casa Grande, en la cual se identifica el ethos etnocéntrico occidental, y de la Senzala, en la que se inscribe un mundo de caos, el desorden y la falta de jerarquía. En este marco, abordamos el sincretismo religioso en la novela de García Márquez además de la denuncia de la intolerancia entrevista en el discurso religioso monológico del catolicismo "blanco" que identifica el ethos religioso afroamericano con los síntomas de una posesión demoníaca. En nuestro enfoque mencionamos todavía la demonologización del negro por la empresa colonialista europea, visible en la construcción de los personajes y en la arquitectura narrativa87f.Vianna Neto, Arnaldo RosaTeixeira, Lívia Maria de Freitas ReisVillar, Marilia SantannaBelonia, Cinthia da Silva2019-06-26T13:15:29Z2019-06-26T13:15:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10131http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-07T18:13:07Zoai:app.uff.br:1/10131Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-07T18:13:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
title Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
spellingShingle Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
Belonia, Cinthia da Silva
Ambiguidade
Ciência
Hibridismo
Religião
Transgressão
Literatura hispano-americana
Ciência
Hibridismo (Ciências social)
Ambigüedad
Ciencia
Hibridación
Religión
Transgresión
title_short Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
title_full Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
title_fullStr Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
title_full_unstemmed Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
title_sort Gardênias, mandinga e exorcismo em Del amor y otros demonios: o hibridismo em Gabriel García Márquez
author Belonia, Cinthia da Silva
author_facet Belonia, Cinthia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna Neto, Arnaldo Rosa
Teixeira, Lívia Maria de Freitas Reis
Villar, Marilia Santanna
dc.contributor.author.fl_str_mv Belonia, Cinthia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiguidade
Ciência
Hibridismo
Religião
Transgressão
Literatura hispano-americana
Ciência
Hibridismo (Ciências social)
Ambigüedad
Ciencia
Hibridación
Religión
Transgresión
topic Ambiguidade
Ciência
Hibridismo
Religião
Transgressão
Literatura hispano-americana
Ciência
Hibridismo (Ciências social)
Ambigüedad
Ciencia
Hibridación
Religión
Transgresión
description Inscrevem-se em Del amor y otros demonios, narrativa de Gabriel García Márquez selecionada como objeto de estudo nesta Dissertação, construções discursivas colonialistas da Espanha católica e inquisitorial vigentes em um contexto social latino-americano referenciado na Colômbia do século XVIII. A representação literária dessa ambiguidade cultural constitui-se como referente histórico em torno do qual se estrutura a narrativa. A análise do discurso religioso na obra referencia-se no conceito de hibridismo cultural que permanece em sua incompletude como processo de tradução cultural de ethoï históricos. O hibridismo é metaforizado no embate entre o racionalismo científico ocidental e branco e o discurso religioso africano e negro, representados nas figuras da Casa Grande, na qual se identifica o ethos etnocêntrico ocidental, e da Senzala, na qual se inscreve um mundo de caos, desordem e ausência de hierarquia. Nesse quadro, abordamos o sincretismo religioso no romance de García Márquez assim como a denúncia da intolerância entrevista no discurso religioso monológico do catolicismo “branco” que identifica o ethos religioso afroamericano com os sintomas de uma possessão demoníaca. Em nossa abordagem referenciamos ainda a demonologização do negro pela empresa colonialista européia, visível na construção das personagens e na tessitura narrativa
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-26T13:15:29Z
2019-06-26T13:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10131
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038176312754176