Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32133 |
Resumo: | Este trabalho, de natureza etnográfica, está fundamentado em três eixos teóricos: leitura, gênero textual e construção de identidade com foco na questão do gênero. Mais especificamente, o estudo tem por objetivo investigar como o gênero ( gender ) interfere nas escolhas de gênero ( genre ) de leitores adolescentes. Os participantes da pesquisa foram alunos de dois contextos escolares diferentes: um curso de inglês e uma escola pública federal, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Há um foco na prática de leitura como evento social no qual os leitores adolescentes interagem com textos e entre si, co-construindo significados e (re-)construindo suas identidades sociais, em especial as de gênero |
id |
UFF-2_f73628227242141a48221bda16b2c821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32133 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógicoInteresse na leituraIdentidade sexual na educaçãoGêneroLeituraEste trabalho, de natureza etnográfica, está fundamentado em três eixos teóricos: leitura, gênero textual e construção de identidade com foco na questão do gênero. Mais especificamente, o estudo tem por objetivo investigar como o gênero ( gender ) interfere nas escolhas de gênero ( genre ) de leitores adolescentes. Os participantes da pesquisa foram alunos de dois contextos escolares diferentes: um curso de inglês e uma escola pública federal, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Há um foco na prática de leitura como evento social no qual os leitores adolescentes interagem com textos e entre si, co-construindo significados e (re-)construindo suas identidades sociais, em especial as de gêneroThis ethnography-based research is based on three theoretical concepts: reading, genre and the construction of social identities, with a focus on gender. The study aims at investigating to what extent gender may interfere in the students´ choices of genre. The participants come from two educational contexts: an English language school and a federal public school. There is a focus on reading as a social event in which the teenage readers interact with texts and with one another, co-constructing meaning and (re-)constructing their social identities, namely their gender identities114 p.Vereza, Solange Coelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3Miller, Inês Kanyon deSilveira, Maria Elisa Knusthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2Taveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos2024-01-31T16:07:06Z2024-01-31T16:07:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVEIRA, Dayse Maria Oliveira dos Santos. Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32133CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-31T16:07:10Zoai:app.uff.br:1/32133Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-31T16:07:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
title |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
spellingShingle |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico Taveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos Interesse na leitura Identidade sexual na educação Gênero Leitura |
title_short |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
title_full |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
title_fullStr |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
title_full_unstemmed |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
title_sort |
Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico |
author |
Taveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos |
author_facet |
Taveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vereza, Solange Coelho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 Miller, Inês Kanyon de Silveira, Maria Elisa Knust http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesse na leitura Identidade sexual na educação Gênero Leitura |
topic |
Interesse na leitura Identidade sexual na educação Gênero Leitura |
description |
Este trabalho, de natureza etnográfica, está fundamentado em três eixos teóricos: leitura, gênero textual e construção de identidade com foco na questão do gênero. Mais especificamente, o estudo tem por objetivo investigar como o gênero ( gender ) interfere nas escolhas de gênero ( genre ) de leitores adolescentes. Os participantes da pesquisa foram alunos de dois contextos escolares diferentes: um curso de inglês e uma escola pública federal, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Há um foco na prática de leitura como evento social no qual os leitores adolescentes interagem com textos e entre si, co-construindo significados e (re-)construindo suas identidades sociais, em especial as de gênero |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31T16:07:06Z 2024-01-31T16:07:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVEIRA, Dayse Maria Oliveira dos Santos. Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32133 |
identifier_str_mv |
TAVEIRA, Dayse Maria Oliveira dos Santos. Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038161615912960 |