Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Souza, Iara Vidal Pereira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693
Resumo: A proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos.
id UFF-2_fc431b91c4aa24e9c17e55040d99098c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10693
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científicaAltmetriaMétricas alternativas da comunicação científicaAltmetriaComunicação científicaBibliometriaAltmetricsAlternative metrics of scholarly communicationA proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos.Describes the state of the art of altmetrics, defined as the study, creation and use of measures related to user interaction with diverse research products through the Social Web – views, downloads, citations, reuse, sharing, tagging, comments, among others. To understand the context where altmetrics arises, we explore the Social Web’s specificities and potentials, and the characteristics of scientific communication. Besides being another step on the evolution of metric studies of information, altmetrics also presents itself as a reaction to the crisis in the current model of scientific publication and evaluation. Through an exploratory search in national and international sources we were able to identify the scientific literature about altmetrics, analysing the authors involved, its concepts, the proposals and trends around the theme, basing our reflection about the development of altmetrics and the acceptance of alternative metrics as tools for scientific evaluation. We note that altmetrics is an expanding area, and its methods complement traditional metrics contributing to a more complete understanding of scientific communication, its actors, processes, products and impacts.105 p.Marcondes, Carlos HenriqueSouza, Iara Vidal Pereira de2019-08-05T12:55:55Z2019-08-05T12:55:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10693Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T15:07:45Zoai:app.uff.br:1/10693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-02T15:07:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
title Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
spellingShingle Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
Souza, Iara Vidal Pereira de
Altmetria
Métricas alternativas da comunicação científica
Altmetria
Comunicação científica
Bibliometria
Altmetrics
Alternative metrics of scholarly communication
title_short Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
title_full Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
title_fullStr Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
title_full_unstemmed Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
title_sort Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
author Souza, Iara Vidal Pereira de
author_facet Souza, Iara Vidal Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcondes, Carlos Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iara Vidal Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Altmetria
Métricas alternativas da comunicação científica
Altmetria
Comunicação científica
Bibliometria
Altmetrics
Alternative metrics of scholarly communication
topic Altmetria
Métricas alternativas da comunicação científica
Altmetria
Comunicação científica
Bibliometria
Altmetrics
Alternative metrics of scholarly communication
description A proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-05T12:55:55Z
2019-08-05T12:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038100152582144