Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726
Resumo: The scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school.
id UFF-2_fcb92e47257b4a0c4e1724c89769a8ae
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17726
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciênciasPopular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teachingConhecimento científicoConhecimento popularReligião popularEnsino de ciênciasCriacionismo X EvolucionismoCiência - Estudo e ensinoReligião e ciênciaProfessores - FormaçãoScientific knowledgePopular knowledgePopular religionScience teachingCreationism X EvolutionismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO conhecimento científico constituiu-se como hegemônico na história da humanidade, excluindo dos círculos da validade outras formas de conhecimento. Entendendo a religião como uma expressão da cultura popular, representativa do conhecimento das classes populares, questiono a Teoria da Secularização da sociedade moderna, a partir da análise do fenômeno evangélico pelo qual passa o Brasil atualmente. Através destes conhecimentos, utilizando como recorte o ensino de ciências e de forma específica, a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabeleço as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresento as possibilidades da mesma tornar-se o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica, permita um deslocamento do paradigma cartesiano para um paradigma pautado no pensamento complexo, que resulte na construção compartilhada de conhecimentos na escola pública.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFValla, Victor VincentCPF:07455267800http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9Selles, Sandra Lucia EscovedoCPF:38774011715http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1Valle, Maria Teresa Esteban doCPF:84030453791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4Stotz, Eduardo NavarroCPF:01444555422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0Carneiro, Sandra Maria Corrêa de SáCPF:08998978822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2Fonseca, Lana Claudia de Souza2021-03-10T20:42:33Z2005-08-312021-03-10T20:42:33Z2005-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17726porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:33Zoai:app.uff.br:1/17726Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:42:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
Popular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teaching
title Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
spellingShingle Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
Fonseca, Lana Claudia de Souza
Conhecimento científico
Conhecimento popular
Religião popular
Ensino de ciências
Criacionismo X Evolucionismo
Ciência - Estudo e ensino
Religião e ciência
Professores - Formação
Scientific knowledge
Popular knowledge
Popular religion
Science teaching
Creationism X Evolutionism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
title_full Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
title_fullStr Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
title_full_unstemmed Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
title_sort Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
author Fonseca, Lana Claudia de Souza
author_facet Fonseca, Lana Claudia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valla, Victor Vincent
CPF:07455267800
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9
Selles, Sandra Lucia Escovedo
CPF:38774011715
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1
Valle, Maria Teresa Esteban do
CPF:84030453791
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4
Stotz, Eduardo Navarro
CPF:01444555422
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0
Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
CPF:08998978822
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento científico
Conhecimento popular
Religião popular
Ensino de ciências
Criacionismo X Evolucionismo
Ciência - Estudo e ensino
Religião e ciência
Professores - Formação
Scientific knowledge
Popular knowledge
Popular religion
Science teaching
Creationism X Evolutionism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Conhecimento científico
Conhecimento popular
Religião popular
Ensino de ciências
Criacionismo X Evolucionismo
Ciência - Estudo e ensino
Religião e ciência
Professores - Formação
Scientific knowledge
Popular knowledge
Popular religion
Science teaching
Creationism X Evolutionism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-31
2005-06-21
2021-03-10T20:42:33Z
2021-03-10T20:42:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038197187805184