Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: GONÇALVES, Rejane Maria lattes
Orientador(a): FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Letras e Linguística
Departamento: Lingüística, Letras e Artes
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2444
Resumo: This study aims to verify that so the blog is used in English class, identifying the types of interactions that occur during the construction and development of blogs and how they can contribute to the teaching and learning of English as LE / L2. This research was guided by two main theoretical axes: sociocultural theory, which addresses the importance of interaction for the development of learning and Information Technology and Communication, with emphasis on computer and Internet use in the classroom in LE/L2. Our research is qualitative and is configured as a case study. It was developed in a class of 16 students of Letrasde a public university in the state of Goiás, during the second half of 2008. The data discussed were obtained through a questionnaire, interviews, classroom observation with field notes, recording audio and video interactions, written reflection and students' blogs. Data analysis allowed us to identify moments of classroom interaction during which the students negotiated meaning, form and content, as well as offered and received scaffoldings. The virtual space was also used as a place of socio-emotional and cognitive development among participants. These results show the blog as a tool to motivate students and providing them with autonomy in learning LE/L2
id UFG-2_078960e96da1441363737cf547b559de
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2444
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma dehttp://lattes.cnpq.br/1701940743664871http://lattes.cnpq.br/4945182672635840GONÇALVES, Rejane Maria2014-07-29T16:19:12Z2010-02-052009-09-18GONÇALVES, Rejane Maria. Have you blogged today? A case study on the use of blogs in English classes. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2444This study aims to verify that so the blog is used in English class, identifying the types of interactions that occur during the construction and development of blogs and how they can contribute to the teaching and learning of English as LE / L2. This research was guided by two main theoretical axes: sociocultural theory, which addresses the importance of interaction for the development of learning and Information Technology and Communication, with emphasis on computer and Internet use in the classroom in LE/L2. Our research is qualitative and is configured as a case study. It was developed in a class of 16 students of Letrasde a public university in the state of Goiás, during the second half of 2008. The data discussed were obtained through a questionnaire, interviews, classroom observation with field notes, recording audio and video interactions, written reflection and students' blogs. Data analysis allowed us to identify moments of classroom interaction during which the students negotiated meaning, form and content, as well as offered and received scaffoldings. The virtual space was also used as a place of socio-emotional and cognitive development among participants. These results show the blog as a tool to motivate students and providing them with autonomy in learning LE/L2Este estudo tem por objetivos verificar que de modo o blog é usado na aula de inglês, identificando os tipos de interação que ocorrem durante a construção e o desenvolvimento de blogs e de que maneira eles podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de inglês como LE/L2. Esta pesquisa foi norteada por dois eixos teóricos principais: teoria sociocultural, que trata da importância da interação para o desenvolvimento da aprendizagem; e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, com ênfase para o computador e internet, usadas nas aulas de LE/L2. A nossa pesquisa é qualitativa e configura-se como um estudo de caso. Ela foi desenvolvida em uma turma de 16 alunos do curso de Letrasde uma universidade pública do estado de Goiás, durante o segundo semestre de 2008. Os dados discutidos foram obtidos por meio de questionário, entrevistas, observação de aulas com notas de campo, gravação em áudio e vídeo das interações, reflexão escrita e os blogs dos alunos. A análise dos dados nos permitiu identificar momentos de interação presencial, durante os quais os alunos negociaram significado, forma e conteúdo, bem como ofereceram e receberam scaffoldings. O espaço virtual também foi utilizado como lugar de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo entre os participantes. Os resultados deste trabalho apontam o blog como uma ferramenta capaz de motivar os alunos e lhes propiciar autonomia para a aprendizagem de LE/L2.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao - part 1.pdf: 3885349 bytes, checksum: f839d98a1f1a767fc8b4fd7eb94525ae (MD5) Previous issue date: 2009-09-18application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5271/Dissertacao%20-%20part%201.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Letras e LinguísticaUFGBRLingüística, Letras e ArtesBlog, Ensino, Aprendizagem, InglêsBlog, Teaching, Learning, EnglishCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAVocê já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua InglesaHave you blogged today? A case study on the use of blogs in English classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao - part 1.pdfapplication/pdf3885349http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/36435b89-8787-45bf-a35a-d6b62cf95ab6/downloadf839d98a1f1a767fc8b4fd7eb94525aeMD51THUMBNAILDissertacao - part 1.pdf.jpgDissertacao - part 1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2786http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d518afee-15a5-42fe-97a2-bb218b812be9/download20c39dd26bcc16022ef9a0c751184a14MD52tde/24442014-07-30 03:20:02.916open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2444http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:20:02Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Have you blogged today? A case study on the use of blogs in English classes
title Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
spellingShingle Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
GONÇALVES, Rejane Maria
Blog, Ensino, Aprendizagem, Inglês
Blog, Teaching, Learning, English
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
title_full Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
title_fullStr Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
title_full_unstemmed Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
title_sort Você já blogou hoje? Um estudo de caso sobre o uso de blogs nas aulas de Língua Inglesa
author GONÇALVES, Rejane Maria
author_facet GONÇALVES, Rejane Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1701940743664871
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4945182672635840
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Rejane Maria
contributor_str_mv FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de
dc.subject.por.fl_str_mv Blog, Ensino, Aprendizagem, Inglês
topic Blog, Ensino, Aprendizagem, Inglês
Blog, Teaching, Learning, English
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Blog, Teaching, Learning, English
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims to verify that so the blog is used in English class, identifying the types of interactions that occur during the construction and development of blogs and how they can contribute to the teaching and learning of English as LE / L2. This research was guided by two main theoretical axes: sociocultural theory, which addresses the importance of interaction for the development of learning and Information Technology and Communication, with emphasis on computer and Internet use in the classroom in LE/L2. Our research is qualitative and is configured as a case study. It was developed in a class of 16 students of Letrasde a public university in the state of Goiás, during the second half of 2008. The data discussed were obtained through a questionnaire, interviews, classroom observation with field notes, recording audio and video interactions, written reflection and students' blogs. Data analysis allowed us to identify moments of classroom interaction during which the students negotiated meaning, form and content, as well as offered and received scaffoldings. The virtual space was also used as a place of socio-emotional and cognitive development among participants. These results show the blog as a tool to motivate students and providing them with autonomy in learning LE/L2
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-18
dc.date.available.fl_str_mv 2010-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:19:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Rejane Maria. Have you blogged today? A case study on the use of blogs in English classes. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2444
identifier_str_mv GONÇALVES, Rejane Maria. Have you blogged today? A case study on the use of blogs in English classes. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Letras e Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/36435b89-8787-45bf-a35a-d6b62cf95ab6/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d518afee-15a5-42fe-97a2-bb218b812be9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f839d98a1f1a767fc8b4fd7eb94525ae
20c39dd26bcc16022ef9a0c751184a14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1793965597108731904