Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva lattes
Orientador(a): SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1995
Resumo: This thesis aims to understand the education views, the formation and the teacher in the LPPE (Portuguese acronym for State Parceled out Full Licenciatura degree) Project as well as in the participants discourses of this formation program. The Project has been developed in Parceled out Licenciatura degree, in a fast way, with the goal of forming a reflexive teacher, having in mind the practice as a generator of reflection. The research, in the Formation and Teacher Professionalization investigation area of study in the School of Education, was made through a bibliographic revision of theorists such as BRZEZINSKI, CONTRERAS, DIAS SOBRINHO, LIBÂNEO, LOUREIRO, PIMENTA and others; documental analyses of the LPPE Project and the national legislation; and, field research and case study through structured interview in the University Campus of the Goiás State University and in a state school, both in Aparecida de Goiânia, Goiás. The data from the research were analyzed under the perspective of the dialectic-historical materialism. The comprehended conceptions revealed that the Project was implemented as an answer to the in force legislation without, however, forming the concept of reflexibility in the teacher.
id UFG-2_1a5b7f6705626585463222baf616d69b
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1995
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299http://lattes.cnpq.br/8699876836227003BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva2014-07-29T16:10:28Z2011-02-042007-08-25BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva. TEACHERS FORMATION IN THE LPPE PROJECT: The revealed visions in the teacher s discourses.. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1995This thesis aims to understand the education views, the formation and the teacher in the LPPE (Portuguese acronym for State Parceled out Full Licenciatura degree) Project as well as in the participants discourses of this formation program. The Project has been developed in Parceled out Licenciatura degree, in a fast way, with the goal of forming a reflexive teacher, having in mind the practice as a generator of reflection. The research, in the Formation and Teacher Professionalization investigation area of study in the School of Education, was made through a bibliographic revision of theorists such as BRZEZINSKI, CONTRERAS, DIAS SOBRINHO, LIBÂNEO, LOUREIRO, PIMENTA and others; documental analyses of the LPPE Project and the national legislation; and, field research and case study through structured interview in the University Campus of the Goiás State University and in a state school, both in Aparecida de Goiânia, Goiás. The data from the research were analyzed under the perspective of the dialectic-historical materialism. The comprehended conceptions revealed that the Project was implemented as an answer to the in force legislation without, however, forming the concept of reflexibility in the teacher.Pretendemos apreender as concepções de educação, de formação e de professor do Projeto LPPE e dos discursos dos participantes deste programa de formação. O Projeto se desenvolveu em cursos de licenciatura parcelada, em tempo aligeirado, visando formar um professor reflexivo, pressupondo a prática como geradora de reflexão. A pesquisa, na linha Formação e Profissionalização Docente , foi realizada a partir da revisão bibliográfica, tendo como referencial teórico: BRZEZINSKI, CONTRERAS, DIAS SOBRINHO, LIBÂNEO, LOUREIRO, PIMENTA e outros; análise documental do Projeto e legislação nacional; e, pesquisa de campo, estudo de caso, no PU/UEG e em uma escola estadual, ambos em Aparecida de Goiânia/GO, através de entrevista estruturada. Os dados resultantes da pesquisa foram analisados sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. As concepções apreendidas revelaram que o Projeto foi implantado para atender a legislação vigente sem, contudo, formar no professor a concepção de reflexividade.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert-Dagmar 2007.pdf: 629208 bytes, checksum: 46071a4e0e0eab6dda8e52cef6fb0be0 (MD5) Previous issue date: 2007-08-25application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4933/Dissert-Dagmar%202007.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em EducaçãoUFGBRCiências HumanasFormação de ProfessoresLicenciatura parceladaConcepções dos docentesTeacher s FormationParcel out Licenciatura DegreeTeacher s conceptionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentesTEACHERS FORMATION IN THE LPPE PROJECT: The revealed visions in the teacher s discourses.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissert-Dagmar 2007.pdfapplication/pdf629208http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/761756b0-22c2-4412-9379-35c28418c367/download46071a4e0e0eab6dda8e52cef6fb0be0MD51THUMBNAILDissert-Dagmar 2007.pdf.jpgDissert-Dagmar 2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3339http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/97a3fb5b-555d-4d2f-b988-5bab951dddf3/download68c7211ef2cbc034cf608a6f15e2725eMD52tde/19952014-07-30 03:17:35.349open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1995http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:17:35Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv TEACHERS FORMATION IN THE LPPE PROJECT: The revealed visions in the teacher s discourses.
title Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
spellingShingle Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva
Formação de Professores
Licenciatura parcelada
Concepções dos docentes
Teacher s Formation
Parcel out Licenciatura Degree
Teacher s conceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
title_full Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
title_fullStr Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
title_full_unstemmed Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
title_sort Formação de professores no projeto LPPE: as concepções reveladas nos discursos dos docentes
author BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva
author_facet BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4438908621740299
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8699876836227003
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva
contributor_str_mv SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Licenciatura parcelada
Concepções dos docentes
topic Formação de Professores
Licenciatura parcelada
Concepções dos docentes
Teacher s Formation
Parcel out Licenciatura Degree
Teacher s conceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher s Formation
Parcel out Licenciatura Degree
Teacher s conceptions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This thesis aims to understand the education views, the formation and the teacher in the LPPE (Portuguese acronym for State Parceled out Full Licenciatura degree) Project as well as in the participants discourses of this formation program. The Project has been developed in Parceled out Licenciatura degree, in a fast way, with the goal of forming a reflexive teacher, having in mind the practice as a generator of reflection. The research, in the Formation and Teacher Professionalization investigation area of study in the School of Education, was made through a bibliographic revision of theorists such as BRZEZINSKI, CONTRERAS, DIAS SOBRINHO, LIBÂNEO, LOUREIRO, PIMENTA and others; documental analyses of the LPPE Project and the national legislation; and, field research and case study through structured interview in the University Campus of the Goiás State University and in a state school, both in Aparecida de Goiânia, Goiás. The data from the research were analyzed under the perspective of the dialectic-historical materialism. The comprehended conceptions revealed that the Project was implemented as an answer to the in force legislation without, however, forming the concept of reflexibility in the teacher.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-25
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva. TEACHERS FORMATION IN THE LPPE PROJECT: The revealed visions in the teacher s discourses.. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1995
identifier_str_mv BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva. TEACHERS FORMATION IN THE LPPE PROJECT: The revealed visions in the teacher s discourses.. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/761756b0-22c2-4412-9379-35c28418c367/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/97a3fb5b-555d-4d2f-b988-5bab951dddf3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 46071a4e0e0eab6dda8e52cef6fb0be0
68c7211ef2cbc034cf608a6f15e2725e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1793965701504958464