Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Leal, Alexis Vinicius de Aquino lattes
Orientador(a): Ferreira, Deller James lattes
Banca de defesa: Ferreira, Deller James, Carvalho, Sérgio Teixeira de, Santos, Gilberto Lacerda dos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (INF)
Departamento: Instituto de Informática - INF (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3613
Resumo: Research indicates that the use of patterns in teaching programming achieve good results when included in the curriculum for High School students. However, only the use of patterns may not be sufficient to motivate students to learn programming. This work shows the results obtained by combining the teaching of Pattern-Oriented Programming (PO), along with games using materials concrete, in non-formal settings of computer programming,withHighSchoolstudents.AcasestudywasconductedwithHighSchoolstudents at the Federal Institute of Mato Grosso, the campus of Barra do Garças, and involved 30 students in the first year of High School, discipline Logic of Programming in the year 2012 . We presented in the computer lab, and discussed nine programming patterns used in teaching the subject. In addition to practical exercises using programming language C++programming,thestudentsweredividedinto5(five)groupsandcreatedgamesusing concrete materials, applying them in a gymnasium. To establish and implement games, the students made connections with programming patterns, in the teaching and learning process of computer programming. The results show an improvement in motivation and learningtoallywithgames programmingpatterns using concrete materials.
id UFG-2_3f8f68d56a021b41dd9c58c29e471fc3
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3613
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Ferreira, Deller Jameshttp://lattes.cnpq.br/1646629818203057Ferreira, Deller JamesCarvalho, Sérgio Teixeira deSantos, Gilberto Lacerda doshttp://lattes.cnpq.br/9567417563407789Leal, Alexis Vinicius de Aquino2014-11-17T14:47:50Z2014-02-11LEAL, Alexis Vinicius de Aquino. Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3613Research indicates that the use of patterns in teaching programming achieve good results when included in the curriculum for High School students. However, only the use of patterns may not be sufficient to motivate students to learn programming. This work shows the results obtained by combining the teaching of Pattern-Oriented Programming (PO), along with games using materials concrete, in non-formal settings of computer programming,withHighSchoolstudents.AcasestudywasconductedwithHighSchoolstudents at the Federal Institute of Mato Grosso, the campus of Barra do Garças, and involved 30 students in the first year of High School, discipline Logic of Programming in the year 2012 . We presented in the computer lab, and discussed nine programming patterns used in teaching the subject. In addition to practical exercises using programming language C++programming,thestudentsweredividedinto5(five)groupsandcreatedgamesusing concrete materials, applying them in a gymnasium. To establish and implement games, the students made connections with programming patterns, in the teaching and learning process of computer programming. The results show an improvement in motivation and learningtoallywithgames programmingpatterns using concrete materials.Pesquisas indicam que o uso de padrões no ensino de programação alcança bons resultados quando incluído no currículo dos estudantes do Ensino Médio. No entanto, apenas o uso de padrões pode não ser suficiente para motivar os alunos a aprender programação. Este trabalho demonstra os resultados obtidos através da combinação do ensino de programaçãobaseadoempadrões,juntamentecomjogosusandomateriaisconcretos,em espaços não formais de programação de computadores, com alunos do Ensino Médio. O estudo de caso foi realizado com alunos do Ensino Médio no Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus da cidade de Barra do Garças e envolveu 30 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, da disciplina Lógica de Programação no ano de 2012. No laboratório de informática, foram apresentados e discutidos nove padrões de programação utilizados no ensino da disciplina. Além de exercícios práticos de programação utilizando a linguagem de programação C++, os estudantes foram divididos em 5 (cinco) grupos e criaram jogos usando materiais concretos, aplicando-os em uma quadra de esportes. Ao criarem e aplicarem os jogos, os estudantes fizeram as conexões com os padrões de programação no processo de ensino e aprendizagem de programação de computadores. Os resultados mostramumamelhorianamotivaçãoeaprendizagemaosealiarpadrõesdeprogramação comjogosusandomateriais concretosSubmitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-11-14T19:45:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf: 7963653 bytes, checksum: 1b2a031ad6e6705b89c7e91509bce8ff (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-11-17T14:47:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf: 7963653 bytes, checksum: 1b2a031ad6e6705b89c7e91509bce8ff (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-17T14:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf: 7963653 bytes, checksum: 1b2a031ad6e6705b89c7e91509bce8ff (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-02-11Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGapplication/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/12325/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Alexis%20Vin%c3%adcius%20de%20Aquino%20Leal%20-%202014.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computação (INF)UFGBrasilInstituto de Informática - INF (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPadrõesEnsino de ProgramaçãoJogosMateriais ConcretosPatternsProgramming LearningGamesConcrete MaterialsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEnsino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretosTeaching programming in integrated high school: an approach using patterns and games with concrete materialsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-3303550325223384799600600600600-77122667346336447683671711205811204509-961409807440757778reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2ef6d635-7530-412c-9818-03738f27ae08/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bd3d4e12-1411-4bca-b9a5-05765158815d/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/6e25bb9d-4354-47e8-84c9-1b585e16e326/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/79d5be03-11c4-4e36-b805-2deccf71c60c/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54ORIGINALDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdfDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdfapplication/pdf7963653http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c4f9fea0-ea4d-4e7e-82fb-f76ca9e074f2/download1b2a031ad6e6705b89c7e91509bce8ffMD55TEXTDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf.txtDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf.txtExtracted Texttext/plain200067http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/dd824c9d-0358-4085-afc6-b97a57b38b42/download16b3334b9b9809277a9404697d94ccc4MD56THUMBNAILDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf.jpgDissertação - Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3630http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/811f0ccd-6ed1-49a2-a2b2-eba3836b9119/download8fd6715dd7c166436dc39e6732905b41MD57tede/36132014-11-18 03:01:56.242http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3613http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-11-18T05:01:56Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching programming in integrated high school: an approach using patterns and games with concrete materials
title Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
spellingShingle Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
Leal, Alexis Vinicius de Aquino
Padrões
Ensino de Programação
Jogos
Materiais Concretos
Patterns
Programming Learning
Games
Concrete Materials
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
title_full Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
title_fullStr Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
title_full_unstemmed Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
title_sort Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos
author Leal, Alexis Vinicius de Aquino
author_facet Leal, Alexis Vinicius de Aquino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Deller James
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1646629818203057
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Deller James
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Sérgio Teixeira de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9567417563407789
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Alexis Vinicius de Aquino
contributor_str_mv Ferreira, Deller James
Ferreira, Deller James
Carvalho, Sérgio Teixeira de
Santos, Gilberto Lacerda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Ensino de Programação
Jogos
Materiais Concretos
topic Padrões
Ensino de Programação
Jogos
Materiais Concretos
Patterns
Programming Learning
Games
Concrete Materials
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Patterns
Programming Learning
Games
Concrete Materials
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Research indicates that the use of patterns in teaching programming achieve good results when included in the curriculum for High School students. However, only the use of patterns may not be sufficient to motivate students to learn programming. This work shows the results obtained by combining the teaching of Pattern-Oriented Programming (PO), along with games using materials concrete, in non-formal settings of computer programming,withHighSchoolstudents.AcasestudywasconductedwithHighSchoolstudents at the Federal Institute of Mato Grosso, the campus of Barra do Garças, and involved 30 students in the first year of High School, discipline Logic of Programming in the year 2012 . We presented in the computer lab, and discussed nine programming patterns used in teaching the subject. In addition to practical exercises using programming language C++programming,thestudentsweredividedinto5(five)groupsandcreatedgamesusing concrete materials, applying them in a gymnasium. To establish and implement games, the students made connections with programming patterns, in the teaching and learning process of computer programming. The results show an improvement in motivation and learningtoallywithgames programmingpatterns using concrete materials.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-17T14:47:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Alexis Vinicius de Aquino. Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3613
identifier_str_mv LEAL, Alexis Vinicius de Aquino. Ensino de programação no ensino médio integrado: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -3303550325223384799
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7712266734633644768
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 3671711205811204509
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv -961409807440757778
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (INF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Informática - INF (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2ef6d635-7530-412c-9818-03738f27ae08/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bd3d4e12-1411-4bca-b9a5-05765158815d/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/6e25bb9d-4354-47e8-84c9-1b585e16e326/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/79d5be03-11c4-4e36-b805-2deccf71c60c/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c4f9fea0-ea4d-4e7e-82fb-f76ca9e074f2/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/dd824c9d-0358-4085-afc6-b97a57b38b42/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/811f0ccd-6ed1-49a2-a2b2-eba3836b9119/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
1b2a031ad6e6705b89c7e91509bce8ff
16b3334b9b9809277a9404697d94ccc4
8fd6715dd7c166436dc39e6732905b41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044952852168704