O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Prado, Luciana Ferreira Serenini
Orientador(a): Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos lattes
Banca de defesa: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos, Mendonça, Maria Luiza Martins de, Barreto Filho, Eneus Trindade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748
Resumo: Não consta resumo em outro idioma.
id UFG-2_4bfc5af9e3a795d0c75917801ca6ec92
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3748
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Santos, Goiamérico Felício Carneiro doshttp://lattes.cnpq.br/4360025460772301Santos, Goiamérico Felício Carneiro dosMendonça, Maria Luiza Martins deBarreto Filho, Eneus TrindadePrado, Luciana Ferreira Serenini2014-12-04T19:26:29Z2013-12-11PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748Não consta resumo em outro idioma.Este trabalho tem por objetivo procurar compreender as relações entre a produção de linguagens e mensagens publicitárias divulgadas por empresas do segmento de varejo de eletroeletrônicos e móveis, no processo de procura por capital social frente aos consumidores/fãs/seguidores, inseridos na rede social Facebook. Tendo como base uma pesquisa empírica que em um primeiro momento utilizou-se do monitoramento dos dados e tráfegos de interações entre empresas e consumidores analisados quantitativamente, com o respaldo da ferramenta Scup. Posteriormente iniciou-se o recorte do objeto, selecionando a categoria de mensagens mais compartilhadas pelos seguidores das páginas entre três de junho a primeiro de julho de 2013 como marco para a identificação entre empresa e indivíduo; buscando a partir destas postagens as marcas de um possível discurso publicitário assentado no campo da razão ou da emoção, considerando investigar a hipótese de que as mensagens de maior repercussão e compartilhamento poderiam refletir uma tendência à apropriação de uma fala emocional e humorística, típica das construções das relações entre amigos virtuais e não somente consumidores, como forma de persuasão e representação das marcas de varejo funcionando também como formadoras da cultura do consumo na contemporaneidade. As conclusões apresentam um cenário de ambivalência, de novas propostas de interações que se modulam tanto pela postura de posicionamento das empresas, quanto pela expectativa demonstrada pelos compartilhamentos dos consumidores em obtenção tanto de informação, quanto de entretenimento, perspectivas que o canal de comunicação virtual abre como campo de novas formas de interação e convivência.Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-12-04T17:01:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-12-04T19:26:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-04T19:26:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-12-11application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/13339/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Luciana%20Ferreira%20Serenini%20Prado%20-%202013.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)UFGBrasilFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociaisConsumoLinguagensCulturaFacebookSocial networksConsumptionLanguagesCultureCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtualWhat does the retail on social networks: views about the languages in the world of virtual consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-7949609749769452194600600600-3448915382621527388-4056021055502874573reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGTEXTDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.txtDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.txtExtracted Texttext/plain357685http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8a34fe73-f293-4c1f-b2db-16c553d92bce/downloadbcebba80c10260f2b7a6449bed60dba1MD56THUMBNAILDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.jpgDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8fd30e4-fba5-43ff-bc3c-693f7b2230a5/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/07f96d75-7598-448e-8d8d-2ce7da02047f/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8864d13a-9e0d-495d-a30c-30f386600cf1/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f8687aa6-ec1b-4301-8bd1-e8c11c17fe9e/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/3d82dfbd-91d2-4afe-8356-f9dc94385b41/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54ORIGINALDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdfDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdfapplication/pdf5624107http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7a4cc060-440f-41fa-864a-048baba43160/download1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462MD55tede/37482014-12-05 03:02:32.495http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3748http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-12-05T05:02:32Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv What does the retail on social networks: views about the languages in the world of virtual consumption
title O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
spellingShingle O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
Prado, Luciana Ferreira Serenini
Redes sociais
Consumo
Linguagens
Cultura
Facebook
Social networks
Consumption
Languages
Culture
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
title_full O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
title_fullStr O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
title_full_unstemmed O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
title_sort O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
author Prado, Luciana Ferreira Serenini
author_facet Prado, Luciana Ferreira Serenini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4360025460772301
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mendonça, Maria Luiza Martins de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barreto Filho, Eneus Trindade
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Luciana Ferreira Serenini
contributor_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Mendonça, Maria Luiza Martins de
Barreto Filho, Eneus Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Consumo
Linguagens
Cultura
Facebook
topic Redes sociais
Consumo
Linguagens
Cultura
Facebook
Social networks
Consumption
Languages
Culture
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Consumption
Languages
Culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Não consta resumo em outro idioma.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-04T19:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748
identifier_str_mv PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7949609749769452194
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -3448915382621527388
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8a34fe73-f293-4c1f-b2db-16c553d92bce/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8fd30e4-fba5-43ff-bc3c-693f7b2230a5/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/07f96d75-7598-448e-8d8d-2ce7da02047f/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8864d13a-9e0d-495d-a30c-30f386600cf1/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f8687aa6-ec1b-4301-8bd1-e8c11c17fe9e/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/3d82dfbd-91d2-4afe-8356-f9dc94385b41/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7a4cc060-440f-41fa-864a-048baba43160/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bcebba80c10260f2b7a6449bed60dba1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1793965610938400768