Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Araújo, Mariana de Paiva lattes
Orientador(a): Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos lattes
Banca de defesa: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos, Temer, Ana Carolina, Tondato, Márcia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3186
Resumo: This study aims to understand the process of identity construction in virtual social networking site Twitter. Based on discourse analysis, the research seeks to understand what are the strategies used by social actors in the appropriation of social networking sites as a space for individual representation. At first, we used the netnography, the observations involving participant and nonparticipant alternately, according to the needs encountered throughout the process dissertative. Thereafter began the work of cutting o f the object by selecting the profile to be analyzed from the perspective of the French school of discourse analysis. For it was possible to analyze the building individualized, with no comparison between actors, we sought to further cuts in the third month of the same profile, from January, February and March 2012. The conclusions identify the crossing of this process of individual representation by discursive strategies aimed at the consumer - the transformation of people into subjects consumables. The speech is no longer something natural and happens to be something built in order to make the identity represented there target of interest of other actors in the network. So the identity is established as a virtual node potential to be consumed collectively.
id UFG-2_578496009b14be21d5c980dd1ac31c5b
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3186
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Santos, Goiamérico Felício Carneiro doshttp://lattes.cnpq.br/4360025460772301Santos, Goiamérico Felício Carneiro dosTemer, Ana CarolinaTondato, Márciahttp://lattes.cnpq.br/0051523435273879Araújo, Mariana de Paiva2014-09-26T18:14:11Z2013-06-27ARAÚJO, Mariana de Paiva. Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres. 2013. 125 f. - Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3186This study aims to understand the process of identity construction in virtual social networking site Twitter. Based on discourse analysis, the research seeks to understand what are the strategies used by social actors in the appropriation of social networking sites as a space for individual representation. At first, we used the netnography, the observations involving participant and nonparticipant alternately, according to the needs encountered throughout the process dissertative. Thereafter began the work of cutting o f the object by selecting the profile to be analyzed from the perspective of the French school of discourse analysis. For it was possible to analyze the building individualized, with no comparison between actors, we sought to further cuts in the third month of the same profile, from January, February and March 2012. The conclusions identify the crossing of this process of individual representation by discursive strategies aimed at the consumer - the transformation of people into subjects consumables. The speech is no longer something natural and happens to be something built in order to make the identity represented there target of interest of other actors in the network. So the identity is established as a virtual node potential to be consumed collectively.Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de construção das identidades virtuais no site de rede social Twitter. Tendo como base de análise o discurso, a pesquisa busca compreender quais são as estratégias utilizadas pelos atores sociais na apropriação dos sites de redes sociais como espaço de representação individual. Em um primeiro momento utilizou-se a netnografia, envolvendo as observações participante e não-participante alternadamente, de acordo com as necessidades encontradas ao longo do processo dissertativo. Posteriormente iniciou-se o trabalho de recorte do objeto, selecionando o perfil a ser analisado sob o olhar da escola francesa de análise de discurso. Paraque fosse possível analisar a construção individual, sem comparações entre atores, buscou-se aprofundar em 3 recortes mensais de um mesmo perfil, no período de janeiro, fevereiro e março de 2012. As conclusões identificam o atravessamento desse processo de representação individual por estratégias discursivas direcionadas ao consumo – a transformação de pessoas em sujeitos consumíveis. O discurso deixa de ser algo natural e passa a ser algo construído com a finalidade de tornar a identidade ali representada alvo de interesse dos demais atores em rede. Portanto a identidade virtual se estabelece como um nó de potencialidades a serem consumidas coletivamente.Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-09-26T17:59:00Z No. of bitstreams: 2 Mariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf: 2596571 bytes, checksum: 31e6a0e10466cd8befa4f400f6f99b7c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-26T18:14:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Mariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf: 2596571 bytes, checksum: 31e6a0e10466cd8befa4f400f6f99b7c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-26T18:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf: 2596571 bytes, checksum: 31e6a0e10466cd8befa4f400f6f99b7c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-06-27application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/8804/Mariana%20Paiva_disserta%c3%a7%c3%a3o%20formatada_vers%c3%a3o%20final.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)UFGBrasilFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)ARAÚJO, Júlio Cesar; BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Interação na Internet: Novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006. ANTOUN, Henrique (Org.) WEB 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e linguagem: discurso e ciência. São Paulo: Moderna, 1998. ____. (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ____. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. ____. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BOYD, D.; ELLISON, N. Social Network Sites: definition, history, and scholarship. Journal of computer-mediated communication, 2007. Disponível em <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2008.00408.x/full>. Acesso em outubro de 2011. BRONCANO, Fernando. Mundos artificiales: filosofia del cambio tecnológico. México: Paidós, 2000. CASTELLS, Manuel. A galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004. COSTA, Rogério. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva. Interface, Botucatu: v.9, nº.17 Botucatu Mar./Aug. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832005000200003>. Acesso em maio de 2011. COMM, Joel. O poder do Twitter: estratégias para dominar seu mercado. São Paulo: Editora Gente, 2009. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009. FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernidade. São Paulo: Studio Nobel, 1999. FELINTO, Erick. Os computadores também sonham? Para uma teoria da cibercultura como imaginário. InTexto, v. 2, p. 1-15, 2006. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4257/4420> FRAGOSO, Suely; Recuero, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. ____. Um estudo do capital social gerado a partir das Redes Sociais no Orkut e nos Weblogs. Revista da Famecos. Porto Alegre: EDIPUCRS, nº 28, 2005. FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo: ESPM. v. 05, n.13, jul. 2008, p. 11-25. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez.1997. ____. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. Kozinets, R. V. On Netnography 2.0: Initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Evanston, Illinois: 1997. LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sullinas, 3ª. ed. 2007. ____. ; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003; pp. 11-23. LEMOS, Renata. SANTAELLA, Lucia. Redes Sociais digitais: a conexão conectiva do Twitter. São Paulo, Paulus, 2010. LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento da era moderna. São Paulo: Editora 34, 1993. ____. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. ____. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela – modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. In Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001. Disponível em <http://www4.pucsp.br/~fontes/ln2sem2006/f_marcuschi.pdf>. Acesso em agosto de 2011. MARTINS, Rosa Maria Lopes; RODRIGUES, Maria de Lurdes Martins. Estereótipos sobre idosos: uma representação social gerontofóbica. In Millenium, nº24, 2004. Disponível em <http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/32.pdf>. Acesso em dezembro de 2011. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007. ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007. PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p. 54-63, Dez. 2003. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010. ____. As redes são as mensagens: Centenário de Marshall McLuhan. Disponível em <http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/as_redes_sao_as_mensagens_ centenario_de_marshall_mcluhan.html>. Acesso em julho de 2011. RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriela. RT, por favor: considerações sobre a difusão de informações no Twitter. Revista Fronteiras, v. 12, p. 69-81, maio/agosto 2010. Disponível em < http://www.fronteiras.unisinos.br/pdf/88.pdf>. Acesso em agosto de 2011. SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Brasiliense, 1996. TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010. THOMPSON, John B. Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2009. VEÀ, Andreau. La historia oculta de Internet através de SUS personajes. Disponível em <http://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/9156/Tavb17de23.pdf?sequ ence=18>. Acesso em janeiro de 2012. ZAGO, Gabriela da Silva. Recirculação jornalística no twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Porto Alegre, 2011.-7949609749769452194600600600-34489153826215273884521766161148730166http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociaisConsumoIdentidadeTwitterDiscursoSocial networksConsumptionIdentityTwitterSpeechCOMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteresI, brand: the construction of identity and narrative virtual instant of 140 characteresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/25fd4db8-bd99-478b-9a5b-4f478e7b1a38/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/815c5b0b-5ee6-44cd-a97c-243690e07a62/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1d27bdc7-b914-433c-ab1e-01f5c7153c62/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5c9ca209-1441-43ea-8510-0de6fbbec516/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54ORIGINALMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdfMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdfapplication/pdf2596571http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/fef2a0e6-58a7-48e9-aaee-a798144eeb7c/download31e6a0e10466cd8befa4f400f6f99b7cMD55TEXTMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf.txtMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf.txtExtracted Texttext/plain220189http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec7d3971-4a4b-487b-a8c5-3ea3e08fe4e1/downloade217ee6190d000adaeeaffd30bea4832MD56THUMBNAILMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf.jpgMariana Paiva_dissertação formatada_versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0f81141d-7425-4ff0-91e0-2a88081fa708/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD57tede/31862014-09-27 03:02:54.988http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3186http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-09-27T06:02:54Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv I, brand: the construction of identity and narrative virtual instant of 140 characteres
title Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
spellingShingle Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
Araújo, Mariana de Paiva
Redes sociais
Consumo
Identidade
Twitter
Discurso
Social networks
Consumption
Identity
Twitter
Speech
COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
title_short Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
title_full Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
title_fullStr Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
title_full_unstemmed Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
title_sort Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
author Araújo, Mariana de Paiva
author_facet Araújo, Mariana de Paiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4360025460772301
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Temer, Ana Carolina
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tondato, Márcia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0051523435273879
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Mariana de Paiva
contributor_str_mv Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Temer, Ana Carolina
Tondato, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Consumo
Identidade
Twitter
Discurso
topic Redes sociais
Consumo
Identidade
Twitter
Discurso
Social networks
Consumption
Identity
Twitter
Speech
COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Consumption
Identity
Twitter
Speech
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
description This study aims to understand the process of identity construction in virtual social networking site Twitter. Based on discourse analysis, the research seeks to understand what are the strategies used by social actors in the appropriation of social networking sites as a space for individual representation. At first, we used the netnography, the observations involving participant and nonparticipant alternately, according to the needs encountered throughout the process dissertative. Thereafter began the work of cutting o f the object by selecting the profile to be analyzed from the perspective of the French school of discourse analysis. For it was possible to analyze the building individualized, with no comparison between actors, we sought to further cuts in the third month of the same profile, from January, February and March 2012. The conclusions identify the crossing of this process of individual representation by discursive strategies aimed at the consumer - the transformation of people into subjects consumables. The speech is no longer something natural and happens to be something built in order to make the identity represented there target of interest of other actors in the network. So the identity is established as a virtual node potential to be consumed collectively.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-26T18:14:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Mariana de Paiva. Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres. 2013. 125 f. - Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3186
identifier_str_mv ARAÚJO, Mariana de Paiva. Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres. 2013. 125 f. - Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7949609749769452194
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -3448915382621527388
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 4521766161148730166
dc.relation.references.por.fl_str_mv ARAÚJO, Júlio Cesar; BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Interação na Internet: Novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006. ANTOUN, Henrique (Org.) WEB 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e linguagem: discurso e ciência. São Paulo: Moderna, 1998. ____. (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ____. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. ____. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BOYD, D.; ELLISON, N. Social Network Sites: definition, history, and scholarship. Journal of computer-mediated communication, 2007. Disponível em <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2008.00408.x/full>. Acesso em outubro de 2011. BRONCANO, Fernando. Mundos artificiales: filosofia del cambio tecnológico. México: Paidós, 2000. CASTELLS, Manuel. A galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004. COSTA, Rogério. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva. Interface, Botucatu: v.9, nº.17 Botucatu Mar./Aug. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832005000200003>. Acesso em maio de 2011. COMM, Joel. O poder do Twitter: estratégias para dominar seu mercado. São Paulo: Editora Gente, 2009. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009. FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernidade. São Paulo: Studio Nobel, 1999. FELINTO, Erick. Os computadores também sonham? Para uma teoria da cibercultura como imaginário. InTexto, v. 2, p. 1-15, 2006. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4257/4420> FRAGOSO, Suely; Recuero, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. ____. Um estudo do capital social gerado a partir das Redes Sociais no Orkut e nos Weblogs. Revista da Famecos. Porto Alegre: EDIPUCRS, nº 28, 2005. FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo: ESPM. v. 05, n.13, jul. 2008, p. 11-25. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez.1997. ____. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. Kozinets, R. V. On Netnography 2.0: Initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Evanston, Illinois: 1997. LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sullinas, 3ª. ed. 2007. ____. ; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003; pp. 11-23. LEMOS, Renata. SANTAELLA, Lucia. Redes Sociais digitais: a conexão conectiva do Twitter. São Paulo, Paulus, 2010. LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento da era moderna. São Paulo: Editora 34, 1993. ____. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. ____. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela – modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. In Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001. Disponível em <http://www4.pucsp.br/~fontes/ln2sem2006/f_marcuschi.pdf>. Acesso em agosto de 2011. MARTINS, Rosa Maria Lopes; RODRIGUES, Maria de Lurdes Martins. Estereótipos sobre idosos: uma representação social gerontofóbica. In Millenium, nº24, 2004. Disponível em <http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/32.pdf>. Acesso em dezembro de 2011. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007. ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007. PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p. 54-63, Dez. 2003. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010. ____. As redes são as mensagens: Centenário de Marshall McLuhan. Disponível em <http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/as_redes_sao_as_mensagens_ centenario_de_marshall_mcluhan.html>. Acesso em julho de 2011. RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriela. RT, por favor: considerações sobre a difusão de informações no Twitter. Revista Fronteiras, v. 12, p. 69-81, maio/agosto 2010. Disponível em < http://www.fronteiras.unisinos.br/pdf/88.pdf>. Acesso em agosto de 2011. SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Brasiliense, 1996. TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010. THOMPSON, John B. Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2009. VEÀ, Andreau. La historia oculta de Internet através de SUS personajes. Disponível em <http://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/9156/Tavb17de23.pdf?sequ ence=18>. Acesso em janeiro de 2012. ZAGO, Gabriela da Silva. Recirculação jornalística no twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Porto Alegre, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/25fd4db8-bd99-478b-9a5b-4f478e7b1a38/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/815c5b0b-5ee6-44cd-a97c-243690e07a62/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1d27bdc7-b914-433c-ab1e-01f5c7153c62/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5c9ca209-1441-43ea-8510-0de6fbbec516/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/fef2a0e6-58a7-48e9-aaee-a798144eeb7c/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec7d3971-4a4b-487b-a8c5-3ea3e08fe4e1/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0f81141d-7425-4ff0-91e0-2a88081fa708/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
31e6a0e10466cd8befa4f400f6f99b7c
e217ee6190d000adaeeaffd30bea4832
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1793965658486079488