A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Milet, Roberto Wagner lattes
Orientador(a): Cardoso, Antônio Marcos Souza lattes
Banca de defesa: Cardoso, Antônio Marcos Souza, Pinto, Marshall Gaioso, Costa, Carlos Henrique Coutinho Rodrigues, Duarte, Mabio Rocha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Música (EMAC)
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3617
Resumo: The present work is a study on the relationship in music for brass quintet and percussion Charanga Jazz Mambo by Pedro Rodrigues Carneiro, focusing on expressive accents, specifically in the diction used by brass players. Based on the analogy developed by Harnoncourt (1998) between the onset of sound and speech, as well as, the historical changes of attitude in relation to composers writing detailed the score, the research points to the development of instrumental technique, exposing the model standard quintet metals, their variations as well as collaboration in the drafting, interpretation and dissemination of the piece contained in this work. As a source of information about the author, still unknown in academia, we present a brief biography of the composer. Expressive elements such as tempo and articulation, are explained in the description of the work, focusing attention on expressive accents, suggesting the phonemes “TA” or “DA” depending on the nature harder or softer, respectively, from the beginning of each note.
id UFG-2_5bcd13ae8a2d40aeb9827c2f8757600b
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3617
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Cardoso, Antônio Marcos Souzahttp://lattes.cnpq.br/0664807145882810Cardoso, Antônio Marcos SouzaPinto, Marshall GaiosoCosta, Carlos Henrique Coutinho RodriguesDuarte, Mabio Rochahttp://lattes.cnpq.br/2798253809030460Milet, Roberto Wagner2014-11-17T18:39:32Z2013-05-29MILET, Roberto Wagner. A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3617The present work is a study on the relationship in music for brass quintet and percussion Charanga Jazz Mambo by Pedro Rodrigues Carneiro, focusing on expressive accents, specifically in the diction used by brass players. Based on the analogy developed by Harnoncourt (1998) between the onset of sound and speech, as well as, the historical changes of attitude in relation to composers writing detailed the score, the research points to the development of instrumental technique, exposing the model standard quintet metals, their variations as well as collaboration in the drafting, interpretation and dissemination of the piece contained in this work. As a source of information about the author, still unknown in academia, we present a brief biography of the composer. Expressive elements such as tempo and articulation, are explained in the description of the work, focusing attention on expressive accents, suggesting the phonemes “TA” or “DA” depending on the nature harder or softer, respectively, from the beginning of each note.O presente trabalho é um estudo sobre a articulação na música para quinteto de metais e percussão Charanga Jazz Mambo de Pedro Rodrigues Carneiro, com foco nos acentos expressivos, especificamente na dicção utilizada pelos instrumentistas de metais. Partindo da analogia desenvolvida por Harnoncourt (1998) entre a maneira como o som é iniciado e a fala, bem como das mudanças históricas da atitude de compositores em relação à escrita minuciosa da partitura, a pesquisa aponta o desenvolvimento da técnica instrumental como um dos responsáveis pelo surgimento de conjuntos de sopro, expondo o modelo padrão de quinteto de metais, suas variações, bem como a colaboração na elaboração e interpretação da obra constante deste trabalho. Como fonte de informações sobre o autor, ainda desconhecido no meio acadêmico, é apresentada uma sucinta biografia. A articulação é explicitada na descrição da obra, concentrando a atenção na dicção, ao sugerir os fonemas “TA” ou “DA” conforme a natureza mais dura ou mais suave, respectivamente, do começo de cada nota, relacionando-os às especificidades do mambo, como a moña, o tumbao, o montuno e principalmente a clave.Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-11-17T15:59:27Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf: 17434513 bytes, checksum: 0ee0963d0e5595b4ddbde4ce3aafe57f (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-11-17T18:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf: 17434513 bytes, checksum: 0ee0963d0e5595b4ddbde4ce3aafe57f (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-17T18:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf: 17434513 bytes, checksum: 0ee0963d0e5595b4ddbde4ce3aafe57f (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-05-29application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/12321/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Roberto%20Wagner%20Milet%20-%202013.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Música (EMAC)UFGBrasilEscola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessArticulaçãoQuinteto de metais e percussãoPedro Rodrigues CarneiroCharanga Jazz MamboArticulationBrass quintet with percussionARTES::MUSICAA articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubanaThe articulation in the work Charanga Jazz Mambo from influence of african cuban musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6000284334178086596600600600-1800367251745901470-3756787875205786831reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/97b61c55-0849-439a-8f10-e43a2b15018f/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/e784b232-ef2a-4173-ba4b-1d5f0ebab21c/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c3619e0b-ed15-4f8e-b233-17eae3a34f48/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/699a4bb0-c847-42e1-8c2b-45a3cdd0f344/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54ORIGINALDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdfDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdfapplication/pdf17434513http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c7bd2768-e2ac-4469-b290-93b8a4effaff/download0ee0963d0e5595b4ddbde4ce3aafe57fMD55TEXTDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf.txtDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf.txtExtracted Texttext/plain66594http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5624b5cf-3f53-4d8d-b77a-9fd59fab163d/download44d2b3f11345a2558e4c5bb0bab5c880MD56THUMBNAILDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf.jpgDissertação - Roberto Wagner Milet - 2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/4964ac6e-4787-44ab-bd00-ff9c69830c0e/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD57tede/36172014-11-18 03:01:51.618http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3617http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-11-18T05:01:51Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The articulation in the work Charanga Jazz Mambo from influence of african cuban music
title A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
spellingShingle A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
Milet, Roberto Wagner
Articulação
Quinteto de metais e percussão
Pedro Rodrigues Carneiro
Charanga Jazz Mambo
Articulation
Brass quintet with percussion
ARTES::MUSICA
title_short A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
title_full A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
title_fullStr A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
title_full_unstemmed A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
title_sort A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana
author Milet, Roberto Wagner
author_facet Milet, Roberto Wagner
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Antônio Marcos Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0664807145882810
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Antônio Marcos Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinto, Marshall Gaioso
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Carlos Henrique Coutinho Rodrigues
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Duarte, Mabio Rocha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2798253809030460
dc.contributor.author.fl_str_mv Milet, Roberto Wagner
contributor_str_mv Cardoso, Antônio Marcos Souza
Cardoso, Antônio Marcos Souza
Pinto, Marshall Gaioso
Costa, Carlos Henrique Coutinho Rodrigues
Duarte, Mabio Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação
Quinteto de metais e percussão
Pedro Rodrigues Carneiro
Charanga Jazz Mambo
topic Articulação
Quinteto de metais e percussão
Pedro Rodrigues Carneiro
Charanga Jazz Mambo
Articulation
Brass quintet with percussion
ARTES::MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Articulation
Brass quintet with percussion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES::MUSICA
description The present work is a study on the relationship in music for brass quintet and percussion Charanga Jazz Mambo by Pedro Rodrigues Carneiro, focusing on expressive accents, specifically in the diction used by brass players. Based on the analogy developed by Harnoncourt (1998) between the onset of sound and speech, as well as, the historical changes of attitude in relation to composers writing detailed the score, the research points to the development of instrumental technique, exposing the model standard quintet metals, their variations as well as collaboration in the drafting, interpretation and dissemination of the piece contained in this work. As a source of information about the author, still unknown in academia, we present a brief biography of the composer. Expressive elements such as tempo and articulation, are explained in the description of the work, focusing attention on expressive accents, suggesting the phonemes “TA” or “DA” depending on the nature harder or softer, respectively, from the beginning of each note.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-17T18:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MILET, Roberto Wagner. A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3617
identifier_str_mv MILET, Roberto Wagner. A articulação na obra Charanga Jazz Mambo a partir da influência da música afro-cubana. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 6000284334178086596
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -1800367251745901470
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -3756787875205786831
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música (EMAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/97b61c55-0849-439a-8f10-e43a2b15018f/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/e784b232-ef2a-4173-ba4b-1d5f0ebab21c/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c3619e0b-ed15-4f8e-b233-17eae3a34f48/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/699a4bb0-c847-42e1-8c2b-45a3cdd0f344/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c7bd2768-e2ac-4469-b290-93b8a4effaff/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5624b5cf-3f53-4d8d-b77a-9fd59fab163d/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/4964ac6e-4787-44ab-bd00-ff9c69830c0e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
0ee0963d0e5595b4ddbde4ce3aafe57f
44d2b3f11345a2558e4c5bb0bab5c880
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1793965699939434496