Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Sousa, João da Silva Pinto de lattes
Orientador(a): Santos, Reinaldo dos lattes
Banca de defesa: Furtado, Alessandra Cristina lattes, Gandra, Edgar Ávila lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501
Resumo: O processo sobre a independência tem sido objeto de múltiplas interpretações, o consenso só existe na visão da independência como momento da quebra da dominação política exercida pela metrópole e do nascimento dos Estados Nacionais. A presente dissertação trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental.Tem por objetivo investigar abordagem sobre processos de independência nos livros didáticos de história do ensino médio adotados nas escolas pública do Brasil e são Tomé e Príncipe. Problematiza a forma como é construído o discurso narrativo sobre os processos de independência nos livros didáticos de história, e a sua influência na formação do educando, estaria criando ou recriando uma imagem já consagrada e como isso reflete na aprendizagem do aluno enquanto sujeito social. O estudo baseia-se em teóricos da História Cultural, tomando-se como categorias de análise o conceito de “representação” e “apropriação”, Roger Chartier (1990) tendo em vista que apropriação está voltada para identificar as representações que são feitas da recepção de algum objeto cultural, no caso, o livro didático de história. A pesquisa permitiu constatar que, o livro didático do primeiro ciclo utilizado em São Tomé é um recorte/adaptação de uma edição portuguesa. E, o livro didático brasileiro, refere-se ao processo de independência na África, de forma genérica e homogeneizante, sem tratar de especificidades e com uma versão de consequência da segunda guerra mundial. Ambos, ainda são marcados por uma visão eurocêntrica.
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A presente dissertação trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental.Tem por objetivo investigar abordagem sobre processos de independência nos livros didáticos de história do ensino médio adotados nas escolas pública do Brasil e são Tomé e Príncipe. Problematiza a forma como é construído o discurso narrativo sobre os processos de independência nos livros didáticos de história, e a sua influência na formação do educando, estaria criando ou recriando uma imagem já consagrada e como isso reflete na aprendizagem do aluno enquanto sujeito social. O estudo baseia-se em teóricos da História Cultural, tomando-se como categorias de análise o conceito de “representação” e “apropriação”, Roger Chartier (1990) tendo em vista que apropriação está voltada para identificar as representações que são feitas da recepção de algum objeto cultural, no caso, o livro didático de história. A pesquisa permitiu constatar que, o livro didático do primeiro ciclo utilizado em São Tomé é um recorte/adaptação de uma edição portuguesa. E, o livro didático brasileiro, refere-se ao processo de independência na África, de forma genérica e homogeneizante, sem tratar de especificidades e com uma versão de consequência da segunda guerra mundial. Ambos, ainda são marcados por uma visão eurocêntrica.The process of independence has been subject to multiple interpretations, consensus exists only in independence vision as a moment of political domination of breaking exerted by the metropolis and the birth of nation states. This work it is a bibliographical and documentary research. It aims to investigate approach to independence processes in textbooks high school history adopted in public schools in Brazil and Sao Tome & Principe. It discusses how the narrative discourse on independence processes in the textbooks of history is built, and its influence on the formation of the student, would be creating or re-creating an image which already exists and how it reflects on student learning as a social subject. The study is based on theoretical Cultural History, taking as categories of analysis the concept of "representation" and "ownership”, Roger Chartier (1990 ) considering that ownership is aimed to identify the representations that are made reception of any cultural object , in this case the history textbook . The research allowed to verify that the textbook used in the first cycle Sao Tome is a cut/adaptation of a Portuguese edition. And the Brazilian textbook refers to the process of independence in Africa, generally and homogenizing way, without addressing specific and a consequence version of World War II. Both are still marked by a Eurocentric view.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-19T17:23:11Z No. of bitstreams: 1 JoaodaSilvaPintodeSousa.pdf: 3465805 bytes, checksum: e399ec7412b00b2f0a1514cab1c6f0fd (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-19T17:23:11Z (GMT). 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