Gênero, sexualidade e direitos humanos: um estudo das políticas públicas de educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Morais, Bárbara Maia lattes
Orientador(a): Faisting, André Luiz lattes
Banca de defesa: Campos, Míria Izabel lattes, Aguiar, Marcio Mucedula lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Sociologia
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5328
Resumo: Essa dissertação busca analisar se os principais documentos norteadores da educação brasileira, como os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, os Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos I, II e III, a Base Nacional Comum Curricular, o Programa Nacional do Livro Didático e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul apresentam ou não as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual como proposta para a educação nacional. Como foco de análise, abordamos a Educação em Direitos Humanos como principal mecanismo para a condução das políticas públicas da educação, para que seja viável a construção de uma sociedade a partir de um ideal democrático, inclusivo e mais representativo. O objetivo é compreender como documentos de referência das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais abordam e orientam a gestão, a direção, a coordenação e os/as docentes a intermediar os conflitos existentes nas instituições de Ensino Médio referente ao preconceito e à discriminação enfrentados pela comunidade LGBTQIA+. Constata-se, através de um estudo de caso, referente à duas escolas públicas da cidade de Ponta Porã – Mato Grosso do Sul, que o maior impedimento para que a gestão escolar conduza de maneira significativa essas temáticas, ainda é a presença de grupos conservadores no segmento educacional, sejam fundamentalistas religiosos ou um discurso político reacionário, dificultando, assim, uma discussão mais ampla e científica acerca dos conceitos de gênero, sexualidade e orientação sexual.
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Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5328Essa dissertação busca analisar se os principais documentos norteadores da educação brasileira, como os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, os Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos I, II e III, a Base Nacional Comum Curricular, o Programa Nacional do Livro Didático e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul apresentam ou não as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual como proposta para a educação nacional. Como foco de análise, abordamos a Educação em Direitos Humanos como principal mecanismo para a condução das políticas públicas da educação, para que seja viável a construção de uma sociedade a partir de um ideal democrático, inclusivo e mais representativo. O objetivo é compreender como documentos de referência das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais abordam e orientam a gestão, a direção, a coordenação e os/as docentes a intermediar os conflitos existentes nas instituições de Ensino Médio referente ao preconceito e à discriminação enfrentados pela comunidade LGBTQIA+. Constata-se, através de um estudo de caso, referente à duas escolas públicas da cidade de Ponta Porã – Mato Grosso do Sul, que o maior impedimento para que a gestão escolar conduza de maneira significativa essas temáticas, ainda é a presença de grupos conservadores no segmento educacional, sejam fundamentalistas religiosos ou um discurso político reacionário, dificultando, assim, uma discussão mais ampla e científica acerca dos conceitos de gênero, sexualidade e orientação sexual.This dissertation seeks to analyze whether the main documents that guide Brazilian education, such as the National, State and Municipal Education Plans, the National Human Rights Education Plans I, II and III, the National Curricular Common Base, the National Textbook Program and the Mato Grosso do Sul Reference Curriculum present or not the themes of gender, sexuality and sexual orientation as a proposal for national education. As a focus of analysis, we approach Human Rights Education as the main mechanism for conducting public education policies, so that the construction of a society based on a democratic, inclusive and more representative ideal is viable. The objective is to understand how reference documents of national, state and municipal public policies approach and guide management, direction, coordination and teachers to mediate existing conflicts in high school institutions regarding prejudice and discrimination faced by LGBTQIA+ community. It is verified, through a case study, referring to two public schools in the city of Ponta Porã - Mato Grosso do Sul, that the biggest impediment for school management to lead in a significant way these themes, is still the presence of conservative groups in the educational segment, whether religious fundamentalists or a reactionary political discourse, thus hindering a broader and more scientific discussion about the concepts of gender, sexuality and sexual orientation.Esta disertación busca analizar si los principales documentos que orientan la educación brasileña, como los Planes Nacionales, Estatales y Municipales de Educación, los Planes Nacionales de Educación en Derechos Humanos I, II y III, la Base Común Curricular Nacional, el Programa Nacional de Libros de Texto y el Mato El Currículo de Referencia de Grosso do Sul presenta o no los temas de género, sexualidad y orientación sexual como propuesta de educación nacional. Como eje de análisis, abordamos la Educación en Derechos Humanos como el principal mecanismo de conducción de las políticas públicas de educación, para que sea viable la construcción de una sociedad basada en un ideal democrático, inclusivo y más representativo. El objetivo es comprender cómo los documentos de referencia de las políticas públicas nacionales, estatales y municipales abordan y orientan la gestión, la dirección, la coordinación y los docentes para mediar en los conflictos existentes en las instituciones de enseñanza media sobre el prejuicio y la discriminación que enfrenta la comunidad LGBTQIA+. Se verifica, a través de un estudio de caso, referente a dos escuelas públicas de la ciudad de Ponta Porã - Mato Grosso do Sul, que el mayor impedimento para que la gestión escolar aborde de manera significativa estos temas, sigue siendo la presencia de grupos conservadores en el segmento educativo, ya sean fundamentalistas religiosos o un discurso político reaccionario, dificultando así una discusión más amplia y científica sobre los conceptos de género, sexualidad y orientación sexual.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-02-16T18:16:31Z No. of bitstreams: 1 BárbaraMaiaMorais.pdf: 759841 bytes, checksum: 21a2f73419988f058ee6c0185bfe63fc (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-16T18:16:31Z (GMT). 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