Proposta de implantação de um núcleo de apoio às atividades jurídicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Arguelho, Robson Lubas lattes
Orientador(a): Diallo, Alfa Oumar lattes
Banca de defesa: Chiariello, Caio Luis lattes, Maschio, Marcelina Teruko Fujii lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/997
Resumo: A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é relativamente nova, inicia-se em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CEFETS). Neste sentido, Santos (1999), destaca que o setor da educação, historicamente, vem apresentando uma tendência de utilização e inovações tecnológicas. Assim, em 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFETS), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNEDS), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Mato Grosso do Sul, o projeto de implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMS - teve início em outubro de 2007, quando foi sancionada a Lei n° 11.534, que dispõe sobre a criação das escolas técnicas e agrotécnicas federais. A partir desta lei, foi instituída a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede na capital Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. Atualmente, a estrutura organizacional do IFMS compõe-se da Reitoria, seu órgão máximo, com atribuição administrativa, sediada na capital e 10 campi distribuídos nas cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Aquidauana, Coxim, Jardim, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas, que atendem suas respectivas regiões. Segundo essa estrutura, compete à Procuradoria Jurídica, órgão vinculado à Procuradoria-Geral Federal na carreira da Advocacia Geral da União, sediada na reitoria, a responsabilidade pelas representações judicial e extrajudicial do IFMS, bem como pelas atividades de consultoria e assessoramento jurídicos da instituição como um todo. Desta forma, na medida em que se expandem os campi e consequentemente o número de servidores, a demanda por este serviço da Procuradoria também cresce na mesma proporção. Crescimento que, consequentemente, acaba por aumentar a demanda reprimida na procuradoria, justificada pelo fato de termos apenas um procurador para atender toda a instituição. Neste sentido o trabalho apresentado propõe a criação, dentro da estrutura organizacional do IFMS, de um núcleo intitulado, neste trabalho, como Núcleo de Apoio às Atividades Jurídicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – NAAJ/IFMS. A proposta é a de que ele sirva como setor de apoio e assessoramento em âmbito administrativo ao IFMS, proporcionando o atendimento ao princípio da eficiência e celeridade na instituição.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/997A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é relativamente nova, inicia-se em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CEFETS). Neste sentido, Santos (1999), destaca que o setor da educação, historicamente, vem apresentando uma tendência de utilização e inovações tecnológicas. Assim, em 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFETS), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNEDS), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Mato Grosso do Sul, o projeto de implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMS - teve início em outubro de 2007, quando foi sancionada a Lei n° 11.534, que dispõe sobre a criação das escolas técnicas e agrotécnicas federais. A partir desta lei, foi instituída a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede na capital Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. Atualmente, a estrutura organizacional do IFMS compõe-se da Reitoria, seu órgão máximo, com atribuição administrativa, sediada na capital e 10 campi distribuídos nas cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Aquidauana, Coxim, Jardim, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas, que atendem suas respectivas regiões. Segundo essa estrutura, compete à Procuradoria Jurídica, órgão vinculado à Procuradoria-Geral Federal na carreira da Advocacia Geral da União, sediada na reitoria, a responsabilidade pelas representações judicial e extrajudicial do IFMS, bem como pelas atividades de consultoria e assessoramento jurídicos da instituição como um todo. Desta forma, na medida em que se expandem os campi e consequentemente o número de servidores, a demanda por este serviço da Procuradoria também cresce na mesma proporção. Crescimento que, consequentemente, acaba por aumentar a demanda reprimida na procuradoria, justificada pelo fato de termos apenas um procurador para atender toda a instituição. Neste sentido o trabalho apresentado propõe a criação, dentro da estrutura organizacional do IFMS, de um núcleo intitulado, neste trabalho, como Núcleo de Apoio às Atividades Jurídicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – NAAJ/IFMS. A proposta é a de que ele sirva como setor de apoio e assessoramento em âmbito administrativo ao IFMS, proporcionando o atendimento ao princípio da eficiência e celeridade na instituição.The history of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education is relatively new. It began in 1909, when the then President of the Republic, Nilo Peçanha, created 19 apprentices and crafts schools, which later gave birth to the Federal Centers of Professional and Technological Education (CEFETS). In this sense, Santos (1999) points out that the education sector, historically, has been presenting a tendency of use and technological innovations. Thus, in 2008, 31 federal centers of technological education (CEFETS), 75 decentralized units of education (UNEDS), 39 agricultural schools, 7 federal technical schools and 8 schools linked to universities ceased to exist to form the Federal Institutes of Education, Science and Technology. In Mato Grosso do Sul, the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFMS) was started in October 2007, when Law No. 11,534 was passed, which establishes the creation of federal technical and agrotechnical schools. From this law, the Federal Technical School of Mato Grosso do Sul was established, with headquarters in the capital Campo Grande, and the Federal Agrotechnic School of Nova Andradina. Currently, the organizational structure of the IFMS is composed of the Rector's Office, its highest body, with administrative authority, based in the capital and 10 campuses distributed in the cities of Campo Grande, Dumados, Corumbá, Nova Andradina, Aquidauana, Coxim, Jardim, Ponta Porã, Naviraí and Três Lagoas, which serve their respective regions. According to this structure, it is incumbent upon the Legal Prosecutor's Office, a body linked to the Federal Attorney General's Office for the career of the General Law Office of the Union, which is based in the Rectory, the responsibility for the judicial and extrajudicial representations of the IFMS, as well as for the legal consultancy and advisory activities of the institution. one all. Thus, as the campuses expand and consequently the number of servers, the demand for this service of the Attorney also grows in the same proportion. Growth that, consequently, ends up increasing the suppressed demand in the prosecution, justified by the fact that we have only one attorney to attend the entire institution. In this sense, the work presented proposes the creation, within the organizational structure of IFMS, of a nucleus entitled, in this work, as a Support Center for Legal Activities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul - NAAJ / IFMS. The proposal is that it serve as an administrative support and advisory service to the IFMS. Key-words:Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-05T20:09:12Z No. of bitstreams: 1 RobsonLubasArguelho.pdf: 1568448 bytes, checksum: ff6605013c1337a1d8ddd8e3a65927cd (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T20:09:12Z (GMT). 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